O objetivo dessa página é demonstrar como realizar a ordenação ascendente ou descendente dos registros em relatórios com base nos valores de campos sumarizados. Iremos utilizar como exemplo o relatório demonstrado abaixo, que lista as seções de uma empresa e, de forma sumarizada, a quantidade de funcionários e o valor total dos salários:
O Layout desse relatório está configurado da seguinte forma:
Nesse caso, a banda GroupHeader1 está configurada para realizar agrupamento com base no campo Seção. Abaixo dos títulos Funcionários e Salário total, os labels estão configurados para realizar o resumo correndo no grupo da forma:
A ordenação de dados sumarizados só é possível nas bandas do tipo GroupHeader, através da propriedade Comportamento → Resumo Seleção.
Vamos primeiramente ordenar a exibição das seções com base na quantidade de funcionários em ordem descendente. Para isso, vamos selecionar a banda de GroupHeader e, nas suas propriedades, realizar a seguinte configuração em Comportamento → Resumo Seleção:
Com essa configuração, o resultado é:
Agora vamos ordenar a exibição das seções com base no salário em ordem ascendente. Para isso, vamos novamente selecionar a banda de GroupHeader e, nas suas propriedades, realizar a seguinte configuração em Comportamento → Resumo Seleção:
Com essa configuração, o resultado é: