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  • Integração Protheus X TOP – Totvs Obras e Projetos

Boletim Técnico: Integração Protheus X TOP – Totvs Obras e Projetos
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Está disponível a integração entre o Microsiga Protheus (By You DbAccess) e o TOP – Totvs Obras e Projetos , para permitir a troca de dados entre eles.Para que a integração seja efetuada, é necessário que: •  Ambos os sistemas já estejam instalados e devidamente configurados;•  A versão mínima para utilização do TOP seja a 11.20 ou superior e para o Microsiga Protheus, versão MP10 ou superior;•  Seja executado o Wizard de Configuração (RM.exe / Segmento Integração / Menu Ferramentas/Opção Configurar).•  Os parâmetros de integração (MV_INTPMS, MV_RMCOLIG) sejam habilitados para que o UpDate  U_UPDPMS e os campos  utilizados na  integração com o PMS sejam criados.Para informações sobre a configuração do TOP, acesse o site www.tdn.totvs.com em Software de Gestão/ Integrações /Manual Técnico - Backoffice Protheus x TOTVS Obras e Projetos.  Esta integração vai permitir a troca de algumas informações entre o TOP da linha de produtos RM, com os módulos SIGACOM, SIGAPMS, SIGAFAT, SIGAFIN e SIGAEST da linha de produtos Microsiga Protheus. Todos os projetos e estruturas associadas, necessidades de material e medições de contrato são incluídas e controladas pelo TOP. Sendo assim,  uma vez integrados os projetos entre os sistemas, o Gerenciamento de Projetos (SIGAPMS) é desabilitado, permanecendo apenas o TOP como único meio de controle e  o projeto integrado ao Protheus existirá somente para efeito de controle e referência. O início da integração ocorre quando os dados dos principais cadastros são incluídos no Protheus e gravados no TOP, por meio de Stored Procedures, instaladas no banco de dados da RM e executadas pelas rotinas do back office do Protheus.Para facilitar a operação convencionou-se cadastrar Cliente e Fornecedor pelo módulo Financeiro e Centro de Custo, Condição de Pagamento, Unidade de Medida, Produtos, Moeda / Cotação pelo módulo de Estoque do Protheus. Nos demais módulos a integração dos seguintes cadastros estará desabilitada. Importante: A Integraçao Protheus x TOP não contempla o conceito de Gestão de Empresas.
ID do Chamado
TEASMC
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPMS
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • MySQL
    • Oracle
    Nome + Fonte
    MATA010 – Produtos, QIEA030 – Unidade de Medida, MATA360 – Condição de Pagamento, MATA030 – Clientes, MATA020 – Fornecedores, CTBA180 – Centro de Custo, PMSA050 – Recursos, MATA090 – Moedas, FINA040 – Títulos a Receber, FINA050 – Títulos a Pagar, MATA105 – Solicitação ao Armazém, MATA121 – Pedido de Compra, MATA410 – Pedido de Venda, MATA103 – Documento de Entrada, MATA460A – Documento de Saída
    Parâmetros Envolvidos
    MV_SLMCOND, MV_SLMTS, MV_SLMNATP, MV_SLMNATR, MV_SLMPRER, MV_SLMPREP, MV_PMSRMLG, MV_SLMPROP, MV_SLMCOMP, MV_SLMNTPV, MV_INTPMS, MV_RMCOLIG
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação
    1.        Acesse via TDN o seguinte caminho: http://tdn.totvs.com/Software de Gestão/Integrações/ o link http://tdn.totvs.com/kbm#112433 e verifique as configurações necessárias para o RM.
    2.        Crie uma nova Fonte de dados de Sistema (ODBC) do provedor de dados RM a ser utilizado pelo Protheus, definido pelo item TOPALIASRM no arquivo de configuração.(só se aplica para Banco de Dados MSSQL)
    3.        Edite o arquivo de configuração APPSERVER.INI e adicione seguinte a linha no grupo:
    [Environment]
    TOPALIASRM = <Fonte de dados criada>
    4.        Aplique o patch de integração desta FNC.
    5.        Acesse o By You SmartClient e selecione o módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) para as atualizações e configurações automáticas. Em seguida, saia do sistema.
    6.        É necessário que os dois parâmetros de integração MV_INTPMS e MV_RMCOLIG sejam habilitados, para que o compatibilizador U_UPDPMS crie os campos utilizados na integração.
    Antes de executar o compatibilizador U_UPDPMS é imprescindível:
    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS10_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS10_DATA\ SYSTEM”).
    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     
     
     
     
    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
     
    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
     
                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
     
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
     
    1.        Em Microsiga Protheus byYou Smart Client digite U_UPDPMS no campo Programa Inicial.
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 22/11/2011.
    2.        Clique em OK para continuar.
    3.        Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.        Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
          5.        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    6.        Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    7.        Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    8.        Clique em OK para encerrar o processamento.
    9.        Para habilitar os processos de compras e vendas, após a atualização do patch de integração e a aplicação do compatibilizador U_UPDPMS, execute os compatibilizadores adicionais, nesta ordem:
    ·                     U_UPDCOM14 - Processo Rateio de Compras (FNC 000000146742010).
    ·                     U_UPDFAT08 - Processo Rateio de Vendas (FNC 000000146752010).
    ·                     U_UPDEST37 - Atualização tabela SCP (FNC 000000256472010)
    ·                     U_UPDFIN - Processo Adiantamento de Recebimento e Pagamento Antecipado (FNC 000000124462010).
    Descrição de Ajustes
    Os ajustes efetuados pelo compatibilizador U_UPDPMS são ajustes técnicos para que seja possível a interação entre os módulos.
     
    1.     Alteração no arquivo SX3 – Campos:
    ·         Tabela AE8 - Recursos
      Campo
    AE8_RECURS
    Relação
    GetSXENum("AE8","AE8_RECURS")
    Visual
    SIM
    ·         Tabela AFJ – Empenhos do Projeto
      Campo
    AFJ_IDSOLU
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID PROTHEUS
    Descrição
    ID PROTHEUS
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AJC – Apontamento Direto
     
    Campo
    AJC_ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFS – Projeto X NF Saída
      Campo
    AFS_ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFI – Projeto X Movimentos Internos
      Campo
    AFI_ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
     
    ·         Tabela AFU – Apontamentos de Recursos
      Campo
    AFU_ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFG - Projeto x Solicitação de Compra
      Campo
    AFG_VIAINT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Via Integr.
    Descrição
    Via Integr.
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
     
    Campo
    AFG_IDPROT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    AFG_IDPROT
    Descrição
    AFG_IDPROT
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·          Tabela AFH – Projeto X Solicitação ao Armazém
      Campo
    AFH_VIAINT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Via Inter.
    Descrição
    Via Integr.
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFM – Projeto X Ordem de Produção
      Campo
    AFM_IDPROT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID Protheus
    Descrição
    ID Protheus
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFN – Projeto X NF Entrada
      Campo
    AFN_ ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFR – Projeto X Despesas Financeiras
      Campo
    AFR_ID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID TOP
    Descrição
    ID TOP
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
     
    Campo
    AFR_VIAINT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Via Integr.
    Descrição
    Via Integr.
    Nível
    1
    Usado
    SIM
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AFT – Projeto X Receitas Financeiras
      Campo
    AFT_VIAINT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Título
    Via Integr.
    Descrição
    Via Integr.
    Nível
    1
    Usado
    SIM
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela AJ7 – Projeto X Pedido de Compra
      Campo
    AJ7_IDPROT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID Protheus
    Descrição
    ID Protheus
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
     
    ·         Tabela SC6 – Item de Pedido de Venda
      Campo
    C6_PMSID
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    ID Protheus
    Descrição
    ID Protheus
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela SE2 – Contas a Pagar
      Campo
    E2_MSIDENT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    Ident. Registro
    Descrição
    Ident. Registro
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    ·         Tabela SF1 – Cabeçalho de Nota Fiscal de Entrada
      Campo
    F1_MSIDENT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Título
    Ident. Registro
    Descrição
    Ident. Registro
    Nível
    1
    Usado
    NÃO
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    1.     Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
    Nome da Variável
    MV_SLMCOND
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define a condição de pagamento padrão para um pedido de venda ou de compra que esta sendo gerado pelos movimentos do Totvs Obras e Projetos
    Valor Padrão
    <branco>
     
