Boletim Técnico: Integração Protheus X TOP – Totvs Obras e Projetos
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Está disponível a integração entre o Microsiga Protheus (By You DbAccess) e o TOP – Totvs Obras e Projetos , para permitir a troca de dados entre eles.Para que a integração seja efetuada, é necessário que: • Ambos os sistemas já estejam instalados e devidamente configurados;• A versão mínima para utilização do TOP seja a 11.20 ou superior e para o Microsiga Protheus, versão MP10 ou superior;• Seja executado o Wizard de Configuração (RM.exe / Segmento Integração / Menu Ferramentas/Opção Configurar).• Os parâmetros de integração (MV_INTPMS, MV_RMCOLIG) sejam habilitados para que o UpDate U_UPDPMS e os campos utilizados na integração com o PMS sejam criados.Para informações sobre a configuração do TOP, acesse o site www.tdn.totvs.com em Software de Gestão/ Integrações /Manual Técnico - Backoffice Protheus x TOTVS Obras e Projetos. Esta integração vai permitir a troca de algumas informações entre o TOP da linha de produtos RM, com os módulos SIGACOM, SIGAPMS, SIGAFAT, SIGAFIN e SIGAEST da linha de produtos Microsiga Protheus. Todos os projetos e estruturas associadas, necessidades de material e medições de contrato são incluídas e controladas pelo TOP. Sendo assim, uma vez integrados os projetos entre os sistemas, o Gerenciamento de Projetos (SIGAPMS) é desabilitado, permanecendo apenas o TOP como único meio de controle e o projeto integrado ao Protheus existirá somente para efeito de controle e referência. O início da integração ocorre quando os dados dos principais cadastros são incluídos no Protheus e gravados no TOP, por meio de Stored Procedures, instaladas no banco de dados da RM e executadas pelas rotinas do back office do Protheus.Para facilitar a operação convencionou-se cadastrar Cliente e Fornecedor pelo módulo Financeiro e Centro de Custo, Condição de Pagamento, Unidade de Medida, Produtos, Moeda / Cotação pelo módulo de Estoque do Protheus. Nos demais módulos a integração dos seguintes cadastros estará desabilitada. Importante: A Integraçao Protheus x TOP não contempla o conceito de Gestão de Empresas.
ID do Chamado
TEASMC
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAPMS
Portais
- nenhum
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- MySQL
- Oracle
Nome + Fonte
MATA010 – Produtos, QIEA030 – Unidade de Medida, MATA360 – Condição de Pagamento, MATA030 – Clientes, MATA020 – Fornecedores, CTBA180 – Centro de Custo, PMSA050 – Recursos, MATA090 – Moedas, FINA040 – Títulos a Receber, FINA050 – Títulos a Pagar, MATA105 – Solicitação ao Armazém, MATA121 – Pedido de Compra, MATA410 – Pedido de Venda, MATA103 – Documento de Entrada, MATA460A – Documento de Saída
Parâmetros Envolvidos
MV_SLMCOND, MV_SLMTS, MV_SLMNATP, MV_SLMNATR, MV_SLMPRER, MV_SLMPREP, MV_PMSRMLG, MV_SLMPROP, MV_SLMCOMP, MV_SLMNTPV, MV_INTPMS, MV_RMCOLIG
Ajustes no Compatibilizador
Não
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Procedimentos para Implementação
1. Acesse via TDN o seguinte caminho: http://tdn.totvs.com/Software de Gestão/Integrações/ o link http://tdn.totvs.com/kbm#112433 e verifique as configurações necessárias para o RM.
2. Crie uma nova Fonte de dados de Sistema (ODBC) do provedor de dados RM a ser utilizado pelo Protheus, definido pelo item TOPALIASRM no arquivo de configuração.(só se aplica para Banco de Dados MSSQL)
3. Edite o arquivo de configuração APPSERVER.INI e adicione seguinte a linha no grupo:
[Environment]
TOPALIASRM = <Fonte de dados criada>
4. Aplique o patch de integração desta FNC.
5. Acesse o By You SmartClient e selecione o módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) para as atualizações e configurações automáticas. Em seguida, saia do sistema.
6. É necessário que os dois parâmetros de integração MV_INTPMS e MV_RMCOLIG sejam habilitados, para que o compatibilizador U_UPDPMS crie os campos utilizados na integração.
Antes de executar o compatibilizador U_UPDPMS é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS10_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS10_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus byYou Smart Client digite U_UPDPMS no campo Programa Inicial.
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 22/11/2011.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
5. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Clique em OK para encerrar o processamento.
9. Para habilitar os processos de compras e vendas, após a atualização do patch de integração e a aplicação do compatibilizador U_UPDPMS, execute os compatibilizadores adicionais, nesta ordem:
· U_UPDCOM14 - Processo Rateio de Compras (FNC 000000146742010).
