É importante destacar que a nova proposta estará disponível para novos clientes a partir da versão 12.1.2306.
Introdução:
Esse processo é útil para gerenciar propostas que precisam ser aprovadas por um supervisor ou gerente antes de serem finalizadas. O processo começa quando um gerente recebe uma proposta que foi reprovada e precisa ser aprovada.
Em seguida, o gerente acessa a proposta e pode visualizar um resumo dos dados da proposta. Com base nesses dados, o gerente pode decidir se aprova ou reprova a proposta.
Para garantir que o supervisor ou gerente seja notificado sobre a proposta, é necessário enviar um e-mail ao finalizar a proposta. Esse e-mail será enviado para o supervisor com as informações em seu corpo que é parametrizado em um Reports (através dos parâmetros do TOTVS Incorporação) , juntamente com informações adicionais sobre o motivo pelo qual a proposta foi aprovada ou reprovada.
Pré requisitos:
Sobre as configurações necessárias para o envio de e-mails:
- É necessário que os parâmetros de envio de e-mail estejam configurados no sistema. Para configurar acesse: Envio de e-mails - Linha RM
- Realizar a importação dos relatórios: TCGIRELPI0001 - Corpo de E-mail para Solicitação de Aprovação de Proposta e TCGIRELPI0002 - Corpo de E-mail para Forçar Aprovação de Proposta (através do RM Reports) estes relatórios estão disponível acessando o TOTVS Compartilhamento
- Para que os e-mails possam ser enviados corretamente é importante que o SUPERVISOR E CORRETOR possuam seus e-mails cadastrados em seus respectivos usuários no Portal de imóveis no caminho (backend | Usuários)
Sobre as configurações no portal de imóveis:
- Para a situação da proposta REPROVADA, é necessário habilitar a opção "Permite forçar aprovação" no Backend | Globais | Situação da Proposta. Essa opção permitirá que o SUPERVISOR realize a aprovação de uma proposta reprovada.
- Para permitir que o supervisor autorize propostas reprovadas, acesse o Backend, vá para Usuários, selecione Grupos e edite o grupo associado ao usuário Supervisor. Marque a opção "Autorizar proposta reprovada". Isso dará ao supervisor a capacidade de autorizar propostas reprovadas.
- A proposta deverá estar com sua situação reprovada para que este processo possa ser realizado.
Parametrizando o sistema:
Para que o sistema realize o envio de email será necessário realizar as seguintes parametrizações:
1) Realizar a parametrização dos relatórios nos parâmetros do TOTVS Gestão de Imóveis. Estes relatórios imprimem o resumo da proposta no corpo do email enviado para o supervisor e para o corretor.
Esta tela é dividida em duas seções: "Dados para solicitar aprovação" (referente aos dados enviados pelo corretor para o e-mail do supervisor) e "Dados para forçar a aprovação" (referente ao e-mail enviado pelo supervisor para o corretor).
Para informar os relatórios nesta tela Acesse no backoffice o módulo Gestão de Imóveis e em seguida acesse: Ambiente | Parâmetros | Gestão de imóveis | Portal de Imóveis, nesta tela apresentada preencha os campos: Nome do remetente, email do remetente e em seguida informe os relatórios conforme instruções na imagem.
2) Associando um usuário supervisor no cadastro do corretor:
Para parametrizar um usuário supervidor para o corretor no Portal de Imóveis, siga os seguintes passos:
- Acesse no Portal de Imóveis - backend;
- Clique em "Usuários";
- Selecione o corretor que deseja parametrizar (e edite seu cadastro);
- Ao acessar o cadastro editado, informe um supervisor para o corretor no campo "supervisor".
- Certifique-se de que o corretor selecionado tenha um e-mail cadastrado no sistema;
Ao seguir esses passos, o sistema estará configurado para enviar um e-mail automaticamente para o supervisor quando uma proposta for reprovada. Isso permitirá que o supervisor tome conhecimento do status da proposta e tome as medidas necessárias para forçar a aprovação ou reprovar a proposta
Realizando o processo na prática:
Para que o e-mail seja enviado, foi realizado pelo corretor a inclusão de uma proposta que foi salva com sua situação reprovada.
Este exemplo abaixo demonstra um % de desconto de 5% que possibilitará esta proposta ficar reprovada;
Após validar os dados, você observará uma informação indicando que este plano encontra-se reprovado.
Em seguida foi selecionado a opção "próximo" para que a página do "Resumo da proposta" fosse apresentada.
Ao acessar a tela "Resumo da proposta", será exibida a opção "Solicitar aprovação".
Ao selecionar essa opção, uma tela com o nome "Observação" será aberta, permitindo que o usuário preencha uma mensagem, ao final clique em Enviar solicitação.
As informações inseridas no campo mensagem serão impressas no corpo do e-mail enviado para o supervisor responsável pelo corretor.
Dessa forma, o supervisor terá acesso às informações relevantes sobre a proposta reprovada e poderá tomar as medidas necessárias para a aprovação da mesma.
OBS: Para configurar uma proposta para Aprovação \ reprovação de VPL acesse: Alçada de aprovação
Visualizando o processo de Aprovação ou reprovação de Propostas:
Após o processo de "Solicitar aprovação" (demonstrado na última imagem acima), será enviado um e-mail para o supervisor.
Quando o supervisor acessar esse e-mail, veja que será disponibilizado um link de acesso à proposta. Ao clicar nesse link, o supervisor será direcionado para realizar seu login no portal de imóveis para acessar a página da proposta no sistema.
Imediatamente será acessada a tela de resumo da proposta onde o suporvisor poderá visualizar as informações da proposta e validar os dados.
Isso permitirá que o supervisor tenha acesso fácil e rápido às informações relevantes sobre a proposta reprovada e tome as medidas necessárias para a aprovação da mesma.
Ao clicar Autorizar Proposta Reprovada será apresentado o campo mensagem que após ser preenchido bastará o supervisor clicar em enviar solicitação para que o email possa ser direcionado para o corretor.
O corretor irá receber um email informando que a proposta encontra-se aprovada pelo supervisor