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O ecossistema de digital no Brasil é amplo e diverso, oferece grandes plataformas para todos os tamanhos de lojistas até às focadas em segmentos de nicho. Mas quando o assunto é imagem, as boas práticas são semelhantes por isso vale a pena investir nas fotos dos produtos que irá publicar no Venda Digital.

A foto do produto cumpre um papel fundamental nos canais digitais, desde atrair o consumidor online e revelar as características do produto, até influenciar na decisão de compra. Quando falamos das fotos de produtos para o Venda Digital, não é diferente. Neste guia, passamos cada aspecto a ser observado na sua jornada pelas melhores fotos.

          



01. BOAS PRÁTICAS PARA TER FOTOS DE PRODUTOS IDEAIS PARA CANAIS DIGITAIS

01.01 Ter qualidade profissional

Mesmo que a loja faça suas fotos internamente elas precisam ser produzidas com boa iluminação e perspectiva.

Os produtos devem ser fotografados com luz adequada para garantir nitidez e para que o produto siga a cor fielmente.

Uma ótima opção é o uso de luz natural, por ser extremamente rica e a que melhor reproduz as cores nas fotografias. Mas, se os dias estiverem nublados, ou se o local utilizado não receber iluminação natural suficiente, não se preocupe! Você pode fazer excelentes imagens usando luz artificial.

Nesse caso, é preciso que você consiga duas ou três boas fontes de luz branca, de preferência na temperatura de cor branca neutra, 6500k, para que se aproxime o máximo possível da luz do sol. Posicione essas fontes nas duas diagonais frontais ao objeto, para evitar a formação de sombras indesejadas.

Evite usar o flash da câmera: ele produz sombras muito acentuadas. Na maioria dos produtos, essa dramaticidade na iluminação é indesejada, no entanto, depende do efeito que você deseja criar.

Mesma paisagem, luz diferente.

Use um celular que tenha uma câmera com resolução considerável, para melhor captação de detalhes. A resolução de fotos está ligada à quantidade de pixels em uma imagem.

Nas telas digitais, as imagens são formadas por diversos pixels. Os pixels são formados pela união de três pontos de cores básicas.

Sendo assim, quanto mais pixels existem em uma imagem, mais pontos de cor ela possui e mais definida ela é.

É expressa como:

  • Pixels por polegada - PPI: pixels per inch (para tela ou monitor)
  • Pontos por polegada - DPI: dots per inch (para impressão)

Informações

O padrão WEB é de 72 DPI porém o ideal para utilizar em canais digitais são 300 DPI.

01.02 Demonstrar claramente o que o consumidor irá receber

As fotos dos produtos não devem ter elementos gráficos nem textos sobre as imagens. Todas as informações que sejam relevantes sobre as características do produto, você deve inserir na descrição. 

CERTO                                                                         X ERRADO                         


    CERTO                                                                 X ERRADO

O produto deve ser o destaque, por isso evite usar bordas para que sua imagem fique mais profissional.

Não utilize composições de imagens ou montagens. Prefira enviar as imagens separadamente, pois para o consumidor final fica mais claro como é o produto.

As fotos devem apresentar a proporção adequada, que não gere a ilusão de que o objeto tem um tamanho diferente da realidade.

Evite colocar apenas fotos do produto na embalagem, apenas em casos em que o consumidor consiga visualizar o conteúdo.

01.03 Fundo Branco

Em muitos Marketplaces é obrigatório o uso de fundo totalmente branco e chapado para as fotos principais dos produtos. No Venda Digital, como é uma digitalização da sua loja, isso é opcional.

                                                   


02. TIPOS DE FOTOS


  • Sem rótulos