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Utilizar rotina 2075 no sistema operacional Linux
Produto: | 2075 - Frente de Caixa |
Passo a passo: | #dica: Para utilizar a rotina 2075 no sistema Linux, faça primeiro o download do instalador específico para Linux. Em seguida, faça a Configuração do Servidor de Produção, o ajuste das Configurações de Rede, as Configurações do Servidor de Faturamento e a Configuração da rotina 2075. |
Para utilizar a rotina 2075 no sistema operacional Linux, realize os procedimentos abaixo: Instalação1 ) Acesse o link: http://servicos.pcinformatica.com.br/autoservico/instaladores/Linux/;2) Selecione o boot para o drive de DVD ou pen drive e inicie a instalação. Será exibida a tela de início do Ubuntu; 3) Selecione o idioma Português do Brasil e clique Instalar Ubuntu 10.04 LTS; 4) O Instalador do Ubuntu irá procurar a sua localidade e o horário vigente. Automaticamente, virá marcada a região como Brasil e fuso horário Brasil (São Paulo), não altere. E clique Avançar; 5) Selecione um layout de teclado. É necessário informar um layout de teclado para que o sistema identifique as entradas informadas que serão apresentadas pelo usuário; 6) Mantenha a Opção sugerida marcada e clique Avançar; Observação: caso tenha dúvidas sobre qual layout marcar por possuir uma máquina cujo layout de teclas seja diferente da ABNT2 do Brasil, digite os caracteres: cedilha (ç), dois pontos (:), e barra (/) na caixa. Você pode digitar dentro da caixa para testar seu novo modelo de teclado. Caso haja diferença, marque o layout encontrado. 7) Prepare espaço em disco e clique Avançar; Observação: será questionado onde deseja instalar o sistema Ubuntu. Não altere o local especificado para instalação. Pois, é necessário conhecimento avançado no sistema Linux e a PC Sistemas não oferece suporte para esse caso. 8) Informe o nome de usuário Ubuntu no campo Qual o seu nome? e informe o login para o sistema no campo Que nome você deseja usar para entrar no sistema?; 9) Informe uma senha no campo Escolha uma senha para manter a sua conta segura; 10) Informe um nome para o computador no campo Qual é o nome deste computador?; 11) Desça a barra de rolagem e marque a opção Iniciar sessão automaticamente; 12) Clique Avançar. O sistema operacional está parametrizado e configurado. 13) Clique Instalar; 14) Clique Reiniciar agora; Observação: o sistema Ubuntu está instalado, mas o caixa ainda não. A tela da área de trabalho do Linux para a distribuição Ubuntu 10.04 adaptada para receber o frente de caixa da PC Sistemas será apresentada. 15) Informe a senha do usuário e clique OK; Observação: o Ubuntu ativa automaticamente a proteção de tela para cinco minutos. Para desativar, desmarque as opções Ativar proteção de tela quando o computador estiver ocioso e Bloquear a tela quando a proteção de tela estiver ativa, da sub aba Preferências, da aba Sistema. Iniciar a configuração do caixa, conforme segue. Configuração do Servidor de Produção1) Defina a comunicação com o servidor de produção (database link); 2) Selecione o Menu Aplicativos, sub-menu Varejo, opção Varejo-Configurador de Ambiente; 3) Insira a senha do usuário Ubuntu e clique OK; 4) Clique duas vezes na coluna Valor e informe o endereço IP do servidor de produção no campo IP do servidor; 5) Clique duas vezes na coluna Valor e informe o nome do serviço no campo Serviço. Esse dado pode ser obtido com o administrador de rede ou em uma máquina que contenha o WinThor instalado; 6) Na máquina com o WinThor, procure pelo arquivo tnsnames.ora e verifique a linha SERVICE_NAME ou SID; 7) Clique duas vezes na coluna Valor e informe o nome do usuário do banco de dados no campo Usuário; 8) Clique duas vezes na coluna Valor e informe a senha do usuário do banco de dados no campo Senha, 9) Serão iniciados procedimentos internos ao banco de dados Oracle XE, aguarde o processamento e clique OK. Agora, para que o caixa se comunique com os servidores, é necessário que ele esteja inserido em uma rede. Veja as orientações abaixo. Ajustar as Configurações de Rede1) Clique Sistema, em seguida, clique Preferências e, em seguida, Conexões de rede; Observação: dependendo da placa de rede, automaticamente serão pesquisados os dados da placa ou, será necessário incluí-los manualmente. 2) Selecione o tipo de rede: Com rede, Sem fio, Banda larga móvel, VPN ou DSL, e clique Editar. Na caixa Nome, informe o nome da conexão e é recomendável o nome Auto eth0; 3) Informe o Método como Manual e clique o botão Adicionar; 4) Informe o endereço IP no campo Endereço; 5) Informe a máscara de rede no campo Máscara de rede, 6) Informe o gateway no campo Gateway. Pronto! Com a configuração da comunicação entre caixa e servidor concluída, configurar agora a comunicação com o servidor de faturamento (dados do servidor de FTP). Servidor de Faturamento - Configuração1) Acesse o menu Aplicativos, sub-menu Varejo, opção Varejo - Configurar Servidor de Faturamento; 2) Será solicitada a senha do usuário Ubuntu, informe-a e clique OK, 3) Clique duas vezes no campo Valor, preencha os campos e clique OK. Parametrização SITEF DLL1) Acesse o menu Aplicativos, sub-menu Wine, opção Navegar no Disco C; Observação: será aberto o navegador de arquivos do Ubuntu. 2) Clique duas vezes o botão Winthor; 3) Clique duas vezes o botão Prod; 4) Clique o botão Mod-020. 5) Procure o arquivo CliSiTef.ini; 6) Clique o botão direito do mouse e selecione a opção Abrir com outro Aplicativo; 7) Selecione o aplicativo gedit (o editor de textos do Linux) e clique Abrir; 8) No campo Porta, que se refere à porta serial onde o Pin Pad está conectado, informe o número da porta serial com o zero na frente,
9) Clique Salvar. Agora, para configurar a resolução da tela (aumentar ou diminuir), realize os procedimentos a seguir. Ajustar a resolução da tela1) Selecione o menu Sistema, sub-menu Preferências, opção Monitores, 2) Na opção Resolução, selecione a resolução desejada e clique Aplicar. Observação: para uma melhor visualização da tela, é necessário ocultar as barras do Ubuntu, conforme demonstrado abaixo. Ajustar a visualização da tela para a rotina 20751) Na barra de Menu, clique o botão direito do mouse e selecione Propriedades, 2) Marque a opção Ocultar automaticamente. Configuração da rotina 2075 - Início da Operação1) Conecte o ECF (impressora fiscal) à porta serial; 2) Clique duas vezes o ícone Varejo - PCAUX2075 criado durante o processo de configuração do servidor de produção; Observação: a rotina 2075 será aberta e será tentada uma comunicação com o ECF. Poderá haver lentidão, pois, a rotina irá pesquisar pelas impressoras cadastradas em seu mecanismo de pesquisa. 3) Pressione F2 para atualizar a estrutura do banco de dados local e efetuar a carga total; 4) Marque Sim para a mensagem apresentada; 5) Clique Sim; Observação: serão buscados os dados marcados para exportação na rotina 2001 para a carga geral. 6) Aguarde o fim da carga e clique OK; 7) Pressione OK; 8) Insira a chave de ativação do WinThor no campo Informe a chave de ativação do sistema Winthor; Atenção! Não altere a informação do campo Login (nome do usuário) SYS. 9) Informe o caixa no campo Senha do usuário SYS e clique OK; 10) Pressione F5 e, em seguida, clique C-Abertura Caixa para selecionar o operador para abertura do caixa, 11) Selecione o usuário e clique OK. Pronto! A rotina 2075 já pode ser utilizada no sistema operacional Linux. |