DASHBOARD - GESTÃO DE LEADS DA EQUIPE
Para visualizar o Dashboard - Gestão de Leads da Equipe, acesse: Módulo Analytics, sub-módulo Dashboards e CRM - Gestão de Leads da Equipe
Para converter Leads em clientes, eles precisam passar por um processo de captação, qualificação e nutrição até serem potenciais oportunidades de vendas. Os Leads, na maioria das vezes, passam por um processo de pré-vendas antes de chegar ao vendedor. Para conseguir extrair todo potencial desse funil de Leads e converter o maior número de oportunidades, é preciso um processo criterioso. Com as métricas desse painel, você consegue entender onde estão os gargalos no seu processo de prospecção, de qualificação e nutrição de Leads.
O painel de Gestão de Leads da Equipe é uma ferramenta que permite rastrear e monitorar importantes KPIs (Key Performance Indicator - Indicador Chave de Performance) por meio da visualização de dados para identificar e comparar diferentes medidas, além de aumentar o desempenho de geração de demanda. O painel fornece uma visão de alto nível de sua estratégia geral de vendas, mas com mais foco na otimização das táticas de vendas do dia a dia.
INDICADORES
Segue explicação sobre o que é, e para que são os INDICADORES:
◉ Leads Ativos: reflete o número de Leads ativos e quantos foram gerados pelos usuários e pela equipe. Essa métrica apresenta os Leads que têm atividades, metas a serem atingidas e os vendedores que estão focados nas oportunidades desses Leads. Com a métrica é possível ter parâmetro do número de Leads que estão em operação para criar estratégias, aumentar e definir mais oportunidades de Leads.
◉ Leads convertidos: reflete os leads convertidos para clientes. Com essa métrica é possível saber o número de leads convertidos em clientes, além de indicar a quantidade de Leads necessários em um período de tempo para atingir as metas de vendas da equipe.
◉ Com atividade (período): indica os Leads com atividades.
◉ Com oportunidade (período): aponta os Leads com oportunidades.
◉ Leads por etapa: Elenca em que estágio está cada Lead, além de informar a etapa que os Leads estão no funil de vendas e o quão perto estão de serem finalizadas.
◉ Taxa de avanço entre etapas do Lead: Por meio de gráfico em barras, mostra quantos dos seus leads avançam para a próxima etapa de vendas, indicando a eficiência das estratégias da sua equipe comercial.
◉ Taxa de conversão: Esse KPI responde a uma das perguntas mais importantes para o seu time de vendas: quantos leads estão sendo convertidos em vendas?
Essa métrica também responde outras perguntas importantes sobre o processo de vendas, como:
Qual é a proporção entre clientes em potencial qualificados contatados e conversões de clientes?
Quando os clientes em potencial qualificados caíram em seu funil de vendas?
Você está entrando em contato com os leads certos?
◉ Ciclo de dias para conversão do Cliente: indica quanto tempo leva para um lead ser convertido. Por meio de um velocímetro, este KPI de vendas fornece uma visão sobre a produtividade do funil de vendas, para que você possa tomar melhores decisões sobre quanto esforço você coloca para fechar um cliente potencial.
◉ Leads inativos: Indica quantos leads foram inativados no período.
◉ Leads sem atividades: Indica quantos leads estão sem atividades.
◉ Leads sem oportunidades: Indica quantos leads estão sem oportunidades.
◉ Origem: Por meio de gráfico em barra, aponta a origem dos Leads. Por exemplo, caso os leads venham de conferências, feiras, inscrições para demonstração de sites ou referências, essas informações ajudam a classificar quais leads devem ser contatados primeiro e a se concentrar nas fontes mais lucrativas. Também permite visualizar a necessidade de diversificar as fontes de leads para não depender totalmente de um ou dois recursos.
◉ Segmento: Por meio de gráfico em barra, permite analisar quais segmentos trazem o maior volume de leads.
◉ Ranking leads criados (por profissional): Por meio de gráfico em barra, indica qual profissional traz mais leads, além de comparar com outros profissionais para melhorar o desempenho da equipe.
◉ Ranking leads com oportunidade (por profissional): Por meio de gráfico em barra, indica qual profissional traz mais leads com oportunidades além de comparar com outros profissionais para melhorar o desempenho da equipe.
◉ Ranking leads descartado (por profissional): Por meio de gráfico em barra, mostra qual profissional descarta mais leads além de comparar com outros profissionais para melhorar o desempenho da equipe.
◉ Ranking leads convertidos (por profissional): Por meio de gráfico em barra, destaca qual profissional traz mais leads convertidos, além de comparar com outros profissionais para melhorar o desempenho da equipe.
◉ Novos leads (YTD): Por meio de gráfico em barra, proporciona uma análise de performance de leads gerados referente ao ano atual.
◉ Novos leads (2 anos): Por meio de gráfico em barra, realiza uma análise de performance de leads gerados referente aos últimos dois anos.
◉ Leads convertidos em cliente (YTD): Por meio de gráfico em barra, analisa a performance de leads convertidos em clientes referente ao ano atual.
◉ Leads convertidos em cliente (2 anos): Por meio de gráfico em barra, proporciona uma análise de performance de leads convertidos em clientes referente aos últimos dois anos.
◉ Pesquisa de leads: Por meio de busca, permite filtrar referente às informações expostas no painel de indicadores.