Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSEVNOT
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSEVNOT
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Esta funcionalidade permite a criação de notícias direcionadas ao portal do prestador e do beneficiário. As notícias podem ser direcionadas apenas para os prestadores de acordo com a especialidade, ou pode ser direcionada a um prestador específico. Também é possível disponibilizar notícias apenas para os beneficiários de acordo com o plano(produto) que possuem e disponibilizar uma mesma notícia para os dois grupos (prestadores e beneficiários).

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse Atualizações/ Portal/ Notícias do Portal.
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:

Importante

  • O conteúdo da notícia deve ser gerado em formato HTML com um aplicativo que gera código em HTML contendo a mensagem.
  • Se nenhum dado for preenchido nas abas do cadastro de noticias, todos os usuários do perfil configurado visualizarão as informações no portal.
  • É possível criar o título em formato HTML, porém, a escolha do tamanho da fonte irá refletir no link do painel de notícias. Aconselha-se que se digite o título apenas no campo Título (BPL_TITULO).


Na parte inferior da tela, tem a finalidade de definir para qual perfil a notícia deve ser direcionada.

As notícias podem ser:

  • Direcionadas para uma ou mais especialidade. (Cardiologista, Dermatologista)
  • Direcionadas para um ou mais prestadores, independente da especialidade. (Joao da Silva, Marcelo Santos)
  • Direcionadas apenas para os beneficiários de acordo com o plano. (Beneficiarios com o Plano Basico)
  • Direcionadas para especialidade, prestador e beneficíario ao mesmo tempo. (quando o campo perfil do prestador for ambos, exemplo: noticia destinada aos Cardiologistas, à clinica medica do Marcelo Santos e ao beneficiarios do Plano Basico)

No momento da inclusão ou alteração da notícia é possível incluir, alterar e excluir as linhas de cada GRID.

Importante: 

  • É possível incluir no conteúdo da notícia imagens e GRIDs, respeitando o padrão no formato HTML. A ferramenta utilizada para gerar o código HTML deve ter suporte para gerar imagens e GRIDs.
  • Pode-se copiar uma notícia que já foi criada para criar outra e usar suas configurações.

Anexando Arquivos na Notícia

É possível anexar arquivos em cada notícia, que ficará disponível para download em um link próximo ao conteúdo da notícia.

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações /Portal/Notícias (PLSEVNOT).
  2. Selecione a mensagem na qual será anexado o arquivo.
  3. Clique em Ações Relacionadas/Anexar arquivo.
  4. Clique em Inclusão Rápida.
  5. Selecione o diretório onde está o arquivo.
  6. Selecione o arquivo e clique em Salvar.
  7. Após a inclusão, uma mensagem de confirmação irá aparecer na tela.

Veja como funciona na prática:

Importante:

  • Para que seja criado o diretório onde serão armazenados os arquivos anexados, é necessário configurar o parâmetro MV_SESINI com o caminho onde o diretório deverá ser criado, exemplo: \WEB\PP (configuração padrão da pasta do portal). Não inclua aspas na descrição e não inclua barra no final. Deve-se atentar para informar no parâmetro o mesmo caminho que está configurado no appserver.ini, pois, se o caminho for outro, não será possível realizar o download do arquivo da notícia.

Por exemplo, se no appserver.ini a configuração for PATH=C:\PROTHEUS\Protheus_MZP\Protheus_Data\web\pp, no parâmetro deve ser informado \web\pp, agora se no appserver.ini a configuração for PATH=C:\PROTHEUS\Protheus_MZP\Protheus_Data\web\portal, no parâmetro deve ser informado \web\ portal

  • Ao incluir o primeiro arquivo em uma mensagem, dentro do diretório \WEB\PP, um diretório chamado arquivonoticia será criado, e a cada vez que um arquivo for anexado a uma mensagem, uma subpasta onde o nome é o código da notícia será criado dentro do diretório arquivonotícia
  • O diretório de anexo de cada notícia só será criado uma vez, na primeira inclusão do arquivo.
  • Se um ou mais arquivos foram anexados à notícia, e a pasta arquivonoticia não for criada, primeiro verifique se a pasta portal configurada (PP) está com um nome diferente.
  • Se houver a necessidade de excluir a pasta arquivonoticia, primeiro exclua todas as notícias no remote pois poderá causar inconsistência nos dados da tabela AC9 – Relação de Objetos x Entidades.

Visualizando Arquivos Anexados à noticia

  1. Para visualizar um arquivo anexado à notícia clique no botão Conhecimento.
  2. Todos os arquivos da notícia serão visualizados.
  3. Clique em Abrir, para abrir o arquivo selecionado.

  4. Para excluir, selecione o arquivo e aperte a tecla Delete do teclado. A linha deletada mudará para a cor cinza.
  5. Clique em Confirmar para concluir a exclusão.

Veja como funciona na prática:

Detalhes do Painel de Notícias 

  • O painel de notícias estará localizado ao lado esquerdo inferior do portal do prestador ou beneficiário.
  • As notícias mais atuais aparecem primeiro.
  • O título de cada notícia estará descrito na forma de link no painel de notícias e para acessar o conteúdo da notícia e os arquivos é necessário clicar no título.
  • Se existirem notícias antigas que não aparecem no painel, clique no link Todas as notícias, que aparecerá abaixo, e todas as notícias anteriores estarão visíveis.
  • Caso não exista notícia disponível, a seguinte mensagem no painel estará visível.

Visualizando as Notícias no Portal

Primeiramente, para visualizar as notícias no portal, é necessário alterar o parâmetro MV_NOTPRT.

  1. Acesse o portal (prestador/ beneficiário de acordo com a configuração da notícia).
  2. Ao acessar o portal, ao lado esquerdo inferior estará visível o painel de notícias com os títulos de cada notícia.
  3. Para visualizar a notícia clique no título da notícia.
  4. Para retornar à tela anterior, ou mesmo para mensagens anteriores clique no botão voltar do navegador.

Download de Arquivos

Caso exista arquivos anexados à notícia, um link que direciona para a página de download estará disponível após o conteúdo da notícia.

  1. Acesse o portal (prestador/ beneficiário de acordo com a configuração da notícia).
  2. Clique no título da notícia.
  3. Clique no link clique aqui.
  4. Clique no arquivo que deseja fazer o download.

03. TELA PLSEVNOT

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExcluir
ImprimirFaz a impressão do registro.
Copiar

Faz a copia do registro.

Anexar ArquivoAnexa o arquivo.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSEVNOT

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Titulo

Informe o Titulo da noticia.

Vigência Ini

Informe a Data de Vigência Inicial da Noticia.

Vigência Fin

Informe a Data Final da Vigência da Noticia.

Notic. HTML

Inclua a Noticia a ser apresentada ao Prestador.

Perf. Portal

Selecione em qual portal será possível visualizar a notícia.


IMPORTANTE!

Use esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • BPL - Cadastro de Noticias          
  • BPM - Especialidade Noticias        
  • BPO - Prestador X Noticias