· U_UPDFAT08 - Processo Rateio de Vendas (FNC 000000146752010).
· U_UPDEST37 - Atualização tabela SCP (FNC 000000256472010)
· U_UPDFIN - Processo Adiantamento de Recebimento e Pagamento Antecipado (FNC 000000124462010).
Descrição de Ajustes
Os ajustes efetuados pelo compatibilizador U_UPDPMS são ajustes técnicos para que seja possível a interação entre os módulos.
1. Alteração no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela AE8 - Recursos
Campo | AE8_RECURS |
Relação | GetSXENum("AE8","AE8_RECURS") |
Visual | SIM |
· Tabela AFJ – Empenhos do Projeto
Campo | AFJ_IDSOLU |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID PROTHEUS |
Descrição | ID PROTHEUS |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AJC – Apontamento Direto
Campo | AJC_ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFS – Projeto X NF Saída
Campo | AFS_ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFI – Projeto X Movimentos Internos
Campo | AFI_ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFU – Apontamentos de Recursos
Campo | AFU_ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFG - Projeto x Solicitação de Compra.
Campo | AFG_VIAINT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Via Integr. |
Descrição | Via Integr. |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Campo | AFG_IDPROT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | AFG_IDPROT |
Descrição | AFG_IDPROT |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFH – Projeto X Solicitação ao Armazém
Campo | AFH_VIAINT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Via Inter. |
Descrição | Via Integr. |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFM – Projeto X Ordem de Produção
Campo | AFM_IDPROT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID Protheus |
Descrição | ID Protheus |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFN – Projeto X NF Entrada
Campo | AFN_ ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFR – Projeto X Despesas Financeiras
Campo | AFR_ID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID TOP |
Descrição | ID TOP |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
Campo | AFR_VIAINT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Via Integr. |
Descrição | Via Integr. |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AFT – Projeto X Receitas Financeiras
Campo | AFT_VIAINT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Via Integr. |
Descrição | Via Integr. |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela AJ7 – Projeto X Pedido de Compra
Campo | AJ7_IDPROT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID Protheus |
Descrição | ID Protheus |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela SC6 – Item de Pedido de Venda
Campo | C6_PMSID |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | ID Protheus |
Descrição | ID Protheus |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela SE2 – Contas a Pagar
Campo | E2_MSIDENT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | Ident. Registro |
Descrição | Ident. Registro |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
· Tabela SF1 – Cabeçalho de Nota Fiscal de Entrada
Campo | F1_MSIDENT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | Ident. Registro |
Descrição | Ident. Registro |
Nível | 1 |
Usado | NÃO |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
1. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_SLMCOND |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define a condição de pagamento padrão para um pedido de venda ou de compra que esta sendo gerado pelos movimentos do Totvs Obras e Projetos |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMTS |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define o Tipo de Saída padrão para o produto de um pedido de venda que esta sendo gerado pelo movimento do Totvs Obras e Projetos |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMNATP |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define a natureza de um título a pagar gerado pelo adiantamento de contrato pelo Totvs Obras e Projetos. |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMNATR |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define a natureza de um titulo a receber gerado pelo adiantamento de contrato pelo Totvs Obras e Projetos. |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMPRER |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define o prefixo dos títulos a receber gerados na integração com Totvs Obras e Projetos. |
Valor Padrão | PRA |
Nome da Variável | MV_SLMPREP |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define o prefixo dos títulos a pagar gerados na integração com Totvs Obras e Projetos. |
Valor Padrão | PPA |
Nome da Variável | MV_PMSRMLG |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Configura a saída de mensagens de erro na integração entre Protheus x TOP. 0 - Alerta no Servidor; 1 - Arquivo LOG; 2 - Trace de Procedures. |
Valor Padrão | 0 |
Nome da Variável | MV_SLMPROP |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define o código do produto padrão usado na Integração entre Protheus x TOP |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMCOMP |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define nome do usuário comprador para alçada/WS na integração entre Protheus x TOP |
Valor Padrão | <branco> |
Nome da Variável | MV_SLMNTPV |
Tipo | CARACTERE |
Descrição | Define a natureza no pedido de venda/WS na integração entre Protheus x TOP |
Valor Padrão | <branco> |
O ajuste efetuado pelo compatibilizador U_UPDEST37.
· Tabela SCP - Solicitação ao Armazém.
Campo | CP_OBS |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 255 |
Decimal | 0 |
Título | Observação |
Descrição | Observação |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NÃO |
Browse | NÃO |
Procedimentos para Configuração
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Nome | MV_INTPMS |
Tipo | Caracter |
Cont. Por. | Conteúdo padrão |
Descrição | Identifica se o Módulo Controle de Projetos está integrado aos outros Módulos. |
| |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome | MV_RMCOLIG |
Tipo | Numérico |
Cont. Por. | <Código da Coligada> |
Descrição | Código da Coligada do TOP |
1. Configure o arquivo AppServer.INI manualmente para conter sessões de Web Service ou utilize a ferramenta Protheus Wizard. A configuração deve ser feita pela equipe de implantação.
