Implementada melhoria que consiste na criação da rotina IPPEX (EECEI103) com o objetivo de integrar as informações contidas no Easy Export Control (SIGAEEC) com a entidade certificadora de origem online IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior), eliminando a necessidade do exportador redigitá-las, uma vez que, já contidas no sistema, garantindo assim a integridade dos dados.Também foi implementada a rotina Acordo Comercial (EECEI102) com o objetivo de associar comercialmente um grupo de paises com diversas finalidades. O acordo comercial deve ser vinculado a norma.Para utilizar o acordo comercial deve-se vincular a norma ao item do processo onde o país do acordo deverá ser o mesmo informando no embarque.
- SIGAEEC
- Portal do cliente
- Brasil
- todos
· Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UEINTFACISC.
Antes de executar o compatibilizador UEINTFACISC é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UEINTFACISC no campo Programa Inicial.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Pergunte | Embarque nº: | Nº Invoice: |
Grupo | EI103A | EI103A |
Ordem | 01 | 02 |
Tipo | C | C |
Tamanho | 20 | 20 |
2. Criação de Tabelas no arquivo SX2 – Tabelas:
Chave | E11 | E12 | EXN |
Nome | Acordo Comercial | Histórico de Integração FACISC | PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS |
Modo | C | E | C |
Único | E11_FILIAL+E11_CODACO+ E11_DESRED | E12_FILIAL+E12_ARQUIV+ E12_DATACR+E12_HORACR |
|
Pyme | N | N | N |
Módulo | 29 | 29 | 29 |
3. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela E11 – Acordo Comercial:
Campo | E11_FILIAL | E11_CODACO | E11_DESRED |
Tipo | C | C | C |
Tamanho | 2 | 2 | 20 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Formato |
| @! | @! |
Título | Filial | Cód. Acord. | Desc. Reduz. |
Descrição | Filial | Cód. Acordo Comercial | Desc. reduz. Acordo Com. |
Usado | Não | Sim | Sim |
Obrigatório | Não | Sim | Sim |
Browse | Não | Sim | Sim |
Val. Sistema |
| ExistChav("E11") |
|
Help |
| Código do acordo comercial | Descrição reduzida Acordo Comercial |
Campo | E11_DESCRI | E11_DOBRIG | E11_INTEGR |
Tipo | C | C | C |
Tamanho | 60 | 01 | 10 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Formato | @! | @! | @! |
Título | Desc. Acord. | Decl. Obrig. | Integracao |
Descrição | Desc. Acordo Comercial | Declaração Obrigatória | Integracao |
Usado | Sim | Sim | Sim |
Obrigatório | Não | Não | Não |
Browse | Sim | Sim | Sim |
Help | Descrição do Acordo Comercial | Declaração Obrigatória | O Nome da Integração |
· Tabela E12 – Histórico Integração FACISC:
Campo | E12_FILIAL | E11_ARQUIV | E12_TIPO |
Tipo | C | C | C |
Tamanho | 02 | 52 | 02 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Título | Filial | Arquivo Int. | Tipo |
Descrição | Filial | Arquivo de integração | Tipo de integração |
Usado | Não | Sim | Sim |
Browse | Não | Sim | Não |
Help |
| Nome do arquivo gerado para a integração com a Facisc - Ippex | Indica se é a Fatura Comercial ou Certificado de Origem |
Campo | E12_STATUS | E12_PREEMB | E12_NRINVO |
Tipo | C | C | C |
Tamanho | 01 | 20 | 20 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Título | Status | Prep.Embarq. | Nº Invoice |
Descrição | Status do arquivo | Preparacao embarque | Nº Invoice |
Usado | Sim | Sim | Sim |
Browse | Não | Sim | Sim |
Help | Status de envio do arquivo | Preparação do Embarque | Número da Invoice |
Campo | E12_USUACR | E12_DATACR | E12_HORACR |
Tipo | C | D | C |
Tamanho | 25 | 08 | 08 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Título | Usuário | Data Geração | Hora Geração |
