Quando ocorre uma interrupção da conexão de rede e o smart client inicia o processo de recuperação de conexão, a dll do broker faz (por padrão) no máximo 12 tentativas de reconexão. No entanto este processo também depende de como o application server está configurado.
Por padrão (isto é, sem configuração adicional) o application server encerra a thread do usuário caso a rede fique inativa por 180 segundos (3 minutos). Portanto, se o processo de recuperação do smart client demorar mais do que 3 minutos, quando o smart client conseguir se reconectar com o broker a recuperação da conexão com o application server não será mais possível, pois a conexão do broker com o application server não existe mais (o application server encerrou a thread do usuário e fechou a conexão comn o broker).
Para aumentar o tempo que o application server espera antes de encerrar a thread do usuário existe a chave ConnectionTimeout no arquivo de configuração appserver.ini do application server. (Esta chave pode ser especificada no environment ou na seção General). Por exemplo, no caso abaixo
[Enviroment_X]
...
...
...
ConnectionTimeout = 300
...
...
...
o application server vai esperar 5 minutos antes de terminar a thread do usuário conectado neste environment, portanto vai ser possível a recuperação da conexão do smart client com o application server mesmo que a rede demore 5 minutos para voltar.
Obs. caso exista um problema na infra-estrutura local do smartclient (p. ex: cabo de rede desconectado, cabo de rede com defeito, problema no switch ao qual o smartclient está conectado, etc) o tempo máximo de reconexão é de 1 minuto.
Página referente à chave ConnectionTimeout no TDN: http://tdn.totvs.com/x/dopc.