Páginas filhas
  • (Homologação) TOTVS MODA - Análise de consumo e sugestão de compra

01. VISÃO GERAL

No "Análise e Sugestão de Compras", você poderá aproveitar os seguintes recursos e informações:

  • pedido geradoAnálise de compras: Acompanhe e analise os dados de compras, incluindo volume total de compras, categorias de produtos adquiridos e métricas de desempenho de estoque. Essa análise permitirá que você tenha uma compreensão clara do seu fluxo de compras e identifique possíveis áreas de melhoria.

  • Sugestões de compras: Com base nas análises realizadas, a ferramenta oferece sugestões inteligentes de compras, ajudando você a tomar decisões de forma mais precisa e eficiente. Essas sugestões consideram fatores como histórico de vendas, demanda prevista, estoque atual e compras em andamento.

  • Monitoramento de desempenho: Acompanhe métricas essenciais relacionadas às vendas, como totais de vendas. Essas informações ajudam a entender o desempenho das vendas, identificar padrões sazonais ou de meses específicos e tomar ações estratégicas para impulsionar o crescimento do seu negócio.

  • Tomada de decisões estratégicas: Com acesso às análises detalhadas e sugestões de compras, você estará equipado para tomar decisões estratégicas embasadas em dados. Isso inclui a definição de metas de estoque, otimização de compras para maximizar lucros e minimizar custos, além de ajustes na estratégia de vendas.

  • Gerar Pedido de Compras: A partir de uma análise já salva o operador poderá gerar um pedido de compras seguindo a sugestão do sistema ou modificando as quantidades.


Gif 1- No gif acima apresentamos uma visão abrangente da consulta e análise de compras realizadas no CMPFC017.

Imagem 1 - Na imagem acima apresentamos uma visão abrangente da consulta e análise de compras realizadas no CMPFC017.

02. DEMAIS INFORMAÇÕES

Nas abas a seguir, você terá acesso a informações detalhadas e precisas da ferramenta de análise e sugestão de compras, incluindo:

  • Configuração: Nesta aba, será possível ajustar as configurações personalizadas para a consulta, como seleção de empresas, datas de venda, grupos de produtos e outros parâmetros relevantes. Essas configurações permitem refinar a análise e obter resultados mais precisos.
  • Aba de Grupo: Na aba você poderá selecionar um grupo de produtos ou um produto específico para visualizar as informações nas abas subsequentes.
  • Detalhe de Produto: Na aba de Detalhe de Produto, você terá acesso a informações específicas e detalhadas sobre cada produto selecionado. Essa seção fornece uma visão aprofundada das características, atributos e dados relevantes de cada item, auxiliando na análise e tomada de decisões relacionadas à compra.
  • Pedido(s) de compra: Na aba de Pedidos(s) de compra, você terá acesso a informações sobre os pedidos de compra que foram gerados através da Sugestão de compra.
  • Estoque por Empresa: Na aba de Estoque por Empresa, você poderá visualizar as informações de estoque em uma grade, mostrando a disponibilidade e quantidade de produtos em cada empresa ou localização.
  • Outras Informações: Nesta aba, você encontrará funcionalidades adicionais que visam aprimorar sua experiência na análise de estoque e sugestão de compra. Essas funções são projetadas para oferecer recursos extras e facilitar o uso da tela, proporcionando maior eficiência e praticidade.
  • Gerar Pedido de Comparas: Demonstra a geração de um pedido de compras a partir de uma análise.
VersãoDataDisponível na releaseDescrição
0121 de maio de 202317 de julho de 2023Documento original
0205 de maio de 202401 de julho de 2024Gravar análise para utilização futura


A primeira configuração necessária é a do parâmetro IN_EXECUTA_FISFP011, que tem como função gerar automaticamente as informações de movimento de estoque no "Encerramento diário" ou durante o processo FISFP011, caso seja necessário gerar essas informações manualmente.

Imagem 1 - Na imagem acima é possível ver o parâmetro IN_EXECUTA_FISFP011 configurado como 1.


Existem três parâmetros que irão determinar qual o preço do produto a ser exibido:

Imagem 2 - Parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR - Na ausência de preços de produtos na empresa da transação, determina em qual empresa deverão ser pesquisados os preços.


Imagem 3 - Parâmetro corporativo CD_EMPVALOR - Se o parâmetro por empresa acima não estiver preenchido ou na ausência de preços na empresa informada pelo parâmetro, o programa irá buscar os preços neste parâmetro corporativo.


Imagem 4 - Parâmetro por empresa CD_EMP_PADRAO_PROMOCAO que determina em qual empresa devem ser obtidos os preços promocionais


Imagem 5 - Na imagem acima é possível ver que o preço do produto pode ser configurado no PRDFM232, assim refletindo na consulta pelo CMPFC017.


Imagem 6 - Parâmetro por empresa TP_CAD_GRUPO_CMP que determina o campo em que estará o foco ao abrir o PEDFL051.


Além da configuração do parâmetro IN_EXECUTA_FISFP011 mencionado anteriormente, outra etapa importante antes de utilizar o CMPFC017 é realizar a configuração do filtro desejado para a consulta. Isso pode ser feito através do componente ADMFP021

Imagem 1 - Na Imagem acima, é possível observar a visão geral do componente ADMFP021 devidamente configurado.


  • Limpar: limpa as informações da linha relacionada.
  • Lista de custo: desempenha a função de filtro de custo, representando a categoria específica de despesas relacionadas à produção.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente PRDFL003 será aberto, permitindo a seleção de um ou mais tipos de valor.
  • Custo padrão: esse campo está relacionado ao campo anterior, "Lista de custo", sendo o código padrão utilizado para a consulta.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente PRDFL003 será aberto, permitindo a seleção de apenas uma valor.
  • Tipo de saldo: indica a configuração do tipo de saldo do produto ou grupo consultado.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente PRDFL002 será aberto, permitindo a seleção de apenas um tipo de saldo.
  • Tipo de preço: está relacionado à configuração do tipo de preço do produto.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente PRDFL003 será aberto, permitindo a seleção de apenas uma valor.
  • Lista tipo classificação: está relacionado à configuração da classificação do produto a ser consultado.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente PRDFL101 será aberto, permitindo a seleção de um ou mais tipo de classificação.
  • Considerar Promoção: Este campo indica se as informações relacionadas ao valor do produto serão baseadas no preço de promoção, caso exista, ou no valor definido no tipo de preço.
    • OBS: Um exemplo de componente onde é possível configurar as promoções é o PRDFM002.
  • Visualização de produto: indica como será montada a aba de produto. Caso não haja uma referência de fornecedor disponível, será sugerida a descrição do nível mais baixo de grupo de produto. Também é utilizada no CMPFC017 para o tipo de busca manual, podendo ser pelo último nível ou pela referência do fornecedor.
    • OBS: ao pressionar o campo, será aberto um menu suspenso que contém duas opções de visualização de produto: "Último nível" e "Referência do fornecedor".
  • Modulação : determina qual será a quantidade base utilizada para definir a quantidade de sugestão de compra para o produto.
    • OBS: ao pressionar o campo, você terá acesso a um menu suspenso com três opções de Modulação: "Mínimo", "Ideal" e "Máximo". Essas opções estão vinculadas ao produto por meio do componente PRDFP183, permitindo que você defina a modulação desejada de acordo com as necessidades específicas do produto.
  • Detalhe de produto: determina se a consulta fornecerá informações mais detalhadas sobre o produto, incluindo uma área específica com os dados do produto, ou se apresentará apenas as informações de resultado e detalhe de produto.
    • OBS: ao pressionar o campo, será aberto um menu suspenso que contém duas opções de detalhe de produto sendo elas: "Dados e detalhe" e "Detalhe".
  • Quantidade fracionada: define como a quantidade será exibida nas consultas. É possível optar por exibir a quantidade como um número inteiro ou decimal, com a possibilidade de exibir até 6 casas decimais.
    • OBS: ao pressionar o campo, será aberto um menu suspenso que contém sete opções de formatos para a quantidade.
  • Situação pedido compra: determina quais estágios do pedido de compra serão utilizados como filtro para a informação de pedido pendente.
    • OBS: ao dar um duplo clique, o componente GERFL073 será aberto, permitindo a seleção de uma ou mais situações de pedido de compra.
  • Componente de consulta: determina se ao clicar no botão "Grupo" será chamado o PRDFF005 ou o PRDFL051.
    • OBS: O componente PRDFL051 utiliza o parâmetro por empresa TP_CAD_GRUPO_CMP para determinar o campo em que virá o foco.

     

Outro filtro essencial a ser realizado antes da consulta está relacionado ao CMPFC017. Vamos explorar mais informações sobre esse filtro para uma compreensão mais completa.

Imagem 1 - Na imagem acima, temos uma visão geral do componente CMPFC017, que está configurado adequadamente para fornecer as informações necessárias para análise e sugestão de compras.


  • Empresa: código das empresas a serem utilizadas na consulta.
    • OBS: ao dar um duplo clique nos campos "Inicial" e "Final" referentes às empresas, o componente GERFL009 será aberto.
    • OBS: no campo de seleção de empresas, é possível escolher no mínimo uma empresa e no máximo 150 empresas para serem incluídas na análise e sugestão de compras.
  • Seleção de Empresa: O objetivo desse campo é semelhante aos campos mencionados anteriormente. Ao clicar nele, você será direcionado para o componente GERFL041, onde será possível selecionar uma ou mais empresas.
  • Data compra: este campo permite que você defina o período de datas de início e fim relacionadas aos pedidos de compra para aplicar o filtro.
    • OBS: Quando a data inicial for preenchida, ao sair do campo, será sugerida na data final a data do sistema somente se a data final estiver vazia. Caso a data do sistema seja menor que a data inicial, será sugerida a mesma data inicial para a data final. As informações são geradas pelo FISFP011.  Além disso, é fundamental notar que, além da entrada por pedido de compra, é possível também  efetuar a entrada por meio do TRAFM050. É relevante também destacar que a modalidade da operação deve ser "Venda/Compra".
  • Data venda: este campo permite que você defina o período de datas de início e fim relacionadas às vendas para aplicar o filtro.
    • OBS: Quando a data inicial for preenchida, ao sair do campo, será sugerida na data final a data do sistema somente se a data final estiver vazia. Caso a data do sistema seja menor que a data inicial, será sugerida a mesma data inicial para a data final. Essas informações são fornecidas pelo FISFP011 e se referem as transações  de venda, excluindo devoluções. É relevante também destacar que a modalidade da operação deve ser "Venda/Compra".
  • Configuração: este campo está relacionado à aba anterior, onde são realizadas configurações mais específicas para a consulta.
    • OBS: ao clicar no campo, será aberto o ADMFP021.
  • Grupo: neste campo, você pode realizar a configuração dos grupos e produtos a serem consultados para análise e sugestão de compras.
    • OBS: ao clicar no campo, você será direcionado para o componente PRDFF005 ou PRDFL051, onde poderá selecionar um ou mais grupos de produtos ou produtos específicos.
  • Campo Adicionar/Pesquisar: neste campo, você poderá adicionar ou pesquisar manualmente grupos de produtos sem precisar abrir novamente o botão Grupo. A adição/pesquisa ocorrerá de acordo com a configuração feita no filtro, sendo ela por Último nível do produto ou pelo código de referência do fornecedor. 
    • OBS: Caso exista mais de um grupo com o mesmo nome, serão abertos o PRDFL021 ou PRDFL077 dependendo da configuração do filtro para informar qual dos grupos desejará adicionar ou pesquisar nas abas.

 Abaixo uma demonstração do uso da ferramenta Campo Adicionar/Pesquisar.                   

Gif - Como pode ser visto acima, quando usado a busca por Último nível, e for digitado um valor que exista em mais de um grupo, será apresentado o PRDFL021 para seleção dos grupos. O sistema irá verificar a seleção realizada no retorno e quando não existir este grupo nas abas, o sistema adicionará, se não, o sistema irá posicionar na aba deste produto. A mesma coisa irá ocorrer quando for realizado pela Referência do fornecedor, o que mudará é que irá abrir o PRDFL077 e o usuário poderá escolher mais de um grupo na lista.


 

Após a aplicação dos filtros mencionados anteriormente, você pode realizar a consulta das informações pressionando a tecla "F4". Os resultados da consulta serão apresentados de acordo com a estrutura abaixo:

Imagem 1 - Na imagem acima, destaca-se a aba de Grupo, que é responsável por apresentar as informações relacionadas a produtos. No momento, o grupo selecionado é "M.ESPORTES", e as informações exibidas nas abas subsequentes estão diretamente relacionadas a esse grupo em particular.

OBS: Além de ser usada nas informações de "Detalhe de Produto", a aba de Grupo também possui a aba de "Estoque de Empresa", que será explicada posteriormente.


Em "Dados do produto", conforme observamos abaixo, encontramos uma variedade de informações pertinentes para análise.

Imagem 1 - Em destaque, temos informações detalhadas sobre o produto, todas elas estão relacionadas à configuração feita no componente ADMFP021. Essas informações incluem dados sobre o fornecedor do produto, custos associados, classificação do produto e imagens correspondentes.


  • Fornecedor: refere-se ao código do fornecedor padrão cadastrado para o produto. Esse campo é usado para identificar de forma exclusiva o fornecedor principal associado ao item em questão. 
    • OBS: informações de fornecedor são relacionadas ao produto pelo no componente PRDFM236->PRDFM310.
  • Ref. fornecedor: refere-se ao código da referência específica do fornecedor para o grupo.
  • Unidade: refere à unidade de medida utilizada para o grupo ou produto em questão.
  • Código, Custo, Valor: informações relacionas a Lista de custo contendo o código, descrição e valor. Informações mencionadas na aba de Configuração.
  • Código Tp. Classificação: exibe o tipo de classificação associado ao produto consultado, fornecendo informações relevantes sobre sua categorização.
  • Código Classificação: exibe o código relacionado à classificação do produto consultado. Esse código é atribuído para identificar de forma única a categoria ou segmento ao qual o produto pertence.
  • Imagem: é exibida a imagem do produto relacionada ao "item base do grupo".
    • OBS: ao pressionar as teclas "CTRL + Z", a imagem será redimensionada, permitindo visualizá-la em dois tamanhos diferentes. Isso proporciona uma melhor identificação do produto ou grupo, facilitando a análise e a identificação de detalhes visuais relevantes.
    • OBS: aa parte inferior da imagem, há quatro botões de navegação que permitem alternar entre as imagens. O primeiro botão leva à primeira imagem e o último botão leva à última imagem disponível. Esses botões facilitam a navegação e a visualização das diferentes imagens relacionadas ao produto.


  • OBS: Todas as colunas apresentam opção de ordenação. Isso significa que é possível classificar os dados de acordo com cada coluna.

     

Em geral, as informações de "Resultado" apresentam os totais das informações detalhadas em "Detalhe de Produto". Esses totais agregados fornecem uma visão geral das métricas e estatísticas relacionadas ao grupo de produtos em análise, permitindo uma análise mais abrangente e simplificada.  

Imagem 1 - Nesta seção de resultados, você encontrará informações abrangentes sobre as empresas e o grupo de produtos em foco. Elas incluem métricas como quantidade de vendas, quantidade de compras, dias de estoque e sugestão. Esses dados fornecem uma visão detalhada do desempenho de cada empresa e do grupo de produtos, permitindo uma análise aprofundada.


  • Total: nesta linha, são apresentados os totais das informações de todas as empresas, somando os valores de cada coluna.
  • Total venda: nesta coluna, são exibidas as informações de vendas totais do grupo de produtos na empresa selecionada. Isso inclui o somatório de todas as vendas realizadas para esse grupo específico na empresa em análise.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Méd. Venda: É o calculo entre o total de vendas divido pelo número de meses.
  • Total compra: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de compra do grupo de produtos na empresa selecionada. Esses dados representam o valor acumulado de todas as compras realizadas para o grupo específico na empresa em análise.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Compra Pendente: nesta coluna, são apresentadas as informações totalizadas dos pedidos de compra pendentes relacionados ao grupo de produtos na empresa selecionada. Esses dados representam o valor acumulado de todos os pedidos de compra que ainda não foram entregues ou processados para o grupo específico na empresa em análise.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas às datas configuradas e aos estágios de pedidos definidos na aba de "Configuração".
  • Estoque: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de estoque do grupo de produtos na empresa selecionada.
    • OBS: o valor exibido na coluna de estoque está diretamente relacionado à configuração do tipo de saldo selecionado no ADMFP021.
  • Última Compra: nesta coluna são apresentados as informações relacionadas a data de última compra do produto. 
  • Consumo: nesta coluna, você encontra informações sobre o consumo dos produtos na empresa selecionada. É calculado usando a fórmula (total de vendas x 100) / total de compras. Essa medida mostra o quanto os produtos estão sendo consumidos em relação às compras realizadas dentro do período definido no filtro.
    • Ex: Vamos supor que em uma empresa, o total de vendas seja de 300 unidades e o total de compras seja de 600 unidades. Podemos calcular o consumo usando a fórmula (total de vendas x 100) / total de compras:

      Consumo = (300 x 100) / 600 Consumo = 50%

      Isso significa que, nesse exemplo, metade das unidades compradas foram vendidas, resultando em um consumo de 50%.

  • Dias de estoque: nessa coluna, são apresentadas informações sobre a quantidade de dias em que um determinado produto se encontra disponível no estoque, antes de ser completamente vendido. Essa métrica representa a duração média em que o produto está em estoque, considerando a demanda de vendas e a disponibilidade de produtos.
    • OBS: a fórmula para calcular os dias de estoque é a seguinte: Dias de estoque = (Estoque Médio / Custo dos produtos vendidos) x Número de dias do período.
    • OBS: o estoque médio é calculado como a média do valor de custo do estoque durante o período definido no filtro de "Data Venda". É obtido somando-se o valor de custo do estoque inicial ao valor de custo do estoque final e dividindo-o por 2. O custo dos produtos vendidos é o valor total de custo dos produtos vendidos durante o período definido no filtro de "Data venda". O número de dias do período é a quantidade de dias definida no filtro de "Data venda". Essas informações são utilizadas na fórmula para calcular os dias de estoque. O valor de custo foi definido na configuração como "Custo padrão".
      • Ex: Vamos supor que você esteja analisando o estoque de um grupo de produtos em uma loja de roupas durante um período de 30 dias. Durante esse período, você registrou um estoque médio de 500 peças e um custo total dos produtos vendidos de R$10.000. Para calcular os dias de estoque, aplicamos a fórmula:

        Dias de estoque = (Estoque Médio / Custo dos produtos vendidos) x Número de dias do período

        Dias de estoque = (500 / 10.000) x 30 Dias de estoque = 0,05 x 30 Dias de estoque = 1,5

        Nesse exemplo, o resultado é de 1,5 dias de estoque. Isso significa que, em média, o estoque disponível é suficiente para suprir as vendas durante aproximadamente 1,5 dias.

  • Cobertura: a coluna de "Cobertura" representa o número médio de dias em que o estoque atual de um produto é capaz de atender à demanda futura. Essa métrica é calculada utilizando a fórmula: Cobertura = Estoque Atual / Média de Vendas.
    • OBS: a Média de Vendas é calculada dividindo o total de itens vendidos pelo número de dias considerados. Essa métrica fornece uma estimativa do ritmo médio de vendas diárias.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
      • Ex: Vamos supor que temos um produto com um estoque atual de 100 unidades e uma média de vendas diária de 10 unidades. Para calcular a cobertura, utilizamos a fórmula: Cobertura = Estoque Atual / Média de Vendas. No nosso exemplo, a cobertura seria: Cobertura = 100 unidades / 10 unidades por dia = 10 dias. Isso significa que, com o estoque atual disponível, o produto seria capaz de suprir a demanda de vendas prevista pelos próximos 10 dias.
  • Sugestão: a coluna de sugestão apresenta as recomendações de compra para o grupo de produtos, com base nas configurações de modulação estabelecidas (mínimo, ideal e máximo). Essas sugestões são geradas com o objetivo de manter o estoque dentro dos parâmetros desejados, evitando a falta ou o excesso de produtos.
    • OBS: a modulação é configurada através do PRDFP183
      • Ex: Exemplo de sugestão de compra com modulação (mínimo, ideal, máximo):

        Suponha que o estoque atual de um determinado produto seja de 8 unidades.

        • Mínimo: 5 unidades
        • Ideal: 15 unidades
        • Máximo: 30 unidades

        Com base nesses valores de modulação, a sugestão de compra seria de 7 unidades para atingir o ideal de 15 unidades. Isso garantiria um estoque adequado para suprir a demanda dos clientes e evitar problemas de escassez.

  • Meses: ao lado direito da coluna de Sugestão, você encontrará as colunas de Meses. Essas colunas são montadas com base no período definido em "Data venda" e contêm informações totais de vendas realizadas no mês correspondente para o grupo de produtos em análise. Isso permite uma análise mais detalhada das vendas ao longo do período, facilitando a identificação de padrões sazonais ou tendências de demanda.


  • OBS: Todas as colunas apresentam opção de ordenação. Isso significa que é possível classificar os dados de acordo com cada coluna.
  • OBS: A linha "Total" em amarelo contem as informações totalizadas da empresa em foco.


Em geral, as informações de "Detalhe de Produto" fornecem detalhes específicos sobre a quantidade dos produtos. Esses dados incluem informações como estoque atual, vendas realizadas, compras pendentes e outras métricas relevantes relacionadas à quantidade disponível e movimentação dos produtos. Essas informações são úteis para acompanhar o desempenho e a gestão do estoque, auxiliando na tomada de decisões relacionadas à reposição, produção e controle de estoque.

Imagem 1- Nesta imagem, podemos observar um filtro já aplicado para um grupo de produtos específico. Na tela, são exibidas informações detalhadas relacionadas a esse grupo, proporcionando uma visão mais aprofundada dos dados.


  • Total: nesta linha, são apresentados os totais das informações do grupo selecionado para a empresa em foco.
  • Preço: nesta coluna, serão apresentadas as informações de preço do produto em foco.
    • O preço é obtido diretamente na empresa em foco.

    • Se para esta empresa não houver preços cadastrados o programa irá consultar o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR que informa a empresa onde deve ser obtido o preço.

    • Se o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR não estiver preenchido ou não houver preços cadastrados na empresa indicada, o programa irá buscar o parâmetro corporativo CD_EMPVALOR para identificar em qual empresa deve obter o preço.

    • Além disso o programa verifica o campo "Considerar promoção" configurado no ADMFP021.

      • Se estiver marcado o programa lê o parâmetro por empresa CD_EMP_PADRAO_PROMOCAO para obter a empresa onde deverá consultar se existe preço promocional ativo para o produto.

      • Se o parâmetro não estiver preenchido ou se não houver promoção ativa na empresa indicada pelo parâmetro o programa irá buscar na empresa selecionada para exibição.

    • Se existir um preço programado no PRDFM232 / PRDFC111, o valor será obtido a partir desse componente, seguindo a mesma regra do preço original do produto em relação aos parâmetros citados acima.
  • Total venda: nesta coluna, são apresentados os totais de venda para cada produto listado na empresa em foco.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Méd. Venda: É o calculo entre o total de vendas divido pelo número de meses.
  • Total compra: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de compra para cada produto listado na empresa em foco. 
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Compra Pendente: Nesta coluna, são apresentados a quantidade de produtos que estão pendentes de compra. Esses são os itens que foram solicitados, mas ainda não foram adquiridos ou recebidos pela empresa.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas às datas configuradas e aos estágios de pedidos definidos na aba de "Configuração".
  • Estoque: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de estoque de cada produto do grupo consultado.
    • OBS: o valor exibido na coluna de estoque está diretamente relacionado à configuração do tipo de saldo selecionado no ADMFP021.


Na aba de "Cor", as informações dos produtos são organizadas por suas cores, proporcionando uma visualização mais coesa e agrupada dos dados. Nesse contexto, as quantidades são calculadas levando em consideração as cores individuais dos produtos.

  • Total: nesta linha, são apresentados os totais das informações do grupo selecionado para a empresa em foco.
  • Preço: nesta coluna, serão apresentadas as informações de preço do produto em foco.
    • O preço é obtido diretamente na empresa em foco.

    • Se para esta empresa não houver preços cadastrados o programa irá consultar o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR que informa a empresa onde deve ser obtido o preço.

    • Se o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR não estiver preenchido ou não houver preços cadastrados na empresa indicada, o programa irá buscar o parâmetro corporativo CD_EMPVALOR para identificar em qual empresa deve obter o preço.

    • Além disso o programa verifica o campo "Considerar promoção" configurado no ADMFP021.

      • Se estiver marcado o programa lê o parâmetro por empresa CD_EMP_PADRAO_PROMOCAO para obter a empresa onde deverá consultar se existe preço promocional ativo para o produto.

      • Se o parâmetro não estiver preenchido ou se não houver promoção ativa na empresa indicada pelo parâmetro o programa irá buscar na empresa selecionada para exibição.

  • Total venda: nesta coluna, são exibidos os totais de vendas agrupados por cor, referentes à empresa em destaque.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Total compra: nesta coluna, são exibidas as informações totais de compra, agrupadas por cor, para os produtos listados na empresa em foco. 
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Compra Pendente: Nesta coluna, são apresentados a quantidade de produtos que estão pendentes de compra agrupados cor. Esses são os itens que foram solicitados, mas ainda não foram adquiridos ou recebidos pela empresa.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas às datas configuradas e aos estágios de pedidos definidos na aba de "Configuração".
  • Estoque: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de estoque de cada produto do grupo consultado.
    • OBS: o valor exibido na coluna de estoque está diretamente relacionado à configuração do tipo de saldo selecionado no ADMFP021.


Na aba "Tamanho", as informações dos produtos são organizadas com base em seus tamanhos, proporcionando uma visualização mais estruturada e segmentada dos dados. Essa organização permite agrupar produtos que compartilham o mesmo tamanho, facilitando a análise e comparação das quantidades relacionadas a cada tamanho específico.

  • Total: nesta linha, são apresentados os totais das informações do grupo selecionado para a empresa em foco.
  • Preço: nesta coluna, serão apresentadas as informações de preço do produto em foco.
    • O preço é obtido diretamente na empresa em foco.

    • Se para esta empresa não houver preços cadastrados o programa irá consultar o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR que informa a empresa onde deve ser obtido o preço.

    • Se o parâmetro por empresa CD_EMPRESA_VALOR não estiver preenchido ou não houver preços cadastrados na empresa indicada, o programa irá buscar o parâmetro corporativo CD_EMPVALOR para identificar em qual empresa deve obter o preço.

    • Além disso o programa verifica o campo "Considerar promoção" configurado no ADMFP021.

      • Se estiver marcado o programa lê o parâmetro por empresa CD_EMP_PADRAO_PROMOCAO para obter a empresa onde deverá consultar se existe preço promocional ativo para o produto.

      • Se o parâmetro não estiver preenchido ou se não houver promoção ativa na empresa indicada pelo parâmetro o programa irá buscar na empresa selecionada para exibição.

  • Total venda: nesta coluna, são exibidos os totais de vendas agrupados por tamanho, referentes à empresa em destaque.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Total compra: nesta coluna, são exibidas as informações totais de compra, agrupadas por tamanho, para a empresa em foco.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.
  • Compra Pendente: Nesta coluna, são apresentados a quantidade de produtos que estão pendentes de compra agrupados tamanho. Esses são os itens que foram solicitados, mas ainda não foram adquiridos ou recebidos pela empresa.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas às datas configuradas e aos estágios de pedidos definidos na aba de "Configuração".
  • Estoque: nesta coluna, são apresentadas as informações totais de estoque de cada produto do grupo consultado.
    • OBS: o valor exibido na coluna de estoque está diretamente relacionado à configuração do tipo de saldo selecionado no ADMFP021.
  • Última Compra: nesta coluna são apresentados as informações relacionadas a data de última compra do produto.
  • Nível de estoque: nesta aba, são apresentados quadrados coloridos que indicam o nível atual do estoque do produto. Essas cores variam entre verde, laranja e vermelho, de acordo com a modulação selecionada no filtro. 
    • OBS: a modulação é configurada através do PRDFP183.
      • Ex: considerando a modulação configurada com o valor ideal em 50, o estoque atual do produto é de 60 unidades e o estoque máximo permitido é de 100 unidades. Nessa situação, três quadrados ficariam na cor verde, indicando que o estoque está dentro da faixa considerada satisfatória.
  • Consumo: nesta coluna, você encontra informações sobre o consumo dos produtos na empresa selecionada. É calculado usando a fórmula (total de vendas x 100) / total de compras. Essa medida mostra o quanto os produtos estão sendo consumidos em relação às compras realizadas.
    • Ex: Vamos supor que em uma empresa, o total de vendas seja de 300 unidades e o total de compras seja de 600 unidades. Podemos calcular o consumo usando a fórmula (total de vendas x 100) / total de compras:

      Consumo = (300 x 100) / 600 Consumo = 50%

      Isso significa que, nesse exemplo, metade das unidades compradas foi vendida, resultando em um consumo de 50%.

  • Dias de estoque: nessa coluna, são apresentadas informações sobre a quantidade de dias em que um determinado produto se encontra disponível no estoque, antes de ser completamente vendido. Essa métrica representa a duração média em que o produto está em estoque, considerando a demanda de vendas e a disponibilidade de produtos.
    • OBS: a fórmula para calcular os dias de estoque é a seguinte: Dias de estoque = (Estoque Médio / Custo dos produtos vendidos) x Número de dias do período.
    • OBS: o estoque médio é calculado como a média do valor de custo do estoque durante o período definido no filtro de "Data venda". É obtido somando-se o valor de custo do estoque inicial ao valor de custo do estoque final e dividindo-o por 2. O custo dos produtos vendidos é o valor total de custo dos produtos vendidos durante o período definido no filtro de "Data venda". O número de dias do período é a quantidade de dias definida no filtro de "Data venda". Essas informações são utilizadas na fórmula para calcular os dias de estoque. O valor de custo foi definido na configuração como "Custo padrão".
      • Ex: Vamos supor que você esteja analisando o estoque de um grupo de produtos em uma loja de roupas durante um período de 30 dias. Durante esse período, você registrou um estoque médio de 500 peças e um custo total dos produtos vendidos de R$10.000. Para calcular os dias de estoque, aplicamos a fórmula:

        Dias de estoque = (Estoque Médio / Custo dos produtos vendidos) x Número de dias do período

        Dias de estoque = (500 / 10.000) x 30 Dias de estoque = 0,05 x 30 Dias de estoque = 1,5

        Nesse exemplo, o resultado é de 1,5 dias de estoque. Isso significa que, em média, o estoque disponível é suficiente para suprir as vendas durante aproximadamente 1,5 dias.

  • Cobertura: a coluna de "Cobertura" representa o número médio de dias em que o estoque atual de um produto é capaz de atender à demanda futura. Essa métrica é calculada utilizando a fórmula: Cobertura = Estoque Atual / Média de Vendas.
    • OBS: a Média de Vendas é calculada dividindo o total de itens vendidos pelo número de dias considerados. Essa métrica fornece uma estimativa do ritmo médio de vendas diárias.
    • OBS: as informações apresentadas estão diretamente relacionadas aos filtros de data preenchidos.  
      • Ex: Vamos supor que temos um produto com um estoque atual de 100 unidades e uma média de vendas diária de 10 unidades. Para calcular a cobertura, utilizamos a fórmula: Cobertura = Estoque Atual / Média de Vendas. No nosso exemplo, a cobertura seria: Cobertura = 100 unidades / 10 unidades por dia = 10 dias. Isso significa que, com o estoque atual disponível, o produto seria capaz de suprir a demanda de vendas prevista pelos próximos 10 dias.
  • Sugestão: a coluna de sugestão apresenta as recomendações de compra para o grupo de produtos, com base nas configurações de modulação estabelecidas (mínimo, ideal e máximo). Essas sugestões são geradas com o objetivo de manter o estoque dentro dos parâmetros desejados, evitando a falta ou o excesso de produtos.
    • OBS: a modulação é configurada através do PRDFP183
    • OBS: é possível modificar a quantidade no campo sugestão de produto. Sendo recalculado os totalizadores com base na nova sugestão.
      • Ex: Exemplo de sugestão de compra com modulação (mínimo, ideal, máximo):

        Suponha que o estoque atual de um determinado produto seja de 8 unidades.

        • Mínimo: 5 unidades
        • Ideal: 15 unidades
        • Máximo: 30 unidades

        Com base nesses valores de modulação, a sugestão de compra seria de 7 unidades para atingir o ideal de 15 unidades. Isso garantiria um estoque adequado para suprir a demanda dos clientes e evitar problemas de escassez.

  • Meses: ao lado direito da coluna de Sugestão, você encontrará as colunas de Meses. Essas colunas são montadas com base no período definido em "Data venda" e contêm informações totais de vendas realizadas no mês correspondente para o grupo de produtos em análise. Isso permite uma análise mais detalhada das vendas ao longo do período, facilitando a identificação de padrões sazonais ou tendências de demanda.


  • OBS: Todas as colunas apresentam opção de ordenação. Isso significa que é possível classificar os dados de acordo com cada coluna.
  • OBS: A linha "Total" em amarelo contem as informações totalizadas da empresa em foco.


Botão que exibe as informações relacionadas aos pedidos em aberto ou em andamento para o produto selecionado. Ao clicar nesse botão, você terá acesso aos detalhes dos pedidos pendentes.

Gif 1 - No GIF apresentado, podemos observar o processo de seleção de um produto que possui pedidos de compra pendentes. Ao clicar no botão "Pedido aberto", é aberto o CMPFL006, onde são exibidos todos os pedidos de compra relacionados ao produto selecionado. Posteriormente, é selecionado o campo "Total", o que permite que todo o grupo de produtos fique em foco. Ao abrir novamente o "Pedido aberto", são exibidos todos os pedidos pendentes que envolvem os produtos do grupo em questão.


  • OBS: É importante mencionar que o filtro mencionado está relacionado à empresa selecionada. Se o operador escolher a opção "Total da Empresa" juntamente com a seleção de um produto específico, serão listados os pedidos em aberto para todas as empresas, porém apenas para o produto selecionado. Por outro lado, se forem selecionadas as opções "Total da Empresa" e "Total do Grupo", serão exibidos todos os produtos do grupo para todas as empresas.

Quando houver um pedido gerado através da sugestão de compra, a tela abaixo será exibida mostrando todos os dados referente ao pedido gerado. Clicando no botão localizado a frente do código do pedido ou com um duplo clique no código do pedido será aberta a tela CMPFM020 - Manutenção de pedido de compra.