    Nome da Variável
    MV_SLMTS
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define o Tipo de Saída padrão para o produto de um pedido de venda que esta sendo gerado pelo movimento do Totvs Obras e Projetos
    Valor Padrão
    <branco>
     
     
    Nome da Variável
    MV_SLMNATP
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define a natureza de um título a pagar gerado pelo adiantamento de contrato pelo Totvs Obras e Projetos.
    Valor Padrão
    <branco>
     
    Nome da Variável
    MV_SLMNATR
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define a natureza de um titulo a receber gerado pelo adiantamento de contrato pelo Totvs Obras e Projetos.
    Valor Padrão
    <branco>
     
     
    Nome da Variável
    MV_SLMPRER
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define o prefixo dos títulos a receber gerados na integração com Totvs Obras e Projetos.
    Valor Padrão
    PRA
     
     
    Nome da Variável
    MV_SLMPREP
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define o prefixo dos títulos a pagar gerados na integração com Totvs Obras e Projetos.
    Valor Padrão
    PPA
     
     
    Nome da Variável
    MV_PMSRMLG
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Configura a saída de mensagens de erro na integração entre Protheus x TOP.
    0 - Alerta no Servidor; 1 - Arquivo LOG; 2 - Trace de Procedures.
    Valor Padrão
    0
     
     
    Nome da Variável
    MV_SLMPROP
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define o código do produto padrão usado na Integração entre Protheus x TOP
    Valor Padrão
    <branco>
     
     
    Nome da Variável
    MV_SLMCOMP
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define nome do usuário comprador para alçada/WS na integração entre Protheus x TOP
    Valor Padrão
    <branco>
     
    Nome da Variável
    MV_SLMNTPV
    Tipo
    CARACTERE
    Descrição
    Define a natureza no pedido de venda/WS na integração entre Protheus x TOP
    Valor Padrão
    <branco>
     
    O ajuste efetuado pelo compatibilizador U_UPDEST37.
    ·         Tabela SCP - Solicitação ao Armazém.
     
    Campo
    CP_OBS
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    255
    Decimal
    0
    Título
    Observação
    Descrição
    Observação
    Nível
    1
    Usado
    SIM
    Obrigatório
    NÃO
    Browse
    NÃO
    Procedimentos para Configuração
    1.        No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
    Itens/Pastas
    Descrição
    Nome
    MV_INTPMS
    Tipo
    Caracter
    Cont. Por.
    Conteúdo padrão
    Descrição
    Identifica se o Módulo Controle de Projetos está integrado aos outros Módulos.
     
     
    Itens/Pastas
    Descrição
    Nome
    MV_RMCOLIG
    Tipo
    Numérico
    Cont. Por.
    <Código da Coligada>
    Descrição
    Código da Coligada do TOP
    1.   Configure o arquivo AppServer.INI manualmente para conter sessões de Web Service ou utilize a ferramenta Protheus Wizard. A configuração deve ser feita pela equipe de implantação.
    Exemplo:
    [HTTP]
    ENABLE=1
    PORT=83
    RpcEnable=0
    instances=1,10
    SessionTimeout=600
    HyperHsEnv=1
    Cache-control=no-store
    PATH=C:\P11\Emp03\Protheus_Data\web\JOB_WSINTEGRACAO
     
    [ONSTART]
    ;JOBS=scheduler
    JOBS=JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01
    REFRESHRATE=600
     
    [localhost:83]
    ENABLE=1
    PATH=C:\P11\Emp03\Protheus_Data\web\JOB_WSINTEGRACAO
    ENVIRONMENT=ENV03
    INSTANCENAME=JOB_WSINTEGRACAO
    DEFAULTPAGE=wsindex.apw
    RESPONSEJOB=JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01
     
