Páginas filhas
  • DT Cálculo simples nacional com 2 anexos


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:

Fiscal

Função:FISFL068 - Demonstrativo para Recolhimento do Simples Nacional
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIS-14284

DVAFIS-15069

DVAFIS-15168


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Realizar a apuração do valor a ser recolhido referente ao Simples Nacional quando utilizado 2 anexos no cálculo, para verificação do valor a pagar.

03. SOLUÇÃO

Foi disponibilizado no componente FISFL068, dois novos botões, sendo eles: "Receita bruta" que chamará o componente FISFM085 de onde o sistema busca as receitas para realização do cálculo do Simples Nacional; e também o botão "Receita por anexo" que chamará o componente FISFM162 no qual será possível configurar o valor da receita referente a cada anexo que será utilizado no cálculo do Simples Nacional. Devendo anteriormente a realização do cálculo do Simples Nacional estarem configurados os parâmetros IN_OPT_SIMPLES (Configurado com o valor S) e o parâmetro CD_ANEXO_SIMPLES (Configurado com os 2 anexos que serão utilizados no cálculo, sendo o número dos anexos separados por ponto e vírgula).

Imagem 1 - Demonstração da configuração dos parâmetros, também com os 2 anexos separados por ponto e vírgula.

Imagem 2 - Demonstração do componente FISFM085, chamado através do componente FISFL068 pelo botão Receita bruta, com o valor de receita bruta e valor contábil ICMS ST, da empresa 3.

Imagem 3 - Demonstração do componente FISFM085, chamado através do componente FISFL068 pelo botão Receita bruta, com o valor de receita bruta e valor contábil ICMS ST, da empresa 4.

Imagem 4 - Demonstração do novo componente FISFM162, chamado pelo componente FISFL068 pelo botão Receita por anexo, com o valor de receita bruta, valor contábil ICMS ST e com 2 anexos configurados na competência 03/2022 da empresa 3.

Imagem 5 - Demonstração do novo componente FISFM162, chamado pelo componente FISFL068 pelo botão Receita por anexo, com o valor de receita bruta, valor contábil ICMS ST e com 2 anexos configurados na competência 03/2022 da empresa 4.

Imagem 6 - Demonstração do novo componente FISFM162 não permitindo lançar um valor de ICMS ST maior que a receita bruta do anexo.

Imagem 7 - Demonstração do novo componente FISFM162 não permitindo lançar a somatória do valor do ICMS ST dos anexos maior ou menor que o valor do ICMS ST do período.

Imagem 6 - Demonstração do cálculo no componente FISFL068 configurado com 2 anexos. Em amarelo, a Receita Bruta dos últimos 12 meses e a do mês de referência. Em vermelho, o enquadramento de cada anexo, de acordo com o total da Receita Bruta dos últimos 12 meses. Em azul, o cálculo do imposto referente à Receita Bruta do primeiro anexo. Em verde, o cálculo do imposto referente à Receita Bruta do segundo anexo e o total do imposto a recolher dos dois anexos.

Imagem 7 - Demonstração do componente FISFP117 para geração da guia de recolhimento.

Imagem 7 - Demonstração do relatório da impressão do FISFL068, modificado para demonstrar os 2 anexos.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

A configuração dos anexos que serão vinculados ao parâmetro CD_ANEXO_SIMPLES, juntamente com as faixas de receita e as alíquotas dos impostos que compõem o cálculo do Simples Nacional, devem ser realizadas anteriormente no componente FISFM034.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS