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  • Integração FACISC
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Boletim Técnico: Integração FACISC
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada melhoria que consiste na criação da rotina IPPEX (EECEI103) com o objetivo de integrar as informações contidas no Easy Export Control (SIGAEEC) com a entidade certificadora de origem online IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior), eliminando a necessidade do exportador redigitá-las, uma vez que, já contidas no sistema, garantindo assim a integridade dos dados.Também foi implementada a rotina Acordo Comercial (EECEI102) com o objetivo de associar comercialmente um grupo de paises com diversas finalidades. O acordo comercial deve ser  vinculado a norma.Para utilizar o acordo comercial deve-se vincular a norma ao item do processo  onde o país do acordo deverá ser o mesmo informando no embarque.
ID do Chamado
TEAVIS
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAEEC
    Portais
    • Portal do cliente
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação
     ·         Aplicar atualização do(s) programa(s) UEINTFACISC.PRW, AVFRM105.PRW, EECEI102.PRW, EECEI103.PRW, AVUPDATE01.PRW, AVOBJECT.PRW e AVGERAL.PRW

    ·         Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UEINTFACISC.

     

    Antes de executar o compatibilizador UEINTFACISC é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

     

    1.          Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UEINTFACISC no campo Programa Inicial.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.          Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    5.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    6.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    7.          Clique em OK para encerrar o processamento. 

    Descrição de Ajustes
     1.        Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

    Pergunte

    Embarque nº:

    Nº Invoice:

    Grupo

    EI103A

    EI103A

    Ordem

    01

    02

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    20

    20

     

    2.        Criação de Tabelas no arquivo SX2 – Tabelas:

    Chave

    E11

    E12

    EXN

    Nome

    Acordo Comercial

    Histórico de Integração FACISC

    PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS

    Modo

    C

    E

    C

    Único

    E11_FILIAL+E11_CODACO+

    E11_DESRED

    E12_FILIAL+E12_ARQUIV+

    E12_DATACR+E12_HORACR

     

    Pyme

    N

    N

    N

    Módulo

    29

    29

    29

     

    3.        Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    ·         Tabela E11 – Acordo Comercial:

    Campo

    E11_FILIAL

    E11_CODACO

    E11_DESRED

    Tipo

    C

    C

    C

    Tamanho

    2

    2

    20

    Decimal

    0

    0

    0

    Formato

     

    @!

    @!

    Título

    Filial

    Cód. Acord.

    Desc. Reduz.

    Descrição

    Filial

    Cód. Acordo Comercial

    Desc. reduz. Acordo Com.

    Usado

    Não

    Sim

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Sim

    Sim

    Browse

    Não

    Sim

    Sim

    Val. Sistema

     

    ExistChav("E11")

     

    Help

     

    Código do acordo comercial

    Descrição reduzida Acordo Comercial

     

    Campo

    E11_DESCRI

    E11_DOBRIG

    E11_INTEGR

    Tipo

    C

    C

    C

    Tamanho

    60

    01

    10

    Decimal

    0

    0

    0

    Formato

    @!

    @!

    @!

    Título

    Desc. Acord.

    Decl. Obrig.

    Integracao

    Descrição

    Desc. Acordo Comercial

    Declaração Obrigatória

    Integracao

    Usado

    Sim

    Sim

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Não

    Não

    Browse

    Sim

    Sim

    Sim

    Help

    Descrição do Acordo Comercial

    Declaração Obrigatória

    O Nome da Integração

     

     

    ·         Tabela E12 – Histórico Integração FACISC:

    Campo

    E12_FILIAL

    E11_ARQUIV

    E12_TIPO

    Tipo

    C

    C

    C

    Tamanho

    02

    52

    02

    Decimal

    0

    0

    0

    Título

    Filial

    Arquivo Int.

    Tipo

    Descrição

    Filial

    Arquivo de integração

    Tipo de integração

    Usado

    Não

    Sim

    Sim

    Browse

    Não

    Sim

    Não

    Help

     

    Nome do arquivo gerado para a integração com a Facisc - Ippex

    Indica se é a Fatura Comercial ou Certificado de Origem

     

    Campo

    E12_STATUS

    E12_PREEMB

    E12_NRINVO

    Tipo

    C

    C

    C

    Tamanho

    01

    20

    20

    Decimal

    0

    0

    0

    Título

    Status

    Prep.Embarq.

    Nº Invoice

    Descrição

    Status do arquivo

    Preparacao embarque

    Nº Invoice

    Usado

    Sim

    Sim

    Sim

    Browse

    Não

    Sim

    Sim

    Help

    Status de envio do arquivo

    Preparação do Embarque

    Número da Invoice

     

    Campo

    E12_USUACR

    E12_DATACR

    E12_HORACR

    Tipo

    C

    D

    C

    Tamanho

    25

    08

    08

    Decimal

    0

    0

    0

    Título

    Usuário

    Data Geração

    Hora Geração

    Descrição

    Usuário que gerou o arq.

    Data de geração do arq.

    Hora da geração do arq.

    Usado

    Sim

    Sim

    Sim

    Browse

    Sim

    Sim

    Sim

    Help

    Usuário que gerou o arquivo

    Data da geração do arquivo

    Hora da geração do arquivo

     

    Campo

    E12_USUAEN

    E12_DATAEN

    E12_HORAEN

    Tipo

    C

    D

    C

    Tamanho

    25

    08

    08

    Decimal

    0

    0

    0

    Título

    Usuário

    Data Envio

    Hora Envio

    Descrição

    Usuário que enviou o arq.

    Data de envio do arquivo

    Hora de envio do arquivo

    Usado

    Sim

    Sim

    Sim

    Browse

    Sim

    Sim

    Sim

    Help

    Usuário que enviou o arquivo

    Data de envio do arquivo

    Hora de envio do arquivo

     

    Campo

    E12_OBSERV

    E12_ARQTIP

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    200

    01

    Decimal

    0

    0

    Título

    Observação

    Tipo Arquivo

    Descrição

    Observação pós-envio

    Tipo Arquivo

    Usado

    Sim

    Sim

    Browse

    Sim

    Não

    Help

    Observação pós-envio

    Tipo do arquivo

    ·         Tabela EEI – Tabela de Normas:

    Campo

    EEI_ACCOME

    Tipo

    C

    Tamanho

    2

    Decimal

    0

    Título

    Acordo Com.

    Descrição

    Cód. Acordo Comercial

    Usado

    Sim

    Browse

    Sim

    Help

    Acordo comercial ao qual a norma de origem está vinculada

    ·         Tabela EXN – PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS:

    Campo

    EXN_ACORDO

    Tipo

    C

    Tamanho

    2

    Decimal

    0

    Título

    Acordo Com.

    Descrição

    Acordo Comercial

    Usado

    Sim

    Browse

    Sim

    Help

    Acordo Comercial

     

    4.        Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    ·       Pesquisa EECE11:

    Alias

    EECE11

    EECE11

    EECE11

    Tipo

    1

    2

    4

    Sequência

    01

    01

    01

    Coluna

    DB

    01

    01

    Descrição

    Acordo Comercial

    Acordo Comercial

    Cód. Acord.

    Contém

    E11

     

    E11_ CODACO

     

    Alias

    EECE11

    EECE11

    Tipo

    4

    5

    Sequência

    01

    01

    Coluna

    02

     

    Descrição

    Desc. Acord.

     

    Contém

    E11_ DESRED

    E11->E11_CODACO

     

     

    ·       Pesquisa EXP2:

    Alias

    EXP2

    EXP2

    EXP2

    Tipo

    1

    2

    4

    Sequência

    01

    01

    01

    Coluna

    DB

    01

    01

    Descrição

    N.º Invoice

    N.º Invoice

    N.º Invoice

    Contém

    EXP

     

    EXP_NRINVO

     

    Alias

    EXP2

    EXP2

    Tipo

    5

    6

    Sequência

    01

    01

    Contém

    EXP->EXP_NRINVO

    EXP_FILIAL + EXP_PREEMB == xFilial('EXP') + EEC->EEC_PREEMB

     

     

    5.     Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    E11

    E12

    Ordem

    1

    1

    Chave

    E11_FILIAL + E11_CODACO + E11_DESRED

    E12_FILIAL + E12_STATUS + E12_TIPO

    Descrição

    Acordo Comercial + Descr. Red.

    Status + Tipo

    Proprietário

    S

    S

     

    Índice

    E12

    E12

    Ordem

    2

    3

    Chave

    E12_FILIAL + E12_ARQUIV + E12_PREEMB + E12_STATUS

    E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_STATUS

    Descrição

    Arquivo + Embarque + Status

    Arquivo + Embarque + Nº Invoice + Status

    Proprietário

    S

    S

     

    Índice

    E12

    EXN

    Ordem

    4

    2

    Chave

    E12_FILIAL+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_ARQTIP

    EXN_FILIAL + EXN_ACORDO + EXN_PAIS

    Descrição

    Embarque + Nº Invoice + Tipo arquivo

    Acordo Com. + País

    Proprietário

    S

    S

     

    Índice

    EXA

    Ordem

    2

    Chave

    EXA_FILIAL + EXA_PREEMB + EXA_SEQEMB + EXA_CONTNR

    Descrição

    Processo + Sequencia + No.Container

    Proprietário

    S

    Procedimentos para Configuração
     CONFIGURAÇÃO DE MENUS

    1.        No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Visualize opção de menu do Easy Export Control(SIGAEEC), conforme instruções a seguir:

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Tabelas

    Nome da Rotina

    Acordo Comercial

    Programa

    EECEI102

    Módulo

    Easy Export Control

    Tipo

    1-Função Protheus

    Tabelas

    E11


    Menu

    Miscelania

    Nome da Rotina

    Ippex

    Programa

    EECEI103

    Módulo

    Easy Export Control

    Tipo

    1-Função Protheus

    Procedimentos para Utilização
     Sequência 001 – Acordo Comercial:

    1.        No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Acordo Comercial (EECEI103).

    2.        Selecione o registro e clique na opção Alterar.

    3.        Na tela Cadastro de Acordo Comercial preencha as informações do acordo comercia clique na botão + País.

    4.        Na tela Vincular Países informe o país que fará parte deste acordo e clique em OK.

    5.        Na tela Cadastro de Acordo Comercial,  visualize o país que faz parte do acordo comercial. Clique na botão OK para gravar o acordo comercial.

     

    Sequência 002 – Normas:

    1.     No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Normas (EECAT180).

    2.     Clique na opção Incluir.

    3.     Na tela Tabela de Normas insira as informações referente a Norma. Importante informar o campo Acordo Com (EEI_ACCOME) e clique em OK.

    4.     Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.

     

    Sequência 003 – Produtos:

    1.     No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Cadastros \ Produtos (EECAC120).

    2.     Clique na opção Incluir.

    3.     Na pasta Cadastrais, informe os dados do produto.

    4.     Na pasta Impostos, preencha o campo Pos. IPI/NCM(B1_POSIPI).

    5.     Na  tela Descrição Genérica do Produto clique no botão Incluir para inserir a descrição do produto em outro idioma.

    6.     Na tela Descrições em Outros Idiomas clique no botão OK para gravar a descrição.

    7.     Visualize no lado inferior da tela Descrição Genérica do Produto a descrição com outro idioma, em seguida clique no botão Normas.

    8.     Informe os campos País Norma (EXN_PAIS)Cod. Norma (EXN_NORMA). Clique em OK para confirmar a inclusão da norma.

    9.     Confira os dados do produto e clique em OK para gravar.

    10.  Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.

     

    Sequência 004 – Ippex:

    Pré-Requisitos:

    ·         Ter um Acordo Comercial vinculado com o país de entrega que será cadastrado no Pedido de Exportação (conforme sequência 001).

    ·         Ter uma Norma cadastrada e vinculada com o Acordo Comercial (conforme sequência 002).

    ·         Ter o item do Pedido de Exportação vinculado com a Norma e o país de entrega (conforme sequência 003).

    ·         Ter um embarque com suas invoices cadastradas;

    ·         Ter cadastrado os containers/lotes carregados referente ao embarque.

     

    Gerar arquivo:

    1.     No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Miscelânea / Ippex (EECEI103).

    2.     O sistema apresenta a janela Central de Integrações. No lado esquerdo da tela clique em Serviços / Fatura-C.Origem / Não Enviados e em seguida dê um duplo clique no serviço Novo Arquivo.

    3.     Na tela Fatura – C. Origem Informe o embarque e o número da invoice e clique em OK.

    4.     O sistema apresentará a mensagem Arquivos gerados com sucesso, clique em OK.

    5.     Verifique no serviço Não Enviados os arquivos gerados.

     

    Enviar arquivo:

    1.     Para enviar os arquivos selecione o serviço Não Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Enviar Arquivo localizado abaixo da tela no item Ações.

    2.     Na tela Integração – Ippex,  clique em OK para confirmar a gravação do arquivo no diretório de enviados.

    3.     O sistema irá apresentar a mensagem Esta operação alterará o status do arquivo para “Enviado”. Deseja prosseguir?, clique em Sim.

    4.     Verifique no serviço Enviados os arquivos enviados.

     

    Retornar arquivo:

    1.     Para retornar os arquivos selecione o serviço Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Retornar Arquivo.

    2.     Na tela Gravação do retorno da Integração FACISC informe se os arquivos foram aceitos ou rejeitados e uma observação caso tenha necessidade e clique em OK.

    3.     Será apresentada a mensagem Operação finalizada com sucesso. Verifique no serviço Aceitos os arquivos gerados ou no serviço Rejeitados  caso os mesmos tenham sido rejeitados.

    4.     Logo após clique em OK. O sistema apresenta a mensagem Operação finalizada com sucesso.

     

    Visualizar arquivo:

    1.     Para visualizar um arquivo, selecione um dos serviços, escolha um dos arquivos e em seguida na pasta Ações clique duas vezes na opção Visualizar Arquivo.

    Informações Técnicas
     

    Tabelas Utilizadas

    EXN – Produto x Norma / Acordo x País;

    E11 – Acordo Comercial;

    E12 – Histórico de Integração FACISC;

    EEI – Tabela de Normas

    Funções Envolvidas

    EECEI103 – Ippex;

    EECEI102 - Acordo Comercial;

    EECAC120 – Produtos;

    EECAT180 – Normas.

    Observações
     

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