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  • Integração do Winthor com TOTVS Varejo PDV Omni

O que é a Integração do Winthor com PDV Omni:

A integração do Winthor com o TOTVS Varejo PDV Omni via Winthor Smart Hub(WSH), permite ao usuário realizar as operações de PDV integrados ao Winthor.

Pré-requisitos

Confira todos os pré-requisitos na documentação principal de configuração do WSH - WinThor Smart Hub assim como toda a configuração inicial que deve ser feita do WSH.


(estrela) Funcionalidade IP Fixo:

Para IP fixo liberado pelo cliente o mesmo deve ser liberado apenas para o IP indicado pelo Time PDVSYNC com protocolo de segurança habilitado e/ou VPN privada;

DISPONÍVEL APENAS NA VERSÃO 35


(estrela) Funcionalidade IP dinâmico:

Para clientes que não possuem IP fixo e desejam realizar comunicação Online(Pedido, Consulta de estoque etc.) temos a possibilidade do uso do IP Dinâmico, para isso 

deve-se atentar as seguintes premissas:

  • Se provedor de internet com CGNAT, deve estar liberado para conexão;
  • Porta do WTA liberado no roteador e Firewall;
  • Rota liberado sem Redirecionamento de porta ou mascaramento de IP(ex: NAT, proxy, etc.);
  • Configurar rotas do IP dinâmico no WSH(Rotas 82, 83)
  • Liberado apenas para o IP indicado pelo Time PDVSYNC;


Processos Integrados

Neste processos são integrados os dados de Lojas, Filiais e o compartilhamento de dados entre as lojas.

(seleção) Definir nos parâmetros da integração as filiais que deseja integrar.

São integrados 3 perfis principais relacionados no Winthor: Operador, Administrador e Vendedor

Os usuários e operadores são integrados e precisam ter CPF cadastrados.

As cobranças (meios de pagamentos) devem estar devidamente cadastrados na rotina 522:

Tipos:

O que não é PIX ou TEF, segue o padrão do WinThor para pedidos e acerto de caixa.

Devem estar configurados os seguintes campos (os dados são validados não só pelas APIs, mas também pela rotina 2099):

Aba Dados cadastrais

  • Cartao de credito: indica que a cobrança é do tipo TEF
  • Tipo de pagmento: dado solicitado pela SEFAZ
  • Forma de pagamento NF-e: dado solicitado pela SEFAZ
  • Nível Venda: indica o acesso do cliente da venda para esta cobrança


Aba Cartão de credito

  • Cliente (Bandeira cartão): cliente para desdobramento de títulos
  • Cobrança: dado solicitado pelo WinThor, no momento do acerto do caixa
  • Conta: dado solicitado pelo WinThor, no momento do acerto do caixa
  • Operadora: código da autorizadora da transação no SiTef
  • Bandeira da operadora: bandeira do cartão 
  • Prazo (Dias): dado solicitado pelo WinThor, no momento do acerto do caixa
  • % Taxa Adm: dado solicitado pelo WinThor, no momento do acerto do caixa
  • Cód. bandeira TEF (SiTef): bandeira do cartão, para o SiTef
  • Tipo de operação: tipo da transação
  • Tipo de pagamento: modalidade da transação

Devem estar configurados os seguintes campos (os dados são validados não só pelas APIs, mas também pela rotina 2099):

Aba Dados cadastrais

  • Carteira digital: indica que a cobrança é do tipo carteira digital (PIX)
  • Tipo de pagmento: dado solicitado pela SEFAZ
  • Forma de pagamento NF-e: dado solicitado pela SEFAZ
  • Nível Venda: indica o acesso do cliente da venda para esta cobrança


Aba Carteira Digital

  • Carteiras Digitais: nome da carteira digital (obrigatório). É o que irá definir a qual carteira o pagamento pertence.

Os produtos deverão estar devidamente tributados (com ICMS e PIS/ COFINS):

  • Parâmetro 'CON_USATRIBUTACAOPORUF' da rotina 132

  • Se a tributação for por região, deverá estar configurado na rotina 271, o código da figura tributária da 514 e, o código da figura de PIS/ COFINS, da rotina 4001.
    • Para validar a região da tributação, é usada a regra abaixo;
      • Verifica se existe região no parametro 'NUMREGIAOPADRAOVAREJO'
      • Se não houver, verifica a região padrão da filial no parametro 'FIL_NUMREGIAOPADRAO'.
      • Se não houver, valida a região padrão no parametro PCCONSUM.NUMREGIAOPADRAO.
  • Se a tributação for por UF, deverá estar configurado na rotina 574, o código da figura tributária da 514 e, o código da figura de PIS/ COFINS, da rotina 4001.

Integramos os seguintes dados fiscais para o PDV:

  • ICMS
  • PIS/ COFINS
  • CEST
  • NCM
  • FECP (FUNCEP/ FECP/ FCP)

Serão integrados os produtos que, possuírem ao menos uma embalagem cadastrada e, o código de barras do produto exista no cadastro de embalagens.

PCPRODUT.CODAUXILIAR = PCEMBALAGEM.CODAUXILIAR
  • Somente produtos marcados como revenda igual a Sim.
  • Possua registros na rotina 238.

(seleção) Definir nos parâmetros da integração as filiais que deseja integrar.

Para preço por região ativado, são restringidas as seguintes rotinas:

201

São enviados os preços de venda da região padrão do Varejo ('NUMREGIAOPADRAOVAREJO') e, se não houver, o preço da região padrão do parâmetro CiaShop ('CODREGIAOPRECOCIASHOP').


Para preço por embalagem ativado:

2017

Preços de venda e oferta por embalagem são integrados.

Preços de venda de atacado por embalagem são integrados.

Somente ofertas de embalagem (sem atacado) com vigência onde a data de inicio seja menor ou igual a data de fim.


(seleção) Definir nos parâmetros da integração as filiais e região que deseja integrar.


357

Somente campanhas com vigência onde a data de inicio seja menor ou igual a data de fim.

Caso a filial seja nula, a integração irá entender que, todas as filiais usarão a campanha.


561/ 4161

Somente campanhas com vigência onde a data de inicio seja menor ou igual a data de fim.

São validadas/ enviadas somente campanhas onde as opções abaixo estejam marcadas ou as condições estejam atendidas:

Aplicar desconto automaticamente: deve estar marcado como Sim.

Tipo de desconto: C - Comercial.

Tipo de entrega "Call Center": Nenhuma.

Grupos de restrição: caso seja informada restrição de grupo, deverá haver registro desta restrição na rotina 3311, referente aos tipos GR ou CL


(seleção) Definir nos parâmetros da integração as filiais e região que deseja integrar.


De acordo com com o tipo de tributação, os campos CODST e CODTRIBPISCOFINS deverão existir na PCTABPR (se 271) ou, PCTABTRIB (se 574).

PCTABPR.CODST IS NOT NULL
OU
PCTABTRIB.CODST IS NOT NULL
------------------------------------------
PCTABPR.CODTRIBPISCOFINS IS NOT NULL
OU
PCTABTRIB.CODTRIBPISCOFINS IS NOT NULL

Os cadastros efetuados pela rotina 2034 não são validados/ enviados.

Para clientes que utilizam o processo de finalizadoras de venda, cadastradas via rotina 2039, estas não são validadas/ enviadas.

Os dados de parcelamento por classificação mercadológica e, o próprio cadastro de classificação mercadológica também não são validados/ enviados.

Não serão enviados produtos diferentes de cesta básica, kit ou liberado.

PCPRODUT.TIPOMERC IN ('PA','CB','KT','L')

É obrigatório existir pelo menos uma embalagem para cada produto a ser vendido, em cada filial a ser usada, no PDV.

O produto deve possuir NCM informado.

Para preço por embalagem ativado:


2011

A rotina 2011 não está integrada, ou seja, os tabloides (ofertas programadas) não são validados/ enviados.


Para preço região ativado, são restringidas as seguintes rotinas:

561/ 4161

Campanhas que tenham tipo de desconto como Financeiro ou Simulados não são integradas.

Campanhas com faixa de valor ou quantidades informadas não são integradas.

Campanhas que tratem RCA, Supervisor e/ ou de comissões de vendedor não são integradas.

Campanhas para clientes específicos não serão integradas (apenas cliente padrão, ou seja, CODCLI = 1).

Campanhas que tratem tipo de entrega ou que permita a diferenciação de desconto em item ou rodapé não são validadas.



Integração TOTVS Varejo PDV Omni

Para realizar corretamente a integração com do WSH com o TOTVS Varejo PDV Omni, devemos seguir os passos de configuração que serão informados abaixo.

O Winthor em geral, tem muitas rotinas ou serviços que podem ser utilizados, mas nem todos vem instalados por padrão, e para tais procedimentos podem ser necessários a instalação ou atualização de algumas rotinas ou serviços que serão informadas no passo a passo ou nas documentações em anexo, e para realizar a instalação ou atualização.

Para realizar a configuração da integração com o Omni basta realizar os procedimentos a seguir.




1 - Instalação dos serviços no WTA Rotina 801 veja como instalar → 01 - Comece por aqui -> Parametrizações WTA

ServiçoVersão >=Objetos de banco de dados atualizados sempre na ultima versãoServiços dependentes
winthor-ferramenta-gatewayúltima versão disponível--
winthor-filial1.0.1.28trigger TRG_FILIAL_ULT_ALTERACAO-
winthor-produto0.0.35.49

tabela PCCESTPRODUTO

trigger TRG_PCCESTPRODUTO_DTULTALTER

-

winthor-ferramenta-usuario1.6.7.32--
winthor-estoque-vtex1.0.15.29tabela PCEMBALAGEM -
winthor-pedido-venda1.35.0.5tabela PCPEDC 
tabela PARAMETRO 
tabela PCREGIAO 
tabela PCLOGPEDIDOAPI
tabela PCNFCAN
tabela PCVINCULOPEDIDOMATCON 
procedure PRC_VINCULO_MATCON 
procedure P_PC_CALCULARCMV_INTEGRACAO 
tabela PCDESCONTO 
tabela PCPRECOPROMLOG 

winthor-produto  | 0.0.35.49

winthor-venda  | 0.2.46.43

winthor-configuracao0.0.3-

-

winthor-rca0.0.15-

-

winthor-cliente0.0.23.2-

-

winthor-financeiro1.0.0-

-

winthor-fornecedor0.0.11-

-

winthor-vendas-tributacao1.0.3.1-


winthor-tributacao0.1.8.242

tabela PCTRIBNCMFILIAL

trigger TRG_PCTRIBNCMFILIAL_ULTALT

winthor-filial  | 1.0.1.28

winthor-venda0.2.46.43-

winthor-produto  | 0.0.35.49

winthor-fiscal-bibliotecaNfe1.0.1.14-


winthor-integracao-varejo1.34.0.7

package PKG_CREDITOCLIENTE 
tabela PCPEDCECF 
tabela PCFILAMENSAGEM 
tabela PCFILAMENSAGEMERRO
tabela PCFILAMENSAGEMHISTORICO
tabela PCERROMENSAGEM
tabela PCDADOSXMLDOCFISCAL

Procedure P_PC_CALCULARCMV_INTEGRACAO

winthor-produto  | 0.0.35.49

winthor-venda  | 0.2.46.43 

winthor-fiscal-conversorxml | 1.0.2.11

winthor-integracao-26501.0.1.398tabela PCDEPARAINTEGRACAO

winthor-filial  |  1.0.1.28

winthor-integracao-config  | 1.1.0.261

winthor-integracao-config 1.0.1.117--


Para Utilização dos processos de Pedidos é preciso configurar os seguintes passos:


Serviço

ServiçoVersão >=Objetos de banco de dados atualizados sempre na ultima versão
winthor-integracao-matcon1.0.2.143-


Cadastro:

Rotina 523 - Plano de pagamento: É preciso ter cadastrado um plano de pagamento Padrão para Reserva de produtos Online.

Tipo a Vista,  usa no Auto serviço e Ativo.



2 - Crie um usuário no winthor dedicado para integração:

Veja como em → Criar Usuário Winthor 

Adicione as permissões e gere a senha do formato MD5 conforme orientações → Criando Usuário integração via API


3 - Valide os principais parâmetros no Winthor Rotina 132:

  

ParâmetronomeValordescrição
1197CON_GERARTROCOCOBDINNãoIndica geração de troco na cobrança Dinheiro
--

PCCAIXA.NUMREGIAO

FIL_NUMREGIAOPADRAO

CON_NUMREGIAOPADRAO

Definir, pelo menos, 1 dos parâmetros

Seguirá a seguinte ordem de busca:

  1. PCCAIXA.NUMREGIAO para o caixa (assim como é definido hoje na 2030)
  2. Se não existir, a região da filial (parametro 132, 1633 (FIL_NUMREGIAOPADRAO))
  3. se não existir, busca a região geral (parametro 132, 1279 (CON_NUMREGIAOPADRAO))
4257CODREGIAOPRECOCIASHOPDe acordo com a regra da empresaRegião padrão utilizada na integração via API para o buscar tributação e preços
4655CODBANCOINTEGRACAOPDVDe acordo com a regra da empresaBanco padrão para movimentação de caixas via integração via API
4659CODFUNCCXINTEGRACAOPDVDe acordo com a regra da empresaOperador de caixa padrão para integração Varejo via API
2314CON_TIPOMOVCCRCADe acordo com a regra da empresaDetermina o tipo de movimento do RCA
2243FIL_OPTANTESIMPLESNACDe acordo com a regra da empresaIndica o regime tributário da empresa
4727PERMITEDITNOMEPDVParâmetro geral deve está como 'S'Caso marcado como "Sim", indica que utiliza o TOTVS Varejo PDV Omni integrado com Winthor. 
2273FIL_TIPOAVALIACAOCOMISSAODe acordo com a regra da empresa

Tipo de avaliação para comissões de RCA.

Deve ter pelo menos uma opção habilitada para cadastro de comissão por filial.

Caso não informado nenhum valor a comissão não será calculada.

1185CON_ORDEMAVALIACAOCOMISSAORCADe acordo com a regra da empresa

Forma de avaliação de comissões de RCA. 

Caso não informado nenhum valor a comissão não será calculada.


3 - Valide os principais dados da empresa na rotina 535 - Cadastro de filiais :

A rotina 535 não possui campo em tela para alterar a inscrição municipal, por isso, é necessário validar via banco de dados.

Caso não esteja preenchido validar com a empresa esse dado e realizar UPDATE;


5 - Instalação WSH - Winthor Smart Hub

6 - Após finalizar todas as configurações encontradas na documentação de configuração do WSH é necessário parar o serviço do Winthor Anywhere conforme explicado abaixo;


Pressionar no teclado as teclas "Windows + R" e em seguida no campo de texto colocar o somando "services.msc" responsável por exibir os serviços do Windows

 


Na tela de serviços procurar pelo serviço do Winthor Anywhere:


Clicar com o botão direito sobre o serviço e clicar em "Parar"


7 - Instalar e configurar o Servidor de faturamento -> 2099 - Servidor de faturamento - DR

(aviso) Rodar as atualizações de tabelas:  Tópico 10 - Atualizar Todas as Estruturas do Banco.




Após para o serviço, precisamos editar novamente o arquivo app.properties, que foi configurado na primeira vez que o WSH foi configurado.


Para isso, basta acessar o diretório onde o arquivo ficou configurado, que por padrão é "C:\pcsist\produtos\winthor-integracao-core" e editar o arquivo "app.properties".


Por padrão, a linha onde informa a integração com o Omni, vem comentada, para poder realizar a primeira configuração do WSH.

  • #app.migration.ambiente.teste=true

E, para subir as configurações da integração, devemos retirar a "hashtag" ( "#" ) da frente desta linha apenas e salvar o arquivo.

  • app.migration.ambiente.teste=true


Após alterar e salvar o arquivo, podemos subir novamente o serviço do Winthor Anywhere (WTA).


Pressionar no teclado as teclas "Windows + R" e em seguida no campo de texto colocar o somando "services.msc" responsável por exibir os serviços do Windows

 


Na tela de serviços procurar pelo serviço do Winthor Anywhere:


Clicar com o botão direito sobre o serviço e clicar em "Iniciar"



Após isso, o WTA irá subir e realizar a configuração das rotas e parâmetros iniciais da integração.

Em edição = "Aviso sobre comentar novamente a linha de configuração"


Após o serviço iniciar com sucesso e o usuário conseguir acessar o WTA, devemos comentar novamente a linha onde informa a configuração, para que este processo não seja realizado novamente em caso de reinicialização do WTA.


Após para o serviço, precisamos editar novamente o arquivo app.properties, que foi configurado na primeira vez que o WSH foi configurado.


Para isso, basta acessar o diretório onde o arquivo ficou configurado, que por padrão é "C:\pcsist\produtos\winthor-integracao-core" e editar o arquivo "app.properties".


Por padrão, a linha onde informa a integração com o Omni, vem comentada, para poder realizar a primeira configuração do WSH.

  • #app.migration.ambiente.pdvomnishop=true

E, para subir as configurações da integração, devemos retirar a "hashtag" ( "#" ) da frente desta linha apenas e salvar o arquivo.

  • app.migration.ambiente.pdvomnishop=true


Após realizar as configurações indicadas acima, será necessário realizar as configurações de alguns parâmetros essenciais na rotina 2650 do WTA.


Para realizar a alteração dos parametros, devemos acessar o WTA através da URL que foi configurada e com o usuário que também foi configurado durante a instalação do WTA.



Após realizar o login, devemos utilizar o campo de busca no lado superior esquerdo e pesquisar "2650" que é o WSH.



Realizar a busca pelo termo "2650";


Acessar o item referente aos parâmetros; 

Após acessar a configuração de parâmetros, devemos ver esta tela que é responsável por exibir todos os parâmetros configurados no sistema;



Para facilitar a edição dos dados, podemos utilizar a busca para encontrar os mesmos, e para facilitar um pouco mais, temos 3 opções de filtro no campo busca, que são as buscas realizadas por CÓDIGO, CHAVE e ID DA ROTA que podem ser escolhidos conforme a imagem abaixo:



Para exemplificar vamos realizar a alteração nos parâmetros de LOGIN e SENHA, que são dois dos parâmetros que é necessário atualizar. veja na aba ao lado

Para realizar a edição dos dados, basta selecionar o filtro de chave e buscar pelo texto "login";



Após isso, basta clicar no menu de contexto "..." e clicar em editar conforme imagem abaixo;



Após abrir a edição, deve ser alterado, caso necessário, apenas o campo "Valor", onde deve ser informado o login que foi cadastrado para acessar o WTA.



Após alterar, basta clicar em Salvar.


Após alterar o login, é necessário alterar também a senha, para que fique de acordo com o login cadastrado, e para isso é muito parecido com o login, onde vamos precisar editar o parâmetro da senha e alterar também o campo valor;


Alterar o campo Valor, informado a senha cadastrada, lembrando, que esta senha, precisa estar no formado senha em CaixaAlta-> MD5 ->  em caixa alta;


Após alterar, basta clicar em salvar.

Alguns outros dados devem ser obrigatoriamente atualizados para ter o correto funcionamento do TOTVS Varejo PDV Omni, e para realizar a atualização, basta seguir de acordo com o exemplo do login

e senha que foi demonstrado no passo anterior, alterando apenas a busca para o parâmetro correto.


Chave INQUILINO ou IDINQUILINO = Alterar o campo valor e informar o dado correto para integrar com o TOTVS Varejo PDV Omniesses dados são fornecidos pela equipe de implantação.

Chave MASTER_ID_PROPRIETARIO = Alterar o campo valor e informar o dado correto para integrar com o TOTVS Varejo PDV Omni.


É necessário atualizar a URL referente aos dados da empresa no WSH.

Selecione a integração "winthor/wta" para configurar os dados da integração

image.png


Realize a alteração dos dados do WTA e integração como Filial, URL sistema Externo com o IP e porta do WTA conforme exemplo "localhost:8189",



IPWTA: URL do WTA (WinThor Anywhere) - Pode ser verificado no parâmetro IPMOBILE da 132

PORTAWTA: porta do WTA - Pode ser verificado no parâmetro PORTAMOBILE da 132






É necessário realizar também algumas configurações dos fluxos para o correto funcionamento da integração com o PDV.

