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Checklist de Pré-requisitos para Utilizar o Protheus Insights

Para garantir uma experiência ótima e obter previsões precisas, verifique se você atende aos seguintes pré-requisitos:

  • Contabilidade
    • Conciliador Backoffice configurado conforme as orientações da documentação CTBA940
    • Execução da opção 4 do WizardUUID para preenchimento dos campos MDUIDT

  • Ter realizado a Configuração Protheus Insights

  • LIB Atualizada:

    • A versão mínima da LIB necessária para o funcionamento é 20240701. Recomenda-se sempre utilizar a versão mais recente disponível no portal de downloads.

Certifique-se de que todos os itens acima estão atendidos para utilizar o Protheus Insights de maneira eficiente. Para qualquer dúvida ou assistência, entre em contato conosco em [email protected].


    Insights Contábil

    Protheus Insights  no CONCILIADOR BACKOFFICE (CTBA940).

    IMPORTANTE: Para utilizar as funcionalidades do Protheus Insights no Conciliador Backoffice, é necessário que o cliente já tenha o Conciliador Backoffice configurado conforme as orientações da documentação CTBA940. Além disso, é preciso aplicar um pacote disponível para clientes pilotos. Caso já utilize o Conciliador Backoffice e tenha interesse neste pacote, por favor, entre em contato com a equipe pelo e-mail [email protected], informando que já utiliza o Conciliador Backoffice e deseja utilizar as novas funcionalidades do Protheus Insights no Conciliador. Enviaremos o link para download dos pacotes. Em breve esse pacote será disponibilizado na expedição contínua.


    Requisitos para utilizar o Protheus Insights no Conciliador Backoffice

    Para utilizar o Protheus Insights com o Conciliador Backoffice, é necessário atender a alguns requisitos técnicos e de configuração.

    Realizar o configuração do Conciliador seguindo os passos da documentação: Configuração CTBA940 Conciliador Backoffice

    Um dos passos importantes nesse processo é a execução da opção 4 do WizardUUID para preenchimento dos campos MDUIDT



    Visão Geral


    O Conciliador Backoffice com o auxílio da inteligência artificial, analisa os dados não encontrados, identifica divergências e sugere a conciliação de registros, seja de forma automatizada ou com intervenção humana.

    O principal entregável da funcionalidade de “Aplicar match com Inteligência artificial” é identificar por meio de IA a conciliação dos registros não identificados automaticamente.

    Salienta-se que esta documentação tem o objetivo de apresentar a funcionalidade da nova feature de IA adicionada ao Conciliador Backoffice. Para uma compreensão mais abrangente sobre a realização da conciliação, recomenda-se utilizar a documentação completa disponível no módulo contábil, acessível através de Conciliador Backoffice (CTBA940.





    Como acessar a Rotina do Conciliador Backoffice com IA

    Acesse o modulo 34 Contabilidade Gerencial (SIGACTB)> Atualizações > Conciliador.



    Selecione uma opção como no exemplo abaixo:  "0001 - Contas a Receber x Lançamentos Contábeis".


    Clique em "Ver Filtros"



    Após selecionar os filtros de acordo com sua preferência, clique em "Aplicar"



    Clique na aba "Dados Não Encontrados".


    o botão "Aplicar Match Inteligência Artificial", que aparecerá habilitado se houver algum match identificado pela inteligência artificial da Carol. Isso significa que ele só será habilitado se houver algum match na I16 que exista nas temporárias da tabela de origem ou destino.


    Caso o botão esteja habilitado, como na imagem abaixo, clique no botão "Aplicar Match Inteligência Artificial". Lembre-se de que não é necessário selecionar nenhum registro, pois ele será exibido na próxima tela.


    Uma janela modal será aberta, exibindo a quantidade de dados para Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Divergente (ID), para avançar  clique em  "Avaliar".


    Na tela, serão apresentadas duas tabelas com os dados como no exemplo selecionado: 

    Contas a Receber (SE1) e Lançamentos Contábeis (CT2). Analise os dados de acordo com o status de tipo de match.
    Selecione os dados desejados para aplicar o match e clique no botão "Aplicar Match".



    Os dados serão atualizados e poderão ser vistos na lista com o tipo de match IA ou ID.


    Observação: O PROTHEUS INSIGHTS incorpora a poderosa Inteligência Artificial (IA) para facilitar a análise de MATCH entre Contas a Receber (SE1) e Lançamentos Contábeis (CT2), conforme demonstrado anteriormente. Ao seguir os passos descritos na rotina CTBA940 do Conciliador Backoffice, você estará habilitado para realizar a conciliação contábil.

    Para uma compreensão mais abrangente sobre a realização da conciliação, recomenda-se utilizar a documentação completa disponível no módulo contábil, acessível através de Conciliador Backoffice (CTBA940) . Este passo a passo tem o objetivo de apresentar a funcionalidade da nova feature de IA do Protheus Insights adicionada ao Conciliador Backoffice.

    Em Breve !

    Configuração


    Visite a pagina de configuração: Configuração Protheus Insights

    Contabilidade

    • Conciliador Backoffice configurado conforme as orientações da documentação CTBA940
    • Execução da opção 4 do WizardUUID para preenchimento dos campos MDUIDT

    Como funciona o Protheus Insights no Conciliador Backoffice (CTBA940)

    Essa é a metodologia que será utilizada para implementar a conciliação com o uso de Inteligência Artificial no Protheus Insights, com o objetivo de lidar com os registros "perdidos" e melhorar a precisão do processo de conciliação.

    Conciliação Contábil:

    Através da tabela de rastreio, é possível identificar a origem dos registros contábeis.

              

    O problema a ser resolvido é que nem todos os registros que entram na CT2 passam pela CV3 e, em alguns casos, a CV3 pode ser perdida.

            

    A solução usa a Inteligência Artificial (IA) para realizar a conciliação dos registros que foram considerados "perdidos".


    Modelo de Roteamento:

    Este modelo aprende a origem dos registros contábeis. É o primeiro passo para fazer o casamento (match) entre os registros.

    A triagem inicial é feita ao analisar apenas os registros na CT2.

                

    Modelo de Árvores com Boosting de Gradiente (GBM):

    Consiste em um comitê formado por várias pequenas árvores de decisão.

    Cada nova árvore aprende com os erros das árvores anteriores.

    O resultado final do comitê leva em consideração a decisão de todas as árvores.

    Este modelo é rápido para treinar e suas decisões são de fácil explicação, o que facilita a compreensão do modelo.

    Modelo de Matching por Regras:

    Este modelo aprende regras de lançamento para cada par de registros.

    Por exemplo, a regra CT2_VALOR ← D1_TOTAL - D1_VALIPI é uma das regras que podem ser aprendidas.

    Cada par de registros terá suas próprias regras definidas.

    Predição:

    Neste estágio, uma regra previamente definida é aplicada a todos os registros de origem.

    Por exemplo, a regra CT2_VALOR ← D1_TOTAL - D1_VALIPI é aplicada a todos os registros da origem.

    O modelo então gera uma previsão de acordo com a regra aplicada.


    Busca no Espaço de Combinações Lineares:

    Este passo envolve a busca por combinações lineares entre os campos de origem para determinar o valor da CT2_VALOR.

    A fórmula pode ser algo como CT2_VALOR = PESOCAMPO1 + PESOCAMPO2 + PESO*CAMPO3..., onde os pesos podem ser -1, +1 ou 0.

    Os campos são extraídos da tabela de origem.

    Processos:

    Existem três principais processos:

    a. train_rules: Este processo envolve a busca de regras para todos os clientes, filiais e grupos em todas as tabelas de origem. Cada cliente pode ter regras específicas de contabilidade.

    b. train_router: Aqui, um modelo de roteamento é treinado para cada cliente. Cada cliente pode ter maneiras diferentes de preencher os campos da CT2.

    c. predict: Este processo aplica o modelo de roteamento e as regras aprendidas para fazer a conciliação contábil.