1 - Avanço Físico

O avanço físico de uma obra é medido em termos de progresso alcançado em relação ao cronograma e ao escopo do projeto. O responsável pelo acompanhamento do avanço geralmente utiliza ferramentas como gráficos de Gantt, relatórios de progresso, medições de áreas construídas, entre outras métricas, para avaliar o status da obra em cada etapa e garantir que tudo esteja de acordo com o planejado. Eventuais desvios ou problemas são identificados e tratados ao longo do processo para garantir a conclusão bem-sucedida do projeto. Dessa forma, o apontamento do avanço físico é uma prática contínua ao longo do projeto, e sua precisão e eficácia dependem de um registro cuidadoso e preciso do progresso de cada atividade.


Apontamentos de Avanço Físico no APP

Durante a execução da tarefa, a equipe responsável registra o progresso diariamente ou periodicamente, dependendo da duração da atividade.

Com base nos critérios de medição estabelecidos, a equipe calcula o avanço físico da tarefa. Por exemplo, se a tarefa foi estimada para levar 10 dias e, após 5 dias, metade da atividade foi concluída, o avanço físico seria de 50%. A cada avanço, um novo apontamento é registrado de forma acumulativa, até conclusão da tarefa em 100%.


Seleção de Folha Tarefa: Nessa tela é possível selecionar a Folha Tarefa para que o apontamento possa ser registrado e também Abrir ou Fechar para que a mesma possa ser sincronizada.Seleção de Tarefas: Nessa tela é possível selecionar a tarefa que receberá o apontamento. Antes da tarefa podem ser exibidas as telas de Obras e etapas em caso de existirem mais de uma.Inclusão de Apontamentos: Nessa tela ocorre a inserção dos apontamentos, podendo ser em quantidade ou percentual. O dados são incluídos de forma crescente até chegar na quantidade total ou 100%. É possível associar fotos ao apontamento.Fotos do Apontamento: É permitido a associação de no máximo 6 fotos por apontamento, onde estas também podem ser excluídas.


O parâmetro geral “Permite registrar fotos em apontamentos no coletor" define se será permitido o registro de fotos no apontamento de avanço físico do coletor e consequentemente o envio das mesmas para o TOTVS Construção Obras e Projetos durante o sincronismo. São permitidas 6 fotos para cada apontamento .



Após feitos os registros, é possível fechar a folha tarefa no app na funcionalidade de avanço físico:


Quando utilizar folha tarefa e o parâmetro "Atualizar o PERT automaticamente ao sincronizar e ao salvar o apontamento de Avanço Físico" estiver habilitado 

  • Ao incluir um apontamento de avanço físico pelo app deve refletir o apontamento no pert .
  • Usando o mesmo apontamento de avanço físico pelo RM e o status do apontamento estiver como validado  esse apontamento será sempre refletido no  cronograma e no pert  independente de ter parametro habilitado ou não.
  • Quando utilizar não utilizar o pert o cockpit deverá buscar o avanço físico do cronograma executado.
    Neste caso, como temos a informação por período, o cockpit deverá apresentar o avanço dos últimos 4 meses.



  • Sem rótulos