O primeiro passo a se fazer nas configurações de fluxo, é acessar a tela de fluxos;



Após isso, deverá estar com os dados semelhantes ao da imagem abaixo;




Após acessar a tela de visualização e edição dos fluxos, é necessário desativar todos os fluxos de execução, para que seja realizada a primeira carga de um por um.

Importante, caso já tenha fluxos configurados anteriormente, atentar-se para como estavam as configurações de cada um, para poder voltar ao normal após realizar a primeira carga geral dos fluxos.


Para desativar um fluxo, basta seguir o passo a seguir;

Clicar nos "..." (3 pontos)  para abrir o menu de contexto de cada item;


Serão exibidas as seguintes informações;


Editar;

Ativar;

Desativar;

Excluir;



Para desativar ou ativar o fluxo, basta clicar nas opções correspondentes ao desejado, nesse caso, vamos clicar em Desativar.


Ao clicar na seta do lado direito, podemos expandir cada fluxo, para verificar os detalhes do mesmo;

No final da tela também temos a opção de expandir todos os fluxos de uma só vez;


Após expandir o fluxo, podemos verificar se o mesmo está desativado, conforme indicado na imagem abaixo;




Após desativar/ativar os fluxos, devemos reiniciar o serviço do WSH para efetivar as alterações realizadas nos fluxos.



A equipe do PDVSync, nesse momento, já deverá ter subido as informações referentes a compartilhamento e loja.

E para verificar tal feito precisamos conferir as seguintes informações:

    • Compartilhamento
      • id_proprietario, id_retaguarda e id_retaguarda_loja do compartilhamento nível 1 deve ser correspondente a filial que o cliente irá usar;
    • Loja
      • id_retaguarda da loja deve ser correspondente a filial que o cliente irá usar;

Conferir com a equipe PDVSync:


Anteriormente desabilitamos todos os fluxos, para poder realizar as configurações necessárias, e partir desse momento será necessário subir alguns fluxos novamente.


Os fluxos 1, 2 e 3 podem continuar desabilitados, pois são informações que o pessoal do PDVSync já configura no momento de instalar o ambiente;


O fluxo cujo id é o 4, deve ser ativado, e para isso, basta seguir os passos abaixo;


Quando expandimos o fluxo 4 nesse momento, podemos perceber que o mesmo está desativado;


Para reativar, basta selecionar o menu de contexto (...) do fluxo 4 e clicar em ativar;



Ao expandir novamente o fluxo 4, podemos ver que o mesmo está totalmente ativo.




Após realizar a ativação do fluxo, é recomendado subir o WSH via CMD, para acompanhar o log, e conferir se realmente o fluxo foi configurado.


Para isso, é necessário acessar a pasta do mesmo, encontrada em "C:\pcsist\produtos\winthor-integracao-core"



Para facilitar, basta clicar na barra onde fica o caminho do diretório, apagar o conteúdo existente, e digitar "CMD" e pressionar "enter";



Ao abrir o CMD, podemos informar o comando "java -jar winthor-integracao-core.jar" e pressionar "enter";


java -jar winthor-integracao-core.jar


Execução com sucesso;


Após realizar com sucesso o processo de subida do fluxo 4, podemos desativar o mesmo também.


O próximo fluxo que devemos configurar, é o fluxo 5 (ncm)


Para isso, é necessário ter instalado o serviço do "winthor-tributacao" através da rotina 801 do WTA. Geralmente este serviço já está instalado, pois é dependência das outras instalações, para verificar se já está instalado, basta seguir os passos abaixo.


Para realizar a instalação basta acessar as rotinas do WTA, conforme passo a passo abaixo;


  1. Pesquisar pelo texto 801
  2. Selecionar a rotina 801 - Atualizações de serviços Web
  3. Clicar em Instalações



Após isso, buscar pelo "winthor-tributacao", caso já tenha instalado, a busca irá retornar vazia;



Após isso, caso o arquivo do WSH (winthor-integracao-core) ainda estiver rodando, podemos parar o mesmo (apenas fechar o CMD);

Com o WSH fechado, podemos ativar o fluxo 5;



Após ativar, podemos subir novamente o WSH via CMD; 


java -jar winthor-integracao-core.jar


Execução com sucesso;