Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Utilização do MEP
  3. Outras Informações


01. VISÃO GERAL

O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) é um método para empresas que são investidores de outras e possuem parte de seu capital social de patrimônio líquido.

Por exemplo: se uma organização detém 30% do capital de outro negócio, podemos dizer que a primeira possui 30% do patrimônio líquido da segunda.

O método de equivalência patrimonial está baseado no fundamento de que os resultados e quaisquer variações ocorridas em uma sociedade coligada ou controlada devem ser reconhecidos pela sociedade controladora ou investidora no momento de sua ocorrência, independentemente de serem ou não distribuídos pelas empresas ondem foram gerados. Dessa forma, a contabilidade pelo método da equivalência patrimonial acompanha o fato econômico, que é a geração do resultado e não mais sua formalização pela distribuição de tal resultado.


02. UTILIZAÇÃO DO MEP

No Protheus, o MEP é controlado no TAF através do bloco Y620 do ECF, o cadastro é feito diretamente na rotina TAFA352 (Cadastro de Participação Permanente em Coligadas ou Controladas).

Para gerar no ECF, é necessário responder a pergunta "Participação Permanente em Coligadas ou Controladas" igual a Sim no passo 6 do wizard da rotina CTBS001.


03. OUTRAS INFORMAÇÕES

Conceito do Método de Equivalência Patrimonial

Blocos/Registros ECF

Wizard Central de Escrituração ECF (CTBS001)