01. INTRODUÇÃO

À partir da versão 22.07 os módulos desktop do ERP Linha Consinco, também conhecidos como módulos Centura, foram modernizados com a atualização da nossa ferramenta de desenvolvimento OpenText Gupta Team Developer para a última versão disponível pelo fabricante.

Com a modernização, os nossos times de desenvolvimento contam agora com novos recursos e componentes nativos que permitem implementações de funcionalidades e padrões mais modernos para o desenvolvimento de aplicações desktop.

A modernização também garante a total compatibilidade dos nossos módulos desktop do ERP Linha Consinco com as versões mais recentes do sistema operacional Windows e de clients do banco de dados Oracle.

Além disso, nossos testes de benchmark indicam ganhos de desempenho em rotinas de navegação e em cenários de maior latência de rede (link, rede wireless) com os novos executáveis da 22.07, comparados à versão anterior.

02. O QUE VAI MUDAR?

Para gerar o menor impacto possível ao usuário final neste momento, optamos por manter um tema gráfico similar aos das versões anteriores.

Haverá uma mudança sutil com uma melhora perceptível na exibição de campos, botões, gráficos e mensagens de interação apresentadas ao usuário que tornam-se mais suaves e modernas, como observado nos exemplos a seguir.

03. ATUALIZAÇÃO DO C5CLIENT

Com a modernização, um novo instalador do Client Setup (C5Client) foi gerado para contemplar as novas bibliotecas que a ferramenta OpenText Gupta Team Developer agora exige para o funcionamento dos executáveis.

As novas bibliotecas agora exigem o pacote Visual C++ Redistributable Packages for Visual Studio 2013 x86 (vcredist_x86.exe) instalado na estação de trabalho. Habitualmente este pacote já faz parte da instalação tradicional do Windows, porém, ele pode não estar instalado. Caso o pacote não esteja instalado no Windows, é necessário a sua instalação para o correto funcionamento dos módulos.

Disponibilizamos uma nova versão do instalador Client Setup (C5Client) na Central de Downloads que deve ser utilizado em novas instalações a partir da versão 22.07. Para saber mais sobre o instalador, acesse a documentação da ferramenta no TDN.

Para instalações já existentes, há duas possibilidades para atualização:

  • Remover totalmente a instalação do C5Client atual, limpando qualquer arquivo e pasta residual dentro do diretório do C5Client, e realizando uma nova instalação utilizando o novo instalador disponibilizado. Este é o procedimento recomendado para garantir que não ficará nenhuma biblioteca antiga ou arquivos obsoletos. Este procedimento também possibilita uma revisão em instalações antigas, que podem acumular arquivos que não fazem parte da instalação.
  • Executar o novo Setup sem realizar a desinstalação do C5Client anterior. Neste cenário, o instalador irá apenas sobrepor as bibliotecas necessárias para o funcionamento da nova versão, mas as bibliotecas antigas e os arquivos salvos manualmente na pasta permanecerão. Este procedimento é mais simples, porém, deixará na instalação arquivos e bibliotecas obsoletas do Client antigo ou copiados manualmente.


O novo instalador do Client Setup (C5Client) permite a instalação de modo silencioso, ou seja, por linha de comando. Para ambientes com muitas estações de trabalho que possuem os módulos do ERP desktop, é possível utilizar essa funcionalidade da ferramenta para automatizar a execução da instalação nas estações de trabalho por política de GPO. Acesse a documentação da ferramenta e veja como utilizar esse recurso.

Os novos executáveis (22.07) não são compatíveis com as bibliotecas do C5Client anterior, como os executáveis anteriores (22.01) não são compatíveis com as bibliotecas do novo C5Client.

A execução do novo instalador do C5Client é obrigatória em todas as estações que executam os módulos desktop para que as novas bibliotecas .NET Framework nativas da ferramenta de desenvolvimento sejam corretamente registradas no Windows (GAC) mesmo quando utilizado a ferramenta C5TA, caso contrário, as aplicações poderão não funcionar corretamente (ex: exibição de gráficos).

Os executáveis de módulos já descontinuados em versões passadas não serão atualizados e não devem mais ser utilizados atualmente, uma vez que o seu uso pode ocasionar inconsistência de dados.

03. SISTEMA OPERACIONAL

A partir da versão 22.07, as versões "mínimas" abaixo são requisitos obrigatórios (conforme pré-requisitos da ferramenta OpenText Gupta Team Developer) para o correto funcionamento dos módulos desktop.

  • Windows 11, 10
  • Windows Server 2022, 2019, 2016, 2012 R2

04. UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA LOGIN

Assim como os demais módulos desktop do ERP, a versão atual da ferramenta Login (a esquerda) não é mais compatível com as novas bibliotecas do novo C5Client.

Para os usuários que utilizam a ferramenta para alternar o contexto de conexão com o banco de dados (Produção x Homologação), recomendamos que o uso da ferramenta seja substituído pelo recurso já existente na ferramenta Menu, que possibilita a troca de contexto de banco de dados de forma segura, prática e gerenciada, incluindo a possibilidade de sinalizar que a conexão é de um banco de produção ou homologação. Não conhece o Menu ou essa funcionalidade? Acesse a documentação do Menu e fique por dentro.










Se o Menu ou essa funcionalidade ainda não forem utilizados ou sendo necessário a geração de um Consinco.ini para mudança da senha de conexão com o banco de dados, há uma nova versão da ferramenta Login compatível com o novo C5Client, disponível na pasta C5Client após a instalação do setup. A partir dessa versão, a senha das conexões cadastradas na ferramenta Login passam a não ser mais visíveis em texto plano, aumentando a segurança do uso da ferramenta em ambientes de produção compartilhados.

Acesse a documentação da ferramenta no TDN e conheça as mudanças com a nova versão.

05. HOW-TO SETUP CLIENT

Assista ao how-to que o nosso time de suporte Prime preparou sobre a mudança do C5Client.