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Objetivo

O objetivo principal dos cadastros básicos no TPF é suprir o sistema com as informações mínimas necessárias para a correta utilização da plataforma.

Quais são os tipos de cadastros do TPF?

Os cadastros no TPF podem ser divididos em duas categorias por níveis de acesso, sendo os cadastros em nível de Usuário e em nível de Administrador Bematech.

Usuário: são todos os cadastros que podem ou não serem liberados para todos os usuários do TPF. Quando falamos "podem ou não" isso significa que dentro da configuração do ambiente do cliente, é possível determinar níveis diferentes de acesso (Administrador de Grupo, Administrador de Estabelecimento, Contador, Consulta) onde cada nível desses permite algumas liberações em determinadas telas.

Administrador Bematech: esse é um nível de acesso que é utilizado apenas por administradores da plataforma, restrito exclusivamente a TOTVERS e com lista de acesso controlado pela equipe de segurança da TOTVS. A entrada ou saída nessa lista é realizada pela equipe de Produto do TPF, porém de tempos em tempos, é necessário o envio dessa relação de usuários para controle e garantia de que todos contidos nela realmente possam utilizar esse nível de acesso.

Importante destacar, que o nível de acesso de Administrador Bematech, permite o controle total da plataforma, bem como o acesso irrestrito a todos os documentos fiscais de todos os clientes da plataforma, sendo assim qualquer usuário com esse nível de acesso deverá redobrar os cuidados ao acessar qualquer funcionalidade, principalmente em documentos de clientes. 

Cadastros em nível de usuário

Os cadastros em nível de usuário podem ser acessados através do menu, sendo eles:

Cadastro

  • Estabelecimento
    • Pode ser considerado o cadastro principal dentro do TPF, através do Estabelecimento é que se configura as principais regras para a emissão e controle dos documentos fiscais da empresa. Também concentra parâmetros em nível de Estabelecimento para definir regras como Certificado Digital, acesso a servidor de e-mail externo e acesso ao WS de DF-e do SEFAZ
  • Grupo
    • O grupo não é obrigatório para a utilização do TPF, porém dependendo da forma de utilização da plataforma e ERP ao qual será conectado, sem essa configuração a integração não irá ocorrer. Para ERPs como o Datasul, RM, GEMCO por exemplo, a conexão acontece através do Fiscal Sync e esse exige a configuração do Grupo onde centraliza todos os Estabelecimentos e usuários vinculados. Dessa forma, mesmo não sendo obrigatório o cadastro do grupo, é altamente recomentado a sua criação para a correta utilização da plataforma.
  • Usuário
    • O cadastro do usuário é algo mais simples, porém pode conter informações importantes para a utilização do sistema pelo usuário. A condição que define essa regra é o perfil, sendo que atualmente os perfis são:
      • Administrador de Grupo: usuário com permissão para controlar todas as regras do grupo, sendo elas o cadastro ou edição de estabelecimento, criar e editar outros usuários.
      • Administrador de Estabelecimento: usuário com permissão para realizar todas as ações e controle semelhante ao administrador de grupo porém restrito ao nível de Estabelecimento. 
      • Contador: usuário com permissão de realizar várias ações referente aos documentos fiscais do grupo ou estabelecimento ao qual ele está vinculado, porém sem permissão de administrador, ou seja, não consegue cadastrar novos usuários ou estabelecimentos por exemplo.
      • Consultas: usuário com o menor nível de permissões, normalmente consegue visualizar os documentos do estabelecimento ou grupo que está vinculado, consegue realizar algumas ações básicas como detalhar ou imprimir o documento, porém nada muito além disso.
  • Solicitações 
    • O cadastro de solicitações é um recurso antigo na plataforma que não possui mais usabilidade. Basicamente era utilizado pelos Partners da Bematech (Software Houses) para solicitar a inclusão de um novo CNPJ a lista de estabelecimento. Esse recurso nasceu antes da existência do conceito de grupo e esses cadastros eram restritos a Administradores Bematech porém atualmente tal solicitação não precisa mais ser realizada devido o próprio usuário conseguir cadastrar os Estabelecimentos, caso tenha o perfil para isso.

Configurações

  • Sistema
    • As configurações de Sistema surgiram recentemente na plataforma, para flexibilizar aos usuários administradores a possibilidade em definir regras que irão ser aplicadas a todo o seu ambiente (tenant). Antes dessa implementação, as configurações ficavam restritas ao nível de Estabelecimento, e caso o grupo possuía um número grande de filiais, a configuração era obrigada a ser realizada estabelecimento a estabelecimento, ou, ficava restrita ao perfil do usuário, ou seja, qualquer configuração realizada pelo usuário em seu perfil, atingia apenas a si próprio e não aos demais usuários de seu grupo. 

Perfil

  • Alterar senha
    • Cadastro a nível do perfil de usuário onde permite a ele a mudança de sua senha para qualquer outra de seu deseja. Qualquer alteração nesse cadastro irá afetar apenas ao próprio usuário, sem afetar qualquer outro usuário de seu grupo, mesmo sendo de perfil Administrador. 
  • Configurações de Alertas
    • As configurações de alertas trazem ao usuário a possibilidade em realizar configurações conforme sua necessidade porém restritas apenas a si próprio. Nesse local é possível o usuário configurar regras de alertas por e-mail para algumas funcionalidades encontradas na plataforma, mas essas regras apenas serão aplicadas para o próprio usuário, não se refletindo aos demais usuários do seu grupo.

Cadastros em nível de Administrador Bematech

Os cadastros em nível de Administrador Bematech podem ser acessados através do menu, sendo eles:

Cadastros

  • Aprovações 
    • O cadastro de Aprovações, é o local onde o Administrador Bematech realiza a aprovação das solicitações realizadas pelo usuário da plataforma. 

Perfil

  • Configurações do Sistema
    • Em configurações do Sistema, algumas regras gerais da plataforma são definidas. Essas regras se aplicam a todos os usuário da plataforma em geral.
  • Logback
    • Logback é um recurso que incialmente foi criado para a consulta de log gerados pela plataforma de qualquer serviço que o TPF executa, porém atualmente esse recurso está desativado
  • Perfis de segurança 
    • Perfis de segurança é possível criar e definir as regas de perfis que serão utilizados pela plataforma. Atualmente essa definição está restrita a ser realizada por Administrador Bematech, porém no futuro esse cadastro será possível ser realizado em nível de Administrador de Grupo.





  • Sem rótulos