01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Distribuição e Varejo |
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Linha de Produto: | Linha Winthor |
Segmento: | Distribuição |
Módulo: | N/A |
País: | Brasil |
Ticket: | N/A |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | N/A |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Criar um instalador de extração de dados do banco do ERP Winthor para a plataforma do TOTVS Mais Negócios
03. SOLUÇÃO
Para que a integração ocorra com sucesso, foi criado o instalador Winthor2c para extrair esses dados e enviar para a plataforma do TOTVS Mais Negócios
Clique nos Menus abaixo
Nos menus abaixo segue o fluxo de Processo de Instalação e Agendamento do Winthor2c.
Importante!
É de suma importância que para chegar nessa etapa da instalação do Wizard do WINTHOR2C, obrigatoriamente deve-se ter executado todas as etapas do link DT 1.2 - Atualizações na infraestrutura do Banco de Dados para o processo entre TOTVS Mais Negócios x ERP Winthor. Se por alguma eventualidade essa etapa do link anterior não puder ser executada, não prossiga para essa próxima execução.
Para que seja realizado o envio de dados do ERP Winthor para a plataforma TOTVS Mais Negócios, é necessário a instalação do serviço do Winthor2c em uma máquina que tenha acesso a internet e ao banco de dados do cliente. Esta máquina preferencialmente não pode ser a mesma que esteja instalado o WTA - Winthor Anywhere ou o DocFiscal para que não haja concorrência entre os serviços.
- Execute o arquivo instalador “winthor2c.exe” como administrador, conforme disponível no Link Winthor2c
- No assistente de instalação clique na opção de “Avançar” para prosseguir com a instalação.
- Para que o arquivo de configurações seja criado e executado corretamente, é necessário que seja preenchido com os dados abaixo:
- Fornecidos pelo TOTVS Antecipa:
- Client ID
- Client Secret
- Acesso ao Banco de Dados Winthor
- Host/IP e Porta: ip ou hostname de onde está o banco de dados e sua respectiva porta
- Usuário/senha: usuário e senha do banco de dados de produção
- Serviço/SID e Porta API: Serviço ou SID da instância do Banco de dados e a Porta API é uma porta nova, sem uso, para a instalação do winthor2c
- Fornecidos pelo TOTVS Antecipa:
Após preencher os dados clique na opção de “Avançar”
4. Aguarde a instalação e a inicialização do serviço.
5. Ao finalizar a instalação clique na opção “Concluir”.- Ao final da instalação, deve-se iniciar o serviço do Winthor2c no Windows, para que as Views, Functions, Table e Triggers sejam instaladas no banco de dados. Assim sendo, deve-se acessar o banco de dados por algum programa de gerenciamento de banco de dados (SQL Navigator, PL/SQL, SQL Developer e entre outros) e verificar se os objetos abaixo, foram criados:
- Views:
- VW_CLIENTES_FILIAL
- VW_MOEDA_EMPRESA
- VW_NOTA_DEVOLUCAO_MAISNEGOCIOS
- VW_PARCELAS_MAISNEG
- VW_PARCELAS_PREST_ANTECIPA
- VW_TITULOS_MAIS_NEGOCIOS
- VW_VENC_REAL_ANTECIPA
- Functions:
- F_BUSCACLIENTESUPPLIER
- F_BUSCACOBRANCAMAISNEG
- F_BUSCANUMTRANSVENDAMAISNEG
- F_DTVENCIMENTOANTECIPA
- F_MAIORCOMPRAMAISNEG
- F_MAIORPARCELAMAISNEG
- Table:
- PCW2C_QUEUE (Gerencia Fila de Envio de dados)
- PCW2C_QUEUE (Gerencia Fila de Envio de dados)
- Triggers:
- TRG_PCCLIENT2C
- TRG_PCCOB_2C
- TRG_PCDESD_2C
- TRG_PCFILAMAISNEGLOG_2C
- TRG_PCFILIAL_2C
- TRG_PCNFENT_2C
- TRG_PCNFSAID_2C
- TRG_PCNFSAID_NOTA_2C
- TRG_PCPREST_2C
- Script's Updates:
- UPDATEPCCLIENT
- UPDATEPCCOB
- UPDATEPCFILIAL
- UPDATEPCNFSAID
- UPDATEPCPREST
- Queries:
- PCCLIENT
- PCCOB
- PCDESD
- PCDOCELETRONICO
- PCFILAMAISNEGLOG
- PCFILIAL
- PCNFSAID
- PCPREST
- PCPREST_CANC
- PCPREST_DESD
- VW_CLIENTES_FILIAL
- VW_MOEDA_EMPRESA
- VW_NOTA_DEVOLUCAO_MAISNEGOCIOS
- VW_PARCELAS_MAISNEG
- VW_PARCELAS_PREST_ANTECIPA
- VW_TITULOS_MAISNEGOCIOS
- VW_VENC_REAL_ANTECIPA
- Views:
- Caso haja a necessidade de verificar os dados de instalação, pode-se acessar o caminho "C:\pcsist\produtos\winthor2c\target\settings.json" e abrir o arquivo para verificar os dados informados na instalação, como senha, nome do banco, client id e etc
- O serviço será instalado no seguinte caminho: “C:\pcsist\produtos\Winthor2c”, dentro desta pasta, existe uma subpasta que armazena o processamento das consultas realizadas no banco de dados que é a w2cFiles, é possível conferir as seguintes informações:
A pasta “queries” armazena as consultas que serão executadas pelo Winthor2c, durante a instalação já são configuradas 31 consultas padrões de todas as tabelas que devem ser sincronizadas, divididas entre carga inicial e sincronização diária. O padrão de envio dos dados é de 1 em 1 hora. : Caso seja necessário incluir novos agendamentos devem ser realizados via POSTMAN (vide item 2).
Na pasta “sync_queue”, possui as subpastas “inbox” e “relay”. Dentro da pasta “inbox” são armazenados os agendamentos, com os dados da consulta que será executada e seu agendamento. Exemplo: vw_parcelas_prest_antecipa.2021-04-26T10:38:35
Na pasta “relay” serão armazenadas as consultas que por algum problema deram falha na sincronização, para serem executadas novamente. - Para criar novos agendamentos ou executar novas consultas é necessário que tenha o POSTMAN conforme o link https://www.postman.com/downloads/ instalado no computador
- Executar uma requisição POST para o Endpoint:
- http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules
- Enviar no corpo da requisição os seguintes dados:
- entity (Nome da tabela): pcprest
- active (tabela ativa?): true
- queryFile (caminho do arquivo de consulta sql): pcprest.sql (obs.: ao informar somente o nome do arquivo, automaticamente o serviço já olha na pasta: C:\pcsist\produtos\Winthor2c\w2cFiles\queries)
- description (descrição da consulta, se é por hora, minuto, etc): sincronização de 30 em 30 min
- timeExpression (expressão cron que define o tempo que deve ser executado a consulta): * 30 * ? * * (obs.: neste exemplo essa consulta será executada a cada 30 minutos)
- dataConnector (nome do sistema): winhtor
Exemplo do corpo da requisição, onde pode ser enviado um array com uma ou várias consultas:
Uma Agendamento:
[
{
"entity": "pcprest",
"active": true,
"queryFile": "pcprest_diaria.sql",
"description":"sincronização de 30 em 30 min",
"timeExpression": "* 30 * ? * *",
"dataConnector":"winthor"
}
]
Mais de um Agendamento:
[
{
"entity": "pcprest",
"active": true,
"queryFile": "pcprest_diaria.sql",
"description":"sincronização de 30 em 30 min",
"timeExpression": "* 30 * ? * *",
"dataConnector":"winthor"
},
{
"entity": "pcprest",
"active": true,
"queryFile": "pcprest_diaria.sql",
"description":"sincronização de 15 em 15 min",
"timeExpression": "* 0/15 * ? * *",
"dataConnector":"winthor"
}
]
- Executar uma requisição POST para o Endpoint:
- Para obter os agendamentos já criados, é necessário acessar o seguinte Endpoint:
I. Executar uma requisição GET para o Endpoint:
http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules - Para validar os agendamentos na fila de execução consultar o Endpoint:
http://localhost:8080/api/v1/status/schedules - Para remover um agendamento acesse o seguinte Endpoint passando o id (consulte o Id no item 3)
http://localhost:8080/api/v1/schedule/schedules/:id
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Importante!
As versões estarão disponíveis para download no CCW.
https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/
Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Você sabe quais são os requisitos mínimos para o uso do TOTVS Mais Negócios x ERP Winthor?
- Você sabe quais são as atualizações de infraestrutura de banco de dados que devem ser feitos para o processo de TOTVS Mais Negócios x ERP Winthor?
- Você sabe como atualizar as rotinas do WinThor?