Exemplo:
[HTTP]
ENABLE=1
PORT=83
RpcEnable=0
instances=1,10
SessionTimeout=600
HyperHsEnv=1
Cache-control=no-store
PATH=C:\P11\Emp03\Protheus_Data\web\JOB_WSINTEGRACAO
[ONSTART]
;JOBS=scheduler
JOBS=JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01
REFRESHRATE=600
[localhost:83]
ENABLE=1
PATH=C:\P11\Emp03\Protheus_Data\web\JOB_WSINTEGRACAO
ENVIRONMENT=ENV03
INSTANCENAME=JOB_WSINTEGRACAO
DEFAULTPAGE=wsindex.apw
RESPONSEJOB=JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01
[JOB_WSINTEGRACAO_T1_MSP01]
TYPE=WEBEX
INSTANCES=1,1
SIGAWEB=WS
INSTANCENAME=WS
ONSTART=__WSSTART
ENVIRONMENT=ENV03
ONCONNECT=__WSCONNECT
PREPAREIN=T1,M SP 01
;COMANDO PARA MOSTRAR LOG E ERROS
XMLSAVEALL=1
NameSpace=http://www.totvs.com.br/rm/
WEBSERVICELocation=http://localhost:83
URLLocation=http://localhost:83
Serviços Web habilitados na integração, por meio da URL http://localhost:83:
· WSMATA105 – Requisição de armazém
· WSMATA120 – Pedido de compra
· WSMATA410 – Pedido de venda
· WSFINA040 – Título a receber
· WSFINA050 – Título a pagar.
· WSMATA110 – Solicitação de compras
Configuração para Webservice
1) Verifique se o webservice responde no Browser. Caso não esteja, verifique a causa, para prosseguir com a analise da integração.
2) Verifique se os webservices listados acima estão sendo exibidos na pagina wsindex.apw. Caso algum não esteja, o patch não foi aplicado ou foi aplicado em outro ambiente diferente,
3) Verifique se o parâmetro NAMESPACE está correto no browse de exibição. Para ajustar é necessário acessar o totvsappserver.ini.
4) O NAMESPACE deve ser definido, em letras minúsculas, como: http://www.totvs.com.br/rm.
5) Se já forem utilizados outros webservices é necessário ter mais de um ambiente e/ou utilizar subpastas. O parâmetro WSLOCATION deve ser configurado nesta pasta. Esta análise deve carregar no browser a pagina wsindex.apw, com o namespace correto e com os webservices da integração.
Os procedimentos abaixo referem-se somente aos clientes que utilizam o Banco de Dados Oracle, configuração para Integração Protheus x TOP (RM).
1) Após instalar o Software Oracle e criar o primeiro banco de dados confifgure alguns arquivos que possibilitam conexão com serviços do banco de dados. Para conectar um serviço, é necessário um processo ouvidor (listener.ora), que está no servidor de BD. O ouvidor recebe um pedido de conexão do cliente e manipula esta requisição para o servidor de BD. Uma vez estabelecida a conexão, o cliente e o servidor de BD passam a se comunicar diretamente.
2) Crie o banco do Protheus por meio da ferramenta Enterprise Manager Oracle. As informações de configuração são armazenadas em um arquivo de configuração chamado tnsnames.ora. Criada a conexão via TNSNAMES.ORA para o banco P10. Estes arquivos contêm os nomes dos serviços de rede mapeados para a conexão.
3) Após configurado o TNSNAMES.ORA, realize a configuração/conexão via By You Dbaccess.
Procedimentos para Utilização
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | SC1 – Solicitação de Compra , AFG - Projeto x Solicitação de Compra, SB1 – Produtos, SB2 – Saldos Físicos e Financeiro, SBZ – Indicadores de Produtos, SAH – Unidades de Medida SE4 – Condição de Pagamento, SA1 – Clientes, SA2 – Fornecedores, CTT – Centro de Custo, AE8 – Recursos, SM2 – Moedas, SE1 – Contas a Receber, SE2 – Contas a Pagar, SCP – Solicitação ao Armazém, SC7 – Pedido de Compra, SC5 – Pedido de Venda, SC6 – Itens de Pedido de Venda, AF8 – Projetos, AFC – Estrutura do Projeto, AF9 – Tarefas do Projeto, AJC – Apontamento Direto, AJ7 - Projeto x Pedido de Compra, AFH - Projeto x Solicitação Armazém, AFN - Projeto x NF Entrada, AFR - Projeto x Despesas Financeiras, AFT - Projeto x Receitas Financeiras |
Observações
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas