- Criado por Mauricio Pequim Junior, última alteração por Luis Felipe Geraldo em 26 mai, 2024
01 CONCILIAÇÃO BANCÁRIA AUTOMÁTICA
Significa que um registro da tabela origem (Movimentos Extrato (SIG)) encontrou um registro correspondente na tabela destino (Movimentos Bancários (FK5)).
Esse processo pode ser feito com base nas regras de conciliação (vide Conciliador BackOffice - Conciliação Bancária Automática na seção 03 Conciliação) ou manualmente ao selecionar os registros das tabelas origem e destino e clicar na barra Aplicar Match.
Não.
Na tela do Conciliador BackOffice, ao efetivar qualquer ação (Ignorar, Efetivar ou Cancelar Efetivação) haverá, quando for o caso, a gravação dos dados nas tabelas de movimento bancário do sistema (FK5/SE5) mas ainda estarão com a conciliação pendente.
Os registros serão movidos para a aba Dados da Conciliação.
A conciliação somente é efetivada ao se clicar no botão Efetivar Conciliação.
- Posicione, no Conciliador BackOffice → Aba Dados da Conciliação, sobre o registro que deseja cancelar a efetivação.
- Clique nas reticências () da tabela origem (Movimentos Extrato (SIG)) e na opção Cancelar Match. Com esse processo os registros perderão o vínculo do match.
- No Conciliador BackOffice → Aba Dados Não Encontrados, selecione na tabela origem (Movimentos Extrato (SIG) o registro que teve o match cancelado e clique no botão Cancelar Efetivação.
- O registro que foi incluído no momento da efetivação do movimento bancário será estornado nas tabelas de movimento bancário do sistema (FK5/SE5)
Não.
Os registros serão movidos para a aba Dados da Conciliação.
A conciliação somente é efetivada ao se clicar no botão Efetivar Conciliação.
A tabela utilizada é a tabela de Movimentos Bancários (FK5) pelo fato desta tabela conter apenas movimentações bancárias.
Tabela | Descrição | O que é gravado |
---|---|---|
FK5 | Movimentos Bancários | Dados utilizados para marcar o registro como conciliado para o módulo Financeiro e atualizar o saldo bancário conciliado. |
QLC | Cabeçalho da Conciliação | Dados referente ao processo de conciliação (cabeçalho) utilizados pelo Conciliador BackOffice para verificação de conciliação do registro. |
QLD | Itens da Conciliação | Dados referente ao processo de conciliação (itens) utilizados pelo Conciliador BackOffice para verificação de conciliação do registro. |
SE5 | Movimentação Bancária | Dados utilizados para marcar o registro como conciliado e atualizar o saldo bancário conciliado. |
SIF | Cabeçalho do Extrato Bancário | Atualiza o status do extrato para que se possa verificar se o mesmo foi total ou parcialmente conciliado |
SIG | Registros do Extrato Bancário | Atualiza o status do registro de movimento e os dados correspondentes ao registro do movimento bancário (FK5) |
Desde a reestruturação da tabela SE5/FKs, a tabela oficial de movimentos bancários é a tabela Movimentos Bancários (FK5), sendo a tabela SE5 gravada apenas por respeito ao legado.
Principalmente pela performance ao selecionar os dados do sistema para a conciliação, visto que a tabela SE5 gravava diversos registros anexos ao movimento bancário (juros, multas, descontos, correção monetária, entre outros) que não representam movimentos bancários.
Vantagens da Conciliação Bancária Automática
- Processo com maior velocidade,
- Menor ação de usuários.
- O sistema efetua a importação do arquivo de movimentos bancários do extrato bancário.
- Após importado, se configurado, faz conciliação dos registros que atendam as regras de match por chave completa (Banco + Agência + Conta + Data do Movimento + Documento + Valor + Carteira)
- Ao acessar a Conciliação Bancária Automática (regra 0023) no Conciliador BackOffice, as conciliações por chaves parciais já são sugeridas na Aba Dados da Conciliação.
- Permite a efetivação de registros de tarifas de forma mais rápida através da ação do botão Efetivação.
02 CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL
Não.
Assim como a conciliação bancária anterior (FINA380), basta:
- No Conciliador BackOffice selecione a regra 0024-Conciliação Bancária Manual
- Aplicar os filtros do processo.
- Ao se apresentar a tela de Conciliação Manual no Conciliador BackOffice, acesse a Aba Dados Não Encontrados → Movimentos Bancários (FK5)
Selecione os registros a serem conciliados e clique no botão Conciliar.
Neste momento o sistema gera registros nas tabelas Cabeçalho do Extrato Bancário (SIF) e Registros do Extrato Bancário (SIG) e repassa os dados para a aba Dados da Conciliação.
Não.
Assim como a conciliação bancária anterior (FINA380), basta:
- No Conciliador BackOffice selecione a regra 0024-Conciliação Bancária Manual
- Aplicar os filtros do processo.
- Ao se apresentar a tela de Conciliação Manual no Conciliador BackOffice, acesse a Aba Dados Não Encontrados → Movimentos Bancários (FK5)
Selecione os registros a serem conciliados e clique no botão Conciliar.
Neste momento o sistema gera registros nas tabelas Cabeçalho do Extrato Bancário (SIF) e Registros do Extrato Bancário (SIG) e repassa os dados para a aba Dados da Conciliação.
Caso esteja utilizando a importação dos arquivos de extrato bancário, recomendamos que, no Conciliador BackOffice, selecione a regra 0023-Conciliação Bancária Automática.
Ela possui mais vantagens (vide o tópico Conciliação Bancária Automática x Conciliação Manual )
Por regra, o Conciliador BackOffice necessita de uma tabela origem e uma tabela destino para a amarração das conciliações.
Para atender a esta regra, ao clicar no botão Conciliar (Aba Dados Não Encontrados → Movimentos Bancários (FK5)), o sistema simula uma importação de extrato e tem os registros inseridos nas tabelas Cabeçalho do Extrato Bancário (SIF) e Registros do Extrato Bancário (SIG).
Desta forma, em um novo acesso, os registros que foram efetivamente conciliados, aparecem já na aba Dados da Conciliação com seu status de conciliação.
Sim.
Ao realizar a conciliação, cada registro marcado tem seu proprio processo, tornando possível o cancelamento de um registro apenas caso o mesmo tenha sido conciliado equivocadamente.
03 PONTOS DE ENTRADA
04 CONTABILIZAÇÃO
Não há qualquer modificação quanto a contabilização do processo de conciliação bancária no Conciliador BackOffice.
- Permanecem os mesmos lançamentos padrão utilizado nas rotinas antigas de conciliação.
LP | Fato Gerador |
---|---|
562 | Movimento bancário a pagar |
563 | Movimento bancário a receber |
- A contabilização permanece sendo feita off-line como era nas rotinas antigas de conciliação
05 DESCONTINUIDADE DAS ROTINAS ANTIGAS
Estamos descontinuando as interfaces ADVPL das rotinas de Conciliação Manual (FINA380) e Conciliação Automática (FINA473), que passam a serem substituídas pela nova solução de conciliação bancária.
Datas X Releases
RELEASE | FINA380 e FINA473 SERÃO DESCONTINUADOS? | DESCONTINUIDADE E ENCERRAMENTO DO SUPORTE | BLOQUEIO DAS ROTINAS AO USUÁRIO | NOVO CONCILIADOR DISPONÍVEL A PARTIR DE |
---|---|---|---|---|
12.1.2210 | SIM |
| Expedição contínua com data igual ou superior a | |
12.1.2310 | SIM | Expedição contínua com data igual ou superior a | ||
12.1.2410 (será lançado em outubro/2024) | SIM |
|
| Desde o lançamento da release |
ATENÇÃO
De acordo com a tabela acima, é importante reforçar que:
1) Emos conciliadores antigos serão descontinuados e não haverá mais suporte para essas rotinas (atendimento, manutenção, evolução, etc). Essas rotinas ficarão acessíveis ao usuário até, passando a ficar inacessíveis e bloqueadas para uso em todas as releases vigentes a partir de .
2) Para as releases 12.1.2210 e 12.1.2310, no período entre a liberação oficial do novo conciliador (abril/2024) atéestarão disponíveis tanto as rotinas de conciliação do legado (FINA380 e FINA473 interfaces ADVPL) quanto o novo processo de conciliação. A partir defica acessível/disponível somente o novo processo de conciliação bancária;
3) Para a release 12.1.2410, que tem seu lançamento previsto para outubro de 2024, no período entre o lançamento oficial da release até, estarão disponíveis tanto as rotinas de conciliação do legado (FINA380 e FINA473 interfaces ADVPL) quanto o novo processo de conciliação. A partir de fica acessível/disponível somente o novo processo de conciliação bancária;
4) A partir da release 12.1.2510, estará disponível somente o novo processo de conciliação bancária;