Boletim Técnico: Atualização na Importação e Exportação PTU A500
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Exportação/Importação do registro R502 TP_CARATER_ATENDImplementada melhoria com a criação do campo Código Edi (BDR_CODEDI) no cadastro Tipos de Admissão (PLSA163). Este campo deve ser utilizado na exportação/importação de arquivos EDI Ptu layout A500.ImportaçãoAo realizar a importação de um arquivo PTUA500, através da rotina Layout A500 (PLSEDIA500), que apresenta uma guia de internação, o sistema verifica o conteúdo do registro R502 TP_CARATER_ATEND e realiza um De/Para importando/atualizando a guia com o tipo de admissão, de maneira que, o campo Código Edi (BDR_CODEDI) corresponda ao enviado no arquivo. Desta forma, o sistema atualiza o campo Tp Admissão (BE4_TIPADM) ou cria uma guia com a informação enviada por outra Operadora no registro R502 TP_CARATER_ATEND.ExportaçãoAo realizar a exportação do arquivo PTUA500, através da rotina Layout A500 (PLSUA500), e criar o registro R502 TP_CARATER_ATEND de uma guia de internação, o sistema prioriza o conteúdo informado no campo Código Edi (BDR_CODEDI) que apresenta as opções:• 0=Eletiva/Primeira Consulta.• 1=Urgência/Emergência.• 2=Seguimento.• 3=Pré-natal.Caso o campo Código Edi (BDR_CODEDI) não esteja preenchido, o sistema verifica o conteúdo informado no campo Caráter Int (BDR_CARINT) que apresenta as opções:• E-Eletiva: o sistema cria o registro com o conteúdo 0.• U-Urgência/Emergência: o sistema cria o registro com o conteúdo 1. ObservaçõesPara utilizar este recurso, é necessária a aplicação do compatibilizador e do layout disponíveis neste patch.O conteúdo utilizado na geração do registro R502 TP_CARATER_ATEND foi baseado no manual Protocolo de Transações Unimed Versão 3.7b.Novo índice na rotina de geração do PTU A500Implementada melhoria na geração do arquivo A500 com a criação de uma list Box (Ordenar por) para que o usuário possa indicar a ordem do grid por número da Fatura ou número do Título.
ID do Chamado
SCPIVS
Produtos
Microsiga 10
Portais
- nenhum
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
PLSUA500, PLSEDIA500, PLSA163
Número da FNC
00000011251/2010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- UPDPLS9Y
Procedimentos para Implementação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.
Importante:
Antes de executar o compatibilizador UPDPLS9Y é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPLS9Y no campo Programa Inicial.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação no arquivo SX3 – Campos.
· Tabela BDR – Tipo de Admissão.
Campo | BDR_CODEDI |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód Edi |
Descrição | Código Edi |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 0=Eletiva/Primeira Consulta; 1=Urgência/Emergência; 2=Seguimento; 3=Pré-natal. |
Help | Informe o código utilizado nos processos de exportação/importação EDI. |
2. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | BDR |
Ordem | 3 |
Chave | BDR_FILIAL + BDR_CODEDI |
Descrição | Código EDI |
Proprietário | S |
Índice | BTO |
Ordem | 3 |
Chave | BTO_FILIAL + BTO_PREFIX + BTO_NUMTIT + BTO_PARCEL + BTO_TIPTIT |
Descrição | Prefixo + Num. Titulo + Parcela + Tipo do Titulo |
Proprietário | S |
Procedimentos para Utilização
Rotina: Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL)
1. No módulo Plano de Saúde selecione as opções Miscelânea / EDI / Aplicação Lay-out
2. Preencha os parâmetros da seguinte forma:
· Lay-out?: informe o conteúdo A500D referente ao layout disponibilizado para atualização.
· Path?: indique a pasta onde foram salvos os arquivos DE0, DE1, DE3 e DE9.
3. Confira os dados, confirme e aguarde a aplicação do layout.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | BDR – Tipo de Admissão |
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