Imagem 1 - Na imagem acima é possível visualizar uma sugestão que possui um pedido gerado, com todos os dados do mesmo.



 

Na aba de Estoque por Empresa, você poderá visualizar as informações de estoque em uma grade, mostrando a quantidade disponível de produtos em cada empresa ou localização.

Imagem 1 - Na imagem acima é possível visualizar o estoque do grupo de produtos com o código "123456789" nas empresas selecionadas no filtro. Cada coluna representa uma empresa específica e mostra o saldo de estoque para esse grupo de produtos em cada uma delas. Além disso, a coluna de "Total" apresenta a soma dos estoques de todas as empresas, fornecendo uma visão geral do estoque do grupo em questão.


  • OBS: Todas as colunas apresentam opção de ordenação. Isso significa que é possível classificar os dados de acordo com cada coluna.
  • OBS: A linha "Total" em amarelo contem as informações totalizadas da empresa em foco.


As colunas e abas da tela do CMPFC017 podem ser redimensionadas, permitindo que os usuários ajustem o tamanho e a disposição dos campos de acordo com suas preferências e necessidades. Isso proporciona uma experiência de uso mais flexível e adaptável, especialmente para aqueles que possuem telas de tamanho reduzido. Ao redimensionar os campos, os usuários podem dar destaque às informações mais relevantes e visualizar de forma mais clara os dados importantes para suas análises e tomada de decisões.

Gif 1 - No gif acima, é possível observar a funcionalidade de redimensionamento dos campos e colunas em diferentes áreas da tela. Os usuários podem ajustar o tamanho dos elementos conforme necessário.


Outra função extremamente útil e válida no componente é a capacidade de ocultar colunas. Essa opção permite ao usuário ocultar informações que não sejam relevantes para sua análise ou que não sejam necessárias para suas atividades de compra. Isso melhora a experiência do usuário, pois permite que ele se concentre apenas nas colunas e dados que são importantes para sua tomada de decisão.

Gif 1 -No exemplo mostrado, o usuário seleciona várias colunas que não são relevantes para a análise, como "Total de compra" e "Total de venda". Ao marcar essas colunas, elas desaparecem imediatamente da tela, proporcionando uma visualização mais limpa e direcionada aos dados essenciais.


OBS: É possível remover ou trazer de volta as colunas clicando com o botão direito do mouse sobre elas e selecionando a opção desejada. Ao clicar com o botão direito em uma coluna, um menu de opções é exibido, permitindo ao usuário escolher se deseja remover a coluna ou mostrá-la novamente na tela.


Após informar os filtros e fazer uma Análise de Compra o operador terá a opção de gravar o filtro e a Análise para utilização futura. Basta digitar um nome (descrição) para a análise e clicar no botão gravar para o programa atribuir automaticamente um número e efetuar a gravação.

Para visualizar novamente esta análise basta informar o número e teclar "Tab".


Gif 1 -No exemplo mostrado, o usuário monta um filtro e cria a Análise de Compras. Na sequência informa uma descrição e clica em "Gravar". Após sair do programa o operador chama novamente o CMPFC017 e informa o número da análise que será reexibida e todos os campos de filtro ficam bloqueados. O único campo habilitado é o nome (descrição) da análise que pode ser modificado.


OBS: São guardados os filtros e os resultados de uma análise. Se o operador informar os mesmos filtros para criar uma nova análise esta poderá ficar diferente pois os dados podem ter sido atualizados. A consulta gravada nunca será atualizada.

 

Gerar Pedido de Compras.


Imagem 1 - No gif acima o operador acessa o componente CMPFC017 e informa uma análise de compra previamente salva Em seguida clica no botão "Adicionar ao pedido" deixando disponível a aba "Gerar pedido". Ao clicar nesta aba ficam disponíveis três sub abas:

Na primeira, "Distribuição", o operador escolhe/confirma o fornecedor e clica no botão "Próximo".

Na segunda aba, "Personalização", o operador clica no botão "Cond Pgto..." e abre outra tela para selecionar a condição de pagamento.

De volta na aba "Personalização" o programa mostra uma linha para cada uma das empresas do filtro. O operador clica na linha da empresa para abrir as linhas de "Grupo de Produto" e em seguida na linha do Grupo de produto para abrir as linhas de "Cor/Tamanho".

Na grade o programa  exibe as quantidades sugeridas para compra de cada cor / tamanho. O operador poderá modificar estas quantidades conforme o seu próprio feeling.

Após efetuar as alterações desejadas o operador clica em "Próximo" e passa para a terceira e última etapa "Gerar pedido". Após o operador clicar no botão "Gerar Pedido" o programa irá dar a mensagem confirmando a geração do pedido de compras.

Para verificar a exatidão do pedido de compras criado o operador pode entrar no CMPFM020. Informando o número do pedido e clicando no botão "Opção adicional..." e em seguida no botão "Origem/Destino" para abrir o componente CMPFL054 e conferir qual a análise gerou o pedido. Voltando à tela do CMPFM020 e utilizando o botão "Item...", opção "Grade" para conferir as quantidades.