    [JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01]
    TYPE=WEBEX
    INSTANCES=1,1
    SIGAWEB=WS
    INSTANCENAME=WS
    ONSTART=__WSSTART
    ENVIRONMENT=ENV03
    ONCONNECT=__WSCONNECT
    PREPAREIN=T1,M SP 01
    ;COMANDO PARA MOSTRAR LOG E ERROS
    XMLSAVEALL=1 
    NameSpace=http://www.totvs.com.br/rm/
    WEBSERVICELocation=http://localhost:83
    URLLocation=http://localhost:83
    Serviços Web habilitados na integração, por meio da URL http://localhost:83:
     
    ·         WSMATA105 – Requisição de armazém
    ·         WSMATA120 – Pedido de compra
    ·         WSMATA410 – Pedido de venda
    ·         WSFINA040 – Título a receber
    ·         WSFINA050 – Título a pagar.
    ·         WSMATA110 – Solicitação de compras
    Configuração para Webservice
     
    1)       Verifique se o webservice responde no Browser. Caso não esteja, verifique a causa, para prosseguir com a analise da integração.
    2)       Verifique se os webservices listados acima estão sendo exibidos na pagina wsindex.apw. Caso algum não esteja, o patch não foi aplicado ou foi aplicado em outro ambiente diferente,
    3)       Verifique se o parâmetro NAMESPACE está correto no browse de exibição. Para ajustar é necessário acessar o totvsappserver.ini.
    4)       O NAMESPACE deve ser definido, em letras minúsculas, como: http://www.totvs.com.br/rm.
    5)       Se já forem utilizados outros webservices é necessário ter mais de um ambiente e/ou utilizar subpastas. O parâmetro WSLOCATION deve ser configurado nesta pasta. Esta análise deve carregar no browser a pagina wsindex.apw, com o namespace correto e com os webservices da integração.
    Os procedimentos abaixo referem-se somente aos clientes que utilizam o Banco de Dados Oracle, configuração para Integração Protheus x TOP (RM).
     
    1)       Após instalar o Software Oracle e criar o primeiro banco de dados confifgure alguns arquivos que possibilitam conexão com serviços do banco de dados. Para conectar  um serviço, é necessário um processo ouvidor (listener.ora), que está no servidor de BD. O ouvidor recebe um pedido de conexão do cliente e manipula esta requisição para o servidor de BD. Uma vez estabelecida a conexão, o cliente e o servidor de BD passam a se comunicar diretamente.
    2)       Crie o banco do Protheus por meio da ferramenta Enterprise Manager Oracle. As informações de configuração são armazenadas em um arquivo de configuração chamado tnsnames.ora. Criada a conexão via TNSNAMES.ORA para o banco P10. Estes arquivos contêm os nomes dos serviços de rede mapeados para a conexão.
    3)       Após configurado o TNSNAMES.ORA, realize a configuração/conexão via By You Dbaccess.
    Procedimentos para Utilização

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    SC1 – Solicitação de Compra , AFG - Projeto x Solicitação de Compra, SB1 – Produtos, SB2 – Saldos Físicos e Financeiro, SBZ – Indicadores de Produtos, SAH – Unidades de Medida
    SE4 – Condição de Pagamento, SA1 – Clientes, SA2 – Fornecedores, CTT – Centro de Custo, AE8 – Recursos, SM2 – Moedas, SE1 – Contas a Receber, SE2 – Contas a Pagar, SCP – Solicitação ao Armazém, SC7 – Pedido de Compra, SC5 – Pedido de Venda, SC6 – Itens de Pedido de Venda, AF8 – Projetos, AFC – Estrutura do Projeto, AF9 – Tarefas do Projeto, AJC – Apontamento Direto, AJ7 - Projeto x Pedido de Compra, AFH - Projeto x Solicitação Armazém, AFN - Projeto x NF Entrada, AFR - Projeto x Despesas Financeiras, AFT - Projeto x Receitas Financeiras
    Observações

     

    • Sem rótulos