Quando programamos em AdvPL, basicamente usamos instruções conhecidas como "Statements" ou "Diretivas" da linguagem, como as instruções de decisão e repetição ( If, Else, Endif, For, Next, While ), e também chamadas de funções e métodos de classes.
O AdvPL também permite o acesso aos recursos de funções e classes da Linguagem AdvPL através de comandos, concebidos para tornar a escrita e a interpretação do código mais legível. Esta página está em criação justamente para documentar os recursos do AdvPL disponibilizados pela Tecnologia TOTVS através de comandos nativos da linguagem AdvPL.
A utilização dos comandos da linguagem AdvPL depende da correta configuração da pasta de <includes> fornecida junto com o ambiente para possibilitar a compilação de código AdvPL.
Padronização e Informações adicionais
- A documentação base de um comando deve incluir sua sintaxe mínima e sintaxe completa.
- Sintaxe mínima: Utilização do comando com o mínimo de parâmetros, apenas os obrigatórios.
- Sintaxe completa: Descreve todas as cláusulas do comando, obrigatórias e opcionais.
- Em algumas ocasiões o comando pode não endereçar diretamente todos os parâmetros do método encapsulado pelo comando. Nestes casos, normalmente é possível setar as propriedades adicionais de forma direta no objeto após criado ou mesmo por método.
- Cada comando da interface visual normalmente está vinculada ao uso de uma classe da interface visual, e encapsula o construtor NEW() da mesma. Cada comando documentado menciona e aponta por link a classe endereçada, e vice-versa.