É possível realizar a custodia de documentos fiscais no Totvs processos fiscais (TPF), enviando o arquivo XML por e-mail. Nesse documento orientamos como deve ser feito o cadastro do e-mail no Totvs Processos Fiscais.
Para realizar o cadastro de e-mail é necessário que o perfil do usuário seja Administrador de Grupo. Essa configuração é realizada no cadastro de Estabelecimento, por meio do botão de Editar. Para facilitar a localização do estabelecimento desejado, pode-se utilizar o filtro rápido pelo nome ou CNPJ.
Os campos para a configuração da caixa de email estão na aba E-mail.
Campos | Detalhes |
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Tipo e-mail | Os provedores Gmail e Office365 utilizam uma forma diferente de autenticação que não é por usuário e senha. O valor deste campo preenche automaticamente os campos Servidor e Porta, bem como oculta o campo senha pra estes provedores. |
Servidor de E-mail | Servidor de email é um serviço de hospedagem de e-mail no qual eles são armazenado. Para saber o servidor do email selecione seu endereço de e-mail, em Configurações avançadas, escolha Configurações de servidor. Tipos de servidores de email
No TPF é possível configurar apenas o tipo de serviço IMAP |
Porta | IMAP - Porta: 993 |
Informe o e-mail. | |
Senha | Informe a senha |
Destino do E-mail |
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Após informar preencher os campos clique em Salvar Conta de E-mail. Quando um e-mail for enviado com o XML ou PDF em anexo, o TPF realizará a leitura do arquivo, fará a custódia o documento no TPF e enviará o XML para o Fiscal Sync no fluxo de acordo com o modelo do documento identificado.
Importante
Para os provedores Gmail e Office365 é necessário que o usuário forneça o consentimento para a leitura da caixa de entrada pelo TPF. Após clicar em Salvar Conta de E-mail será redirecionado para realizar o login no provedor correspondente e autorizar a leitura para completar a parametrização do e-mail no TPF.
Não é possível a comunicação de email webservice