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01. VISÃO GERAL

Configurações necessárias para o registro de boletos por API do banco SICOOB.

Rede interna

Para a comunicação do Protheus com o banco é necessário configurar a segurança de rede, caso necessário, para aceitar a saída da faixa de IP referente ao DNS: 


https://api.sicoob.com.br
https://auth.sicoob.com.br

Funcionalidade em desenvolvimento

Essa funcionalidade está em fase de desenvolvimento e em breve entrará em testes com clientes piloto, portanto ainda não está liberada em nenhum release do Protheus!

Será liberado através de pacote de expedição acumulado do módulo financeiro em data ainda a ser informada.

Essa página poderá sofrer alterações até a data de liberação da funcionalidade!

02. HABILITAR SERVIÇO - SICOOB

Para a utilização da API do banco SICOOB é necessário a ativação do serviço em sua conta. Esse processo deve ser solicitado diretamente ao seu gerente de conta.

Para estabelecer uma conexão segura com os API Gateways do SICCOB é necessário possuir um certificado do tipo A1. Este certificado é usado para estabelecer o mTLS (OAuth 2.0 Mutual Transport Layer Security).

Mais detalhes do processo de geração do certificado devem ser obtidos no portal do banco SICCOB no tópico Certificado digital.


Nesse processo será gerado dois arquivos, um com extensão CRT e  outro KEY que serão utilizados no processo de configuração e layout do Novo Gestor Financeiro.

03. CADASTRO DE BANCO - MATA070

  • Para habilitar a configuração de um layout para o banco SICOOB, deve ser informado no campo Bco Oficial (A6_BCOOFI) o código 756.


Importante

É necessário o cadastro correto do dígito verificador da conta no campo Dv Conta (A6_DVCTA)

Caso o cadastro esteja incorreto na tabela de bancos (SA6), o ajuste deve ser realizado em sua subconta no Cadastro Parâmetros de bancos (tabela SEE) nos campos Age. Oficial (EE_AGEOFI), Cta. Oficial (EE_CTAOFI) e DV Cta.Ofic. (EE_DVCTOFI).

Exemplo de conta que precisa ser adequada : Conta 12345-6

No cadastro do banco, campo Nro Conta (A6_NUMCOM) = 123456 e DV Conta (A6_DVCTA) = vazio, o ajuste em sua sub conta deve ser Cta. Oficial (EE_CTAOFI) = 12345 e DV Cta.Ofic. (EE_DVCTOFI) = 6

04. PARÂMETROS DE BANCO - FINA130


  • Número de contrato: deve ser informado no campo Cod. Empresa(EE_CODEMP).
  • Nosso número: deve ser parametrizado nos campos Faixa Inicio (EE_FAXINI) , Faixa Fim (EE_FAXFIM) e Faixa atual (EE_FAXATU).
  • Número Dias Limite Recebimento: deve ser informado no campo Dias Recebim (EE_DIASREC).
  • Quantidade Dias Protesto: deve ser informado no campo Dias Prot (EE_DIASPRT)
  • Mensagem para instrução de cobrança: deve ser informada no campo Mensagem (1 e 2) e Mens. Extra (1 e 2)  (EE_FORMEN1, EE_FORMEN2, EE_FOREXT1, EE_FOREXT2) com tamanho máximo de 40 caracteres (limite aceito pelo banco) . 


ATENÇÃO

Para funcionamento da comunicação bancária por API do banco SICOOB o usuário deve configurar os parâmetros de banco.

Os campos de fórmula EE_FORXXX devem conter expressões ADVPL válidas para evitar possíveis desconformidades ou interrupções inesperadas no processo.

05. LAYOUT - FINA710 - NOVO GESTOR FINANCEIRO

Ao iniciar a configuração de layout para uma nova conta do SICOOB serão apresentados os passos:

01. SELEÇÃO DA CONTA

Selecione a conta que deseja realizar a configuração

02. INSERÇÃO DE CREDENCIAIS

Nesse passo serão inseridas as informações obtidas junto ao banco no processo de habilitar o serviço em sua conta.

Informe nesse passo o ID do cliente e Chave secreta do cliente fornecidos pelo banco.

Informe o nome do Arquivo chave do certificado (KEY) e Arquivo de certificado (CRT).

03. CONFIGURAÇÃO DE LAYOUT

Nesse passo, serão configuradas todas as informações que serão encaminhadas para o banco na transmissão do boleto.

04. BAIXA TÍTULOS (RETORNO)

Nesse passo, serão configuradas todas as informações necessárias para o retorno das movimentações via API, operação que posteriormente efetuar a baixa dos títulos no financeiro.

06. CONFIGURAÇÃO DE LAYOUT

Para utilizar o registro online de boletos para o banco SICOOB deve-se observar as seguintes regras:


  • Número do documento: Neste campo deverá ser informado qual será o número do documento que será transmitido ao banco e posteriormente impresso no boleto.

      Onde poderá ser:

    1. Número do Título (E1_NUM)
    2. ID CNAB (E1_IDCNAB)
    3. Expressão definida pelo usuário.
      • O resultado da expressão será atribuído ao campo “Número do documento”. Para as macros-execuções a expressão a ser executada deverá ser válida. Para informar uma expressão clique na “Engrenagem” que está ao lado do campo.



  • Boleto Híbrido(Boleto + PIX): Este campo indica se o boleto terá opção de pagamento via QR Code (Pix). O QR Code é impresso no boleto e é possível o cliente efetuar o pagamento pelo QRCode ou pelo Código de Barras.
    • Sim - O boleto será registrado com o PIX, na impressão irá aparecer o QR Code PIX para recebimento do valor.
    • Não - O Boleto será registrado sem o PIX, na impressão não irá aparecer o QR Code PIX.                                                     


  • Aceite: Este campo indica o reconhecimento formal da divida (assinatura no documento) pelo pagador, deverá ser informado os valores:
    • Sim - Quando existe a necessidade do pagador reconhecer/aceitar a cobrança.
    • Não - Quando não existe a necessidade de reconhecimento da cobrança.


  • Nosso Número: Número sequencial de 7 posições usado para identificação do título no banco.
    1. Gerar pelo sistema - Será gerado um sequencial de 7 posições (6 dígitos correspondentes ao campo EE_FAXATU seguido do digito verificador). O valor do campo EE_FAXATU deve ser correspondente a um sequencial de 6 caracteres, caso o tamanho do campo seja maior, utilizar zeros a esquerda.
    2. Gerar pelo banco - O sequencial será gerado pelo banco.


  • Beneficiário Filial: Neste campo deverá ser informado qual filial que será utilizada para a transmissão e impressão do boleto. 

Os dados cadastrados nessa filial serão utilizados na transmissão e na impressão:


Atenção

Caso este campo não esteja preenchido a Filial Atual (Filial Logado ou Filial configurada no agendamento) será utilizada no dados da transmissão e impressão do boleto.


  • Abatimento: Neste campo poderá ou não ser informado um valor de abatimento para o boleto.  

       Onde poderá ser:

    1. Vazio - Caso o valor original já esteja calculado com a dedução dos valores de abatimento ou não exista abatimento para o boleto.
    2. Valor Abatimento (SomaAbat()) - Calculo padrão do sistema conforme a expressão: "SomaAbat(SE1->E1_PREFIXO,SE1->E1_NUM,SE1->E1_PARCELA,"R",SE1->E1_MOEDA,dDataBase,SE1->E1_CLIENTE,SE1->E1_LOJA)" .
    3. Expressão definida pelo usuário.
      • O resultado da expressão será atribuído ao campo “Abatimento”. Para as macros-execuções a expressão a ser executada deverá ser válida. Para informar uma expressão clique na “Engrenagem” que está ao lado do campo.



É possível informar o valor original já deduzindo o valor do abatimento. Basta clicar na engrenagem no campo "Valor Original" e informar uma expressão válida:

Exemplo:

    • "SE1->E1_SALDO - SomaAbat(SE1->E1_PREFIXO,SE1->E1_NUM,SE1->E1_PARCELA,"R",SE1->E1_MOEDA,dDataBase,SE1->E1_CLIENTE,SE1->E1_LOJA)"

Importante

Caso o valor original já esteja calculado com a dedução dos valores de abatimento, o campo "Abatimento" não deve ser preenchido para que não ocorra uma duplicidade no valor de abatimento.

Caso o campo "Abatimento" seja preenchido o campo "Valor Original" deverá conter o valor cheio (Sem a dedução do abatimento). Caso exista abatimento será exibida uma mensagem no corpo do boleto informando o valor do abatimento já calculado.


07. BAIXA TÍTULOS RETORNO


O processo de baixa de títulos (retorno) é realizado através da execução do Job FINA715.

O Protheus inicia a comunicação com o banco solicitando informações de eventos de baixa de boletos. O Job irá requisitar ao banco boletos liquidados (realizado pagamento) e baixados (não foi realizado pagamento e o banco deu baixa automaticamente) no período determinado do parâmetro MV_FNGDTBX até o dia atual, ou do dia anterior até o dia atual caso não informado o parâmetro.

Após o processamento das informações retornadas pelo banco os títulos são baixados no sistema ou transferidos de carteira, conforme o status retornado pelo banco.

É possível acompanhar o logs das execuções através do Novo Gestor Financeiro acessando o menu: Comunicação onlineContas a ReceberLog Retorno (Baixas).

Clique no link para mais informações sobre o processo de Baixas Títulos (Retorno) - FINA710.