Boletim Técnico: Pré-Orçamento no Prontuário Eletrônico
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Realizada melhoria no Prontuário Eletrônico (HSPAHM57) com a nova opção Pré-Orçamento que controla criticas e pendências no orçamento para o processo de clínicas nas Redes Próprias de convênio. Para contemplar essa melhoria, foram criados os parâmetros:• MV_PORCCL: indica a utilização do Pré-Orçamento no Prontuário Eletrônico (HSPAHM57). • MV_TABORC: indica o(s) códigos(s) das tabelas de preços auxiliares que podem ser utilizadas para cobrança do tratamento clinico. É possível definir um ou mais códigos de tabelas separados por “/”. Esse parâmetro é opcional e quando seu conteúdo estiver em branco, é necessário atribuir o código da tabela auxiliar na opção de Diferenciados, localizada no cadastro de Convênios (HSPAHA18).
ID do Chamado
TDWHMW
Aplicabilidade
Pré-Orçamento no Prontuário Eletrônico
Produtos
Microsiga 11
Módulos
- SIGAHSP
Países
- Brasil
Traduções
- Português (Brasil)
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Prontuario Eletronico Clinicas (HSPAHM57), Cadastro de Convênio (HSPAHA18).
Parâmetros Envolvidos
MV_TABORC, MV_PORCCL.
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_updgh031
Procedimentos para Implementação
Antes de executar o compatibilizador U_updgh031 é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_Updgh031 no campo Programa Inicial.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_Updgh031.
4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão.
· Pesquisa GDB.
Alias | HSPRG |
Tipo | 1 |
Seqüência | 06 |
Coluna | |
Descrição | |
Contém | #HS_FilGDB |
2. Criação de tabela no arquivo SX2 – Tabelas.
Chave | Nome | Modo | PYME |
GTP | Criticas da Operadora Orçam. | Exclusivo | Sim |
3. Criação de campo no arquivo SX3 – Campos.:
Campo | GTP_FILIAL |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Filial |
Descrição | Filial do sistema |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Filial do sistema |
Ordem | 01 |
Campo | GTP_NUMORC |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 06 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Num Orc Fat |
Descrição | Numero Orcamento Faturam |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Numero do Orçamento no faturamento |
Ordem | 02 |
Campo | GTP_REGATE |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 06 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Reg. Atend. |
Descrição | Registro de Atendimento |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Registro do atendimento no qual foi gerada a critica. |
Ordem | 03 |
Campo | GTP_PRODUT |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Procedimento |
Descrição | Codigo do Procedimento |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Codigo do procedimento criticado |
Ordem | 04 |
Campo | GTP_DESPRO |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Descricao |
Descrição | Descricao Procedimento |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Virtual |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição do Procedimento |
Ordem | 05 |
Campo | GTP_STATUS |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Situacao |
Descrição | Situacao da pendência |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Status do procedimento criticado |
Ordem | 06 |
Campo | GTP_CODGLO |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Cod Critica |
Descrição | Codigo da Glosa |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Codigo da critica/glosa do procedimento |
Ordem | 07 |
Campo | GTP_DESGLO |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 120 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Desc. Critica |
Descrição | Descricao da Glosa |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição da critica/glosa do procedimento |
Ordem | 08 |
Campo | GTP_IDMARC |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 02 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Id. Marca |
Descrição | Identif. Reg. Marcado |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Identifica registro marcado |
Ordem | 09 |
Campo | GTP_DATGLO |
Tipo | D – Data |
Tamanho | 08 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Data Critica |
Descrição | Data Critica |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Data da critica |
Ordem | 10 |
Campo | GTP_HORGLO |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 05 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Hora Critica |
Descrição | Hora Critica |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Hora da critica |
Ordem | 11 |
Campo | GTP_ITEM |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 02 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Item Pend |
Descrição | Item criticado |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Código do item criticado |
Ordem | 12 |
Campo | GTP_DENREG |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 04 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Dente/Reg. |
Descrição | Dente/Reg. |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Codigo do dente e região |
Ordem | 13 |
Campo | GTP_DESREG |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 50 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Descr. Den/Reg |
Descrição | Descr. Den/Reg |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição do dente e região |
Ordem | 14 |
Campo | GTP_FADENT |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 05 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Face |
Descrição | Face |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Face do dente. |
Ordem | 15 |
Campo | GTP_FACDES |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 50 |
Decimal | 0 |
Formato | |
Título | Descr Face |
Descrição | Descrição da Face |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Virtual |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição da Face do dente. |
Ordem | 16 |
· Tabela GC6 – Plano x Tab. Procedimento:
Campo | GC6_TABAUX |
Tipo | C - Caracter |
Tamanho | 06 |
Decimal | 0 |
Título | Tab Part Aux |
Descrição | Tabela Particular Auxiliar |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Propriedade | Alterar |
Grupo de Campos | |
Ordem | 14 |
Procedimentos para Configuração
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Informações | |
Nome | MV_TABORC |
Tipo | C-CARACTER |
Cont. Por. | |
Descrição | |
Descrição | HSP - indica o(s) código(s) das tabelas de preços auxiliares que podem ser utilizadas para cobrança do tratamento clinico. |
Itens/Pastas | Descrição |
Informações | |
Nome | MV_PORCCL |
Tipo | L - LOGICO |
Cont. Por. | .T. |
Descrição | |
Descrição | HSP - indica a utilização do pré-orçamento na rotina de orçamento clinico para validação no PLS. |
Procedimentos para Utilização
Para o funcionamento dessa melhoria é necessário executar os Procedimentos de Utilização do Boletim Técnico referente ao chamado TEABHC.
1. No Gestão Hospitalar acesse Atualizações / Cad. Faturamento / Cad. Faturamento / Convênio (HSPAHA18).
2. Selecione o convênio de integração com o Plano de Saúde e clique em Diferenciados.
3. Na pasta Tab. Procedimento posicione na tabela utilizada e, através do campo Tab. Part. Aux. (GC6_TABAUX), atribua a tabela de procedimentos auxiliar para cobrança particular dos itens do orçamento.
Observação: caso o parâmetro MV_TABORC esteja sendo utilizado, o sistema considera como opção as tabelas nele mencionadas.
4. Acesse Atualizações / Atendimento / Ambulatorial l(HSPM24AA) e faça um atendimento ambulatorial através da opção Encaixe ou Recepcionar (proveniente de agenda).
Observação: o paciente atendido deve possuir vínculo com o Plano de Saúde (beneficiário cadastradado no PLS) e importado através da opção Carteirinha, disponível no cadastro de Pacientes (HSPAHA58). O convênio do atendimento deve fazer parte da Rede Própria (convênio de integração com o plano).
5. Acesse Atualizações / Clinica / Movimentação / Prontuário Eletrônico (HSPAHM57).
6. Preencha os dados conforme orientações do help de campo e faça duplo clique no paciente atendido.
7. Na pasta Exame Clinico, realize um exame clinico, através do mapeamento da imagem, e no campo Procedimento selecione um procedimento que possui vinculo com o Plano de Saúde (Tab. Padrão e Código).
8. Clique em Ações relacionadas / Pré-Orçamento. Se o procedimento não possuir restrição no módulo de Plano de Saúde, o sistema gera o orçamento normalmente, caso contrário, ele é criticado e direcionado para as Pendências na pasta Orçamento.
Observação: através da coluna Desc. Critica é possível visualizar a critica pertinente ao procedimento negado.
9. Marque o procedimento e se ele estiver com status Vermelho (pendente) clique em Gerar Pend disponível na opção Orçamento. Se o parâmetro MV_TABORC estiver parametrizado e com mais de uma tabela, é exibida a janela para escolha da tabela para cobrança.
10. É gerado um novo orçamento com o(s) procedimento(s) criticados e os valores das tabelas selecionadas/parametrizadas, seguindo o processo de pagamento particular.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | GTP - Criticas da Operadora Orçam. GC6 – Plano x Tab. Procedimento GT9 – Relac Orçamento Fat x Loja SCK – Itens de Orçamento SCJ – Orçamentos GBH – Dados Adicionais de Pacientes |
Funções Envolvidas | Prontuario Eletronico Clinicas (HSPAHM57) Cadastro de Convênio (HSPAHA18) |
Sistemas Operacionais | Windows/Linux |
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas