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O apontamento de Avaliação de pneus tem como objetivo indicar o destino a ser dado a um pneu quando ele passou por um processo de desmontagem. No momento da operação, o destino do pneu era desconhecido pelo borracheiro, então foi registrado no apontamento de desmontagem a opção de avaliação, reforma ou conserto (vulcanização). Essas opções são utilizadas para indicar que o pneu será avaliado posteriormente quanto à sua condição e possíveis reparos ou reformas necessárias antes de definir o destino final do pneu.


Para efetuar o apontamento de Avaliação de Pneus, siga as seguintes etapas:

    • Na tela do aplicativo, localize o ícone do Menu, que está localizado no canto superior esquerdo (Figura 1). Clique no ícone do Menu para abrir o menu de opções;

Figura 1


    • No menu, procure e selecione a opção "Avaliação de pneus" (Figura 2). Essa opção deve estar disponível no menu principal do aplicativo;

Figura 2


    • Após selecionar a opção "Avaliação de pneus", a tela de avaliação será exibida (Figura 3). Na tela de avaliação, você poderá visualizar os pneus que estão disponíveis para avaliação. Essa tela fornecerá informações relevantes sobre os pneus, como vida atual, quantidade de sulco em mm, km/h acumulado na vida atual, motivo da manutenção e ocupação.


Figura 3


    • Aponte a avaliação e defina o destino do pneu, seguindo as instruções abaixo:
      • Na tela de avaliação de pneus (Figura 3), selecione o pneu que você deseja avaliar e para o qual deseja definir o destino;

      • Clique no ícone "Editar" (lápis azul) associado ao pneu selecionado. Ao clicar nesse ícone, uma nova tela será aberta (Figura 4), permitindo que você faça a avaliação e as alterações necessárias;

      • Na nova tela (Figura 4), você terá a opção de alterar o "Motivo da manutenção do pneu" e a "Ocupação" do pneu.


Figura 4


      • O "Motivo manutenção" é o campo em que você pode especificar o motivo pelo qual o pneu está sendo submetido a manutenção, como desgaste excessivo, danos, necessidade de reforma, entre outros. Clique no campo "Motivo manutenção" e digite o código do motivo, ou realize um clique longo sobre o campo "Motivo manutenção". Será aberta uma lista com os motivos disponíveis. Você pode pesquisar pelo código ou descrição e selecionar o motivo desejado;
      • A "Ocupação" é o campo onde você pode indicar o destino que será dado ao pneu após a avaliação, como envio externo para conserto (vulcanização), reforma ou qualquer outra opção disponível. Selecione o campo "Ocupação" e digite o código da nova ocupação, ou realize um clique longo sobre o campo "Ocupação". Será aberta uma lista com as ocupações disponíveis (Figura 5). Você pode pesquisar pelo código ou descrição e selecionar a ocupação desejada. 

Se a ocupação selecionada para o pneu for "venda" ou "sucata", será necessário fornecer o motivo da condenação, ou seja, a razão pela qual o pneu está sendo considerado impróprio para uso e será vendido ou descartado.  Ao selecionar uma dessas ocupações, o sistema apresentará o campo "Motivo condenação" onde você poderá inserir informações detalhadas sobre o motivo da condenação do pneu. Clique no campo "Motivo condenação" e digite o código do motivo, ou realize um clique longo sobre o campo "Motivo condenação". Será aberta uma lista com os motivos disponíveis. Você pode pesquisar pelo código ou descrição e selecionar o motivo desejado.

É importante fornecer informações precisas e claras sobre o motivo da condenação, pois isso ajudará a registrar adequadamente o estado dos pneus no sistema, possibilitando um melhor gerenciamento das operações relacionadas aos pneus.


Figura 5


    • Após selecionar a ocupação desejada para o pneu, você pode prosseguir de duas maneiras, sendo: Para gravar os dados da avaliação, clique no botão "Salvar" (Figura 6). Ao clicar nesse botão, as informações da ocupação selecionada serão registradas para o pneu em questão.  Se você decidir desfazer a avaliação e não salvar os dados, clique no botão "Voltar". Ao fazer isso, as alterações feitas na ocupação serão descartadas e o pneu voltará ao estado anterior à avaliação. Certifique-se de revisar todas as informações antes de salvar para garantir que estejam corretas.

Figura 6



    • Após salvar o apontamento com uma ocupação diferente das parametrizadas como "Venda", "Sucata" e "Avaliação", o pneu não será mais listado na funcionalidade de "Avaliação de Pneus". Em vez disso, ele estará disponível na funcionalidade "Linha do Tempo" (Figura 7).

Na "Linha do Tempo", é possível visualizar e acompanhar o apontamento realizado para o pneu em questão. Enquanto o pneu não for enviado para o MANFRO Pneus, você terá a possibilidade de editar novamente as informações relacionadas a ele. Isso permite que você faça ajustes, caso seja necessário, antes de prosseguir com o envio.


Figura 7



É importante ressaltar que os exemplos mencionados acima seguem a configuração padrão do aplicativo MANFRO Pneus. No entanto, é possível que o aplicativo tenha campos adicionais ou variações específicas, dependendo das configurações personalizadas ou das atualizações do sistema.

Ao utilizar o aplicativo Minha Borracharia, verifique as opções disponíveis e as informações exibidas nas telas correspondentes. Certifique-se de seguir as orientações fornecidas pelo aplicativo para realizar corretamente as ações desejadas.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte adicional, consulte a documentação do aplicativo MANFRO Pneus.