Descrição | Usuário que gerou o arq. | Data de geração do arq. | Hora da geração do arq. |
Usado | Sim | Sim | Sim |
Browse | Sim | Sim | Sim |
Help | Usuário que gerou o arquivo | Data da geração do arquivo | Hora da geração do arquivo |
Campo | E12_USUAEN | E12_DATAEN | E12_HORAEN |
Tipo | C | D | C |
Tamanho | 25 | 08 | 08 |
Decimal | 0 | 0 | 0 |
Título | Usuário | Data Envio | Hora Envio |
Descrição | Usuário que enviou o arq. | Data de envio do arquivo | Hora de envio do arquivo |
Usado | Sim | Sim | Sim |
Browse | Sim | Sim | Sim |
Help | Usuário que enviou o arquivo | Data de envio do arquivo | Hora de envio do arquivo |
Campo | E12_OBSERV | E12_ARQTIP |
Tipo | C | C |
Tamanho | 200 | 01 |
Decimal | 0 | 0 |
Título | Observação | Tipo Arquivo |
Descrição | Observação pós-envio | Tipo Arquivo |
Usado | Sim | Sim |
Browse | Sim | Não |
Help | Observação pós-envio | Tipo do arquivo |
· Tabela EEI – Tabela de Normas:
Campo | EEI_ACCOME |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Título | Acordo Com. |
Descrição | Cód. Acordo Comercial |
Usado | Sim |
Browse | Sim |
Help | Acordo comercial ao qual a norma de origem está vinculada |
· Tabela EXN – PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS:
Campo | EXN_ACORDO |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Título | Acordo Com. |
Descrição | Acordo Comercial |
Usado | Sim |
Browse | Sim |
Help | Acordo Comercial |
4. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
· Pesquisa EECE11:
Alias | EECE11 | EECE11 | EECE11 |
Tipo | 1 | 2 | 4 |
Sequência | 01 | 01 | 01 |
Coluna | DB | 01 | 01 |
Descrição | Acordo Comercial | Acordo Comercial | Cód. Acord. |
Contém | E11 |
| E11_ CODACO |
Alias | EECE11 | EECE11 |
Tipo | 4 | 5 |
Sequência | 01 | 01 |
Coluna | 02 |
|
Descrição | Desc. Acord. |
|
Contém | E11_ DESRED | E11->E11_CODACO |
· Pesquisa EXP2:
Alias | EXP2 | EXP2 | EXP2 |
Tipo | 1 | 2 | 4 |
Sequência | 01 | 01 | 01 |
Coluna | DB | 01 | 01 |
Descrição | N.º Invoice | N.º Invoice | N.º Invoice |
Contém | EXP |
| EXP_NRINVO |
Alias | EXP2 | EXP2 |
Tipo | 5 | 6 |
Sequência | 01 | 01 |
Contém | EXP->EXP_NRINVO | EXP_FILIAL + EXP_PREEMB == xFilial('EXP') + EEC->EEC_PREEMB |
5. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | E11 | E12 |
Ordem | 1 | 1 |
Chave | E11_FILIAL + E11_CODACO + E11_DESRED | E12_FILIAL + E12_STATUS + E12_TIPO |
Descrição | Acordo Comercial + Descr. Red. | Status + Tipo |
Proprietário | S | S |
Índice | E12 | E12 |
Ordem | 2 | 3 |
Chave | E12_FILIAL + E12_ARQUIV + E12_PREEMB + E12_STATUS | E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_STATUS |
Descrição | Arquivo + Embarque + Status | Arquivo + Embarque + Nº Invoice + Status |
Proprietário | S | S |
Índice | E12 | EXN |
Ordem | 4 | 2 |
Chave | E12_FILIAL+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_ARQTIP | EXN_FILIAL + EXN_ACORDO + EXN_PAIS |
Descrição | Embarque + Nº Invoice + Tipo arquivo | Acordo Com. + País |
Proprietário | S | S |
Índice | EXA |
Ordem | 2 |
Chave | EXA_FILIAL + EXA_PREEMB + EXA_SEQEMB + EXA_CONTNR |
Descrição | Processo + Sequencia + No.Container |
Proprietário | S |
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Visualize opção de menu do Easy Export Control(SIGAEEC), conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Tabelas |
Nome da Rotina | Acordo Comercial |
Programa | EECEI102 |
Módulo | Easy Export Control |
Tipo | 1-Função Protheus |
Tabelas | E11 |
Menu | Miscelania |
Nome da Rotina | Ippex |
Programa | EECEI103 |
Módulo | Easy Export Control |
Tipo | 1-Função Protheus |
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Acordo Comercial (EECEI103).
2. Selecione o registro e clique na opção Alterar.
3. Na tela Cadastro de Acordo Comercial preencha as informações do acordo comercia clique na botão + País.
4. Na tela Vincular Países informe o país que fará parte deste acordo e clique em OK.
5. Na tela Cadastro de Acordo Comercial, visualize o país que faz parte do acordo comercial. Clique na botão OK para gravar o acordo comercial.
Sequência 002 – Normas:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Normas (EECAT180).
2. Clique na opção Incluir.
3. Na tela Tabela de Normas insira as informações referente a Norma. Importante informar o campo Acordo Com (EEI_ACCOME) e clique em OK.
4. Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.
Sequência 003 – Produtos:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Cadastros \ Produtos (EECAC120).
2. Clique na opção Incluir.
3. Na pasta Cadastrais, informe os dados do produto.
4. Na pasta Impostos, preencha o campo Pos. IPI/NCM(B1_POSIPI).
5. Na tela Descrição Genérica do Produto clique no botão Incluir para inserir a descrição do produto em outro idioma.
6. Na tela Descrições em Outros Idiomas clique no botão OK para gravar a descrição.
7. Visualize no lado inferior da tela Descrição Genérica do Produto a descrição com outro idioma, em seguida clique no botão Normas.
8. Informe os campos País Norma (EXN_PAIS) e Cod. Norma (EXN_NORMA). Clique em OK para confirmar a inclusão da norma.
9. Confira os dados do produto e clique em OK para gravar.
10. Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.
Sequência 004 – Ippex:
Pré-Requisitos:
· Ter um Acordo Comercial vinculado com o país de entrega que será cadastrado no Pedido de Exportação (conforme sequência 001).
· Ter uma Norma cadastrada e vinculada com o Acordo Comercial (conforme sequência 002).
· Ter o item do Pedido de Exportação vinculado com a Norma e o país de entrega (conforme sequência 003).
· Ter um embarque com suas invoices cadastradas;
· Ter cadastrado os containers/lotes carregados referente ao embarque.
Gerar arquivo:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Miscelânea / Ippex (EECEI103).
2. O sistema apresenta a janela Central de Integrações. No lado esquerdo da tela clique em Serviços / Fatura-C.Origem / Não Enviados e em seguida dê um duplo clique no serviço Novo Arquivo.
3. Na tela Fatura – C. Origem Informe o embarque e o número da invoice e clique em OK.
4. O sistema apresentará a mensagem Arquivos gerados com sucesso, clique em OK.
5. Verifique no serviço Não Enviados os arquivos gerados.
Enviar arquivo:
1. Para enviar os arquivos selecione o serviço Não Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Enviar Arquivo localizado abaixo da tela no item Ações.
2. Na tela Integração – Ippex, clique em OK para confirmar a gravação do arquivo no diretório de enviados.
3. O sistema irá apresentar a mensagem Esta operação alterará o status do arquivo para “Enviado”. Deseja prosseguir?, clique em Sim.
4. Verifique no serviço Enviados os arquivos enviados.
Retornar arquivo:
1. Para retornar os arquivos selecione o serviço Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Retornar Arquivo.
2. Na tela Gravação do retorno da Integração FACISC informe se os arquivos foram aceitos ou rejeitados e uma observação caso tenha necessidade e clique em OK.
3. Será apresentada a mensagem Operação finalizada com sucesso. Verifique no serviço Aceitos os arquivos gerados ou no serviço Rejeitados caso os mesmos tenham sido rejeitados.
4. Logo após clique em OK. O sistema apresenta a mensagem Operação finalizada com sucesso.
Visualizar arquivo:
1. Para visualizar um arquivo, selecione um dos serviços, escolha um dos arquivos e em seguida na pasta Ações clique duas vezes na opção Visualizar Arquivo.
Tabelas Utilizadas | EXN – Produto x Norma / Acordo x País; E11 – Acordo Comercial; E12 – Histórico de Integração FACISC; EEI – Tabela de Normas |
Funções Envolvidas | EECEI103 – Ippex; EECEI102 - Acordo Comercial; EECAC120 – Produtos; EECAT180 – Normas. |