Árvore de páginas

01. Cenário

Cliente relata que não integrou um cancelamento de uma nota específica.

02. Apoio

Com base nos dados enviados e debug, foi identificado o motivo de não estar integrando o cancelamento para a nota específica do cliente.

Houve mudança de espécie, inicialmente entrou na tabela C20 do TAF (documentos fiscais) com o modelo 57 CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-E (ID na tabela C01 do TAF 000030)
e no processo de exclusão constava a mesma nota, porém com outro modelo 55 NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E (ID na tabela C01 do TAF 000029).

O controle de notas no TAF segue o seguinte índice: C20_FILIAL(filial), C20_INDOPE(operação), C20_CODMOD(modelo),
C20_SERIE(série), C20_SUBSER (sub-série), C20_NUMDOC(número documento), C20_DTDOC(data emissão), C20_CODPAR(código participante).

Ou seja, mesmo a nota sendo extraída corretamente no TSI com operação de cancelamento (exclusão), existe a tentativa de posicionar na chave atual desse movimento para efetivar a alteração,
nesse caso, difere da que foi incluída inicialmente no SIGATAF e falha na continuação da transação.

Se houver mudança de campos de chave o sistema irá falhar na localização, consequentemente não conseguirá alterar e nem excluir.

A chave completa do documento fiscal considera a espécie no terceiro campo do índice (“espécie” / código do modelo).

Em FIS- Acertos Fiscais - Rotina MATA900 (O campo “Espécie” só poderá ser alterado por meio da opção Alterar, e a informação da Espécie será replicada para a tela Por Item e salva nas tabelas SF3 E SFT).
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360027494872-CROSS-Segmentos-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-FIS-Acertos-Fiscais-Rotina-MATA900


Caso, seja utilizado o acerto fiscal para alterar a espécie, a recomendação é fazer a exclusão e inclusão de forma manual, devido o seguinte aviso:
"Efetuando a alteração através desta rotina, poderão ocorrer possíveis diferenças entre a tabela de Livros Fiscais e as Movimentações de Entrada
e Saída de NFs acarretando futuros erros na geração de arquivos magnéticos como SINTEGRA, GIA, etc.
Recomendamos que esta operação seja realizada excluindo as NFs e incluindo-as novamente através dos ambientes SIGATAF, SIGACOM ou SIGAFIS."

Quando efetuado um acerto manual, via acertos fiscais nem tudo será resolvido por integração e caso exista mudança de um campo da chave do documento,
nessa caso deverá ser ajustado manualmente no sistema.