Árvore de páginas

Para que seja atendida a legislação da Argentina sobre o novo Imposto País nas Importações, foram disponibilizados as alterações nos seguintes programas para parametrização e cálculos, conforme indicado no passo a passo abaixo.



Cadastro de Despesas (CD1070) 

No programa Cadastro de Despesas deverão ser realizadas duas etapas:

1) Cadastrar uma despesa que irá corresponder ao Imposto País e para a qual será gerado o título no módulo de Contas a Pagar. Para tanto deverá ser um gasto de comércio exterior que gere duplicatas e esteja caracterizado como outros gastos.


2) Indicar para as demais despesas quais incidem na base do Imposto País e quais não incidem, para a geração final do valor do Imposto País.


Documento de Referência: Cadastro_de_Despesas_-_CD1070

Manutenção Parâmetros de Importação (IM0000) 

Nos Parâmetros de Importação (IM0000) foi inserido o campo de código e descrição de despesa Imposto País, para que o sistema, ao gerar a nota fiscal de importação, possa buscar as informações necessárias para a geração do título do imposto País para o embarque. O título será gerado para o fornecedor indicado.


Documento de Referência: Manutenção de Parâmetros de Importação - IM0000


Manutenção de Impostos (CD0182) 

No programa de Manutenção de Impostos (CD0182) deverá ser criado um novo imposto do tipo IVA para o Imposto País.

Para diferenciá-lo dos demais impostos de IVA foi inserido um campo Imposto País para que seja marcado quando se tratar deste imposto.


Documento de Referência: Manutenção_de_Tipos_de_Impostos_-_CD0182

Cadastro de Itens para Comex (CD2510) 

Foram inseridos os campos de código e descrição do Imposto País, para que seja selecionado o tipo de Imposto País para os itens que devem ter este tipo de imposto calculado.


Documento de Referência: Cadastro de Itens para Comex - CD2510

Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM3100)

O programa de Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM3100) foi alterado para gerar as duplicatas para imposto País quando assim parametrizado. Para que o imposto seja gerado, serão necessárias as parametrizações identificadas nos programas acima, ou seja: 

1) No Cadastro de Despesas (CD1070) devem ser indicadas as despesas que irão compor a base do imposto País, bem como estar cadastrada a despesa do Imposto País; 

2) Os Parâmetros de Importação (IM0000) devem possuir uma despesa Imposto País cadastrada na aba Impostos, bem como para qual fornecedor será gerada a duplicata;

3) Cadastrar o imposto do tipo IVA e Imposto País através da Manutenção de Impostos (CD0182).

4) Indicar para quais itens serão gerados os impostos País, que depois serão utilizados para gerar a duplicata para pagamento, através do programa Itens para Comex (CD2510);


Caso qualquer dos parâmetros acima não contenha informações, a duplicata não será gerada.

O imposto País será gerado no relatório de verificação como um imposto e estará disponível para consulta na tela de Títulos de Importação do programa Documentos de Entrada (RE3001).

Ao atualizar o documento no Recebimento será gerado um novo título no módulo de Contas a Pagar, a exemplo do título de IVA.

O Imposto País será adicionado ao valor das despesas do item e do documento para valorização do estoque, da mesma forma que é feito para o Imposto de Importação e Taxa de Estatística. Isto será feito quanto o Imposto País estiver parametrizado para incidir valor em Outras Despesas e estiver indicado para atualizar inventário no parâmetro Não Atualiza Estoque.



Livro IVA Compras (LAR300AA)

O relatório de Livro IVA Compras (LAR300AA) foi alterado para que não apresente o Imposto País somado ao IVA mas seja apresentado na coluna de Isento, na linha do fornecedor de Impostos. Ele também será considerado no relatório na coluna Tot Bruto desta linha, quando os fornecedores de IVA e Imposto País forem os mesmos.

A coluna Tot Bruto da linha do fornecedor de Impostos/IVA contém a somatória dos impostos apresentados nesta linha e também os valores de: Imposto de Importação e Taxa de Estatística. Estes últimos não possuem uma coluna específica para apresentação, mas são considerados no total.

No exemplo abaixo temos a linha do Fornecedor do IVA com a totalização considerando o valor de Imposto de Importação (280.000,00), Imposto País (232.050,00) e Taxa de Estatística (56.420,00).



Quando o fornecedor do Imposto País seja diferente do fornecedor do IVA, será apresentada uma linha para este fornecedor com o respectivo valor do imposto na coluna Isento e nos totais. Exemplo:








DOCUMENTAÇÃO TRADUZIDA

Espanhol: