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As especificações deste documento se referem a versões superiores à versão 8.0 do software TOTVS CRM SFA.

Para garantir a qualidade do produto, a TOTVS CRM se reserva ao direito de atualizar, sem necessidade de aviso prévio, a especificação destes requisitos infra estruturais mínimos (ou recomendados).

Em caso de não cumprimento dos requisitos infra estruturais mínimos deste documento, é direto da TOTVS CRM:

  • Exigir do CLIENTE a assinatura de termo de não conformidade para dar prosseguimento aos devidos serviços contratados.
  • Em casos de falhas infra estruturais, a TOTVS CRM não poderá ser responsabilizada por possíveis perjúrios.

1  Regras de hospedagem

  • É de reponsabilidade do CLIENTE a administração da infraestrutura, sendo composto desses serviços:
    • Aquisição de recursos / servidores
    • Backup e armazenamento de dados
    • Instalação/Atualização/Manutenção de sistema operacional e softwares de administração infra estrutural, como, por exemplo:
      • Liberação de portas do firewall do servidor para acessos externos
      • Antivírus
      • DNS
      • Proxy
      • Certificados de segurança
  • (Produto precisa estar hospedado em um ambiente exclusivo, com seus recursos infra estruturais isolados de outras aplicações)
  • (Deverão ser provisionados 2 ambientes: HML e PRD)
  • (Para faixa acima de 100 usuários contratados, os ambientes de produção deverão ser separados entre: servidor de aplicação e servidor de integração / banco de dados)

2  Especificações técnicas

2.1  Sistema Operacional

Versões homologadas
Windows

Windows Server 2012

Windows Server 2016
Windows Server 2019
Linux
(Recomendado)

RedHat Enterprise 7-7.9 64 bits

CentOS 7-7.9 64 bits

2.2 Sizing

Sistema operacional Windows
AMBIENTE DE PRODUÇÃO

Usuários Contratados

#1

#2

TOTAL

De

Até

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)


vCPU

RAM (GB)

1

20

6

16

350





6

16

21

50

6

20

350





6

20

51

100

8

24

350





8

24

101

200

8

16

200

10

20

350


20

36

20150010282001032350
20

60

5011000Sob medida

* Servidor de aplicação web / sincronização mobile
* Servidor de banco de dados / integração / web service

AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO (NÃO-PRODUTIVO)

Usuários Contratados

Core


TOTAL

De

Até

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)


vCPU

RAM (GB)

15041075
410

51

100

6

12

100


4

12

101

200

8

16

150


4

16

2015001028

200


1028
5011000Sob medida
Sistema operacional Linux
AMBIENTE DE PRODUÇÃO

Usuários Contratados

#1

#2

TOTAL

De

Até

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)


vCPU

RAM (GB)

1

20

6

14

350





6

14

21

50

6

18

350





6

18

51

100

8

22

350





8

22

101

200

8

14

200

10

18

350


20

32

20150010262001030350
20

56

5011000Sob medida

* Servidor de aplicação web / sincronização mobile
* Servidor de banco de dados / integração / web service

AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO (NÃO-PRODUTIVO)

Usuários Contratados

Core


TOTAL

De

Até

vCPU

RAM (GB)

Disco (GB)


vCPU

RAM (GB)

15041075
410

51

100

6

12

100


4

12

101

200

8

16

150


4

16

2015001028

200


1028
5011000Sob medida


  • Os sistemas operacionais homologados para a solução TOTVS CRM | SFA devem ser de 64 bits, visto que a configuração de memória de todos os servidores ultrapassa o limite indexado por sistemas operacionais de 32 bits. Caso seja optado por sistema operacional Linux, se faz necessário que a partição da raiz ( / ) deste tenha o espaço em disco solicitado. No quadro a seguir está evidenciado as versões homologadas:

SISTEMA OPERACIONAL

VERSÕES HOMOLOGADAS

Windows



Windows 2012 Server 64 bits


Windows 2016 Server 64 bits

Linux



RedHat Enterprise Linux 64 bits


CentOS 7 Linux 64 bits

(versão do Kernel seja 3.10.0-957.12.1.el7.x86_64)


Debian Linux 64 bits

2.3  Banco de Dados 


Versões homologadas
Aplicação - Dados transacionaisDashboards padrão (BI) - Dados não-transacionais¹Relatórios Padrão (BI) - Dados transacionais²Dashboards customizados (BI) - Dados não-transacionaisRotas WebService REST Padrão³
PostgreSQL 12.6PostgreSQL 12.6PostgreSQL 12.6PostgreSQL 12.6PostgreSQL 12.6 
Oracle 19c
Oracle 19cOracle 19c
Microsoft SQL Server 2013
Microsoft SQL Server 2013Microsoft SQL Server 2013

[1] Podem ser utilizados bancos paralelos para aplicação (dados transacionais) e esquema de dashboards padrão (dados não-transacionais) quando o banco de dados da aplicação não for PostgreSQL.
[2] A relação dos relatórios padrão disponíveis para PostgreSQL pode ser maior do que a relação dos relatórios padrão disponíveis para outros bancos. A replicação desses mesmos relatórios para outros bancos de dados ocorrerá sob demanda faturável.
[3] As APIs padrão do SFA devem compartilhar o mesmo bancos de dados da aplicação, portanto, somente estará disponível quando o banco de dados da aplicação for PostgreSQL.


Faixa de usuáriosServiçosVersões recomendadas
Todas as faixasAplicação - Dados transacionaisPostgreSQL 12.6
Dashboard padrão (BI) - Dados não-transacionais
Relatórios Padrão (BI) - Dados transacionais
Rotas WebService REST Padrão
Acima de 200Aplicação - Dados transacionaisOracle 19c
Relatórios Padrão (BI) - Dados transacionais¹
Dashboard padrão (BI) - Dados não-transacionaisPostgreSQL 12.6

[1] A relação dos relatórios padrão disponíveis para Oracle 19c pode ser menor do que a relação dos relatórios padrão disponíveis para PostgreSQL. A replicação desses relatórios para Oracle ocorrerá sob demanda faturável.

2.4 Rede


Endereço de host

IP FIXO ou DNS (Ex: sales.suaempresa.com.br)

Acesso remoto

Método de administração remota2 do servidor, seja via WTS ou SSH.

Usuário

Usuário com permissões de escrita, leitura, execução e instalação no diretório de nossos aplicativos.

Transferencia de arquivos

Ferramenta ou protocolo para transferência de arquivos (WTS área de transferência remota, SSH, VPN, FTP).

Portas de acesso

Liberar e redirecionar portas dos aplicativos:

Portas de sincronização:

40920-40925;

Portas Web:

80, 8080 e 8443;

Envio de email’s

Criar uma conta de e-mail funcional para que as rotinas do TOTVS CRM | SFA possam utilizar. Depois disso as informações de que o TOTVS CRM | SFA necessita são:

  • Endereço de e-mail;
  • Usuário e senha do e-mail;
  • Configuração do servidor SMTP
    • Endereço (Ex: smtp.servidor.com.br);
    • Porta (Ex.: Porta 587);
    • Necessário saber se o servidor requer autenticação ou SSL, ou ambos;

Testar as configurações de envio de e-mails usando um cliente de e-mail off-line (Ex.: Outlook, Incredimail, Thunderbird...)

Recomendação mínima de velocidade

Recomendação mínima de velocidade

Até 50 usuários

5 Mb/s

De 51 a 100 usuários

10 Mb/s

De 101 a 200 usuários

15 Mb/s

Acima de 200 usuários

50 Mb/s

Acesso aos maps do Google

O firewall do servidor deve estar liberado para acesso aos endereços abaixo:

[2] Para utilizar outro recurso de administração remota se faz necessário uma homologação prévia junto a TOTVS CRM.

Nenhum dos servidores ou máquinas virtuais devem ser mantidos com o usuário root (ambiente Linux) ou administrador (ambiente Windows) por questão de segurança. O usuário root/administrador só pode ser utilizado para instalação dos softwares que precisam de permissão de root/administrador. Para monitoramento e manutenção será necessário criar um usuário sem permissões de administrador.

O acesso remoto aos servidores da aplicação, banco de dados e meio de transferência de arquivos pode ser liberado apenas para os IP’s fixos:

201.47.88.134

200.170.186.61

189.108.75.98

187.19.100.167


  • Sem rótulos