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OBS: As permissões indicadas são para os processos dentro do ERP. Para os processos realizados dentro do MEU RH é considerado apenas o parâmetro 'Utiliza push notification', exceto para o menu 'Comunica RH' que verifica também o permissionamento.
O Comunica RH permite ao RH criar comunicados diversos para os colaboradores de forma fácil e simples, podendo notificá-los a existência do comunicado disponível.
Para visualizar os comunicados cadastrados por aquele usuário deve acessar o módulo de Folha de Pagamento no menu 'Configurações >> Gestão de Comunicados'. Os registros são exibidos ordenados por data de criação decrescente.
São exibidos dez registros por página.
É necessário que o usuário que está visualizando e/ou cadastrando os comunicados esteja vinculado a funcionário ou externo;
Não serão criados comunicados e/ou notificações para funcionários:
Para cadastrar um novo comunicado, deve-se seguir o processo demonstrado abaixo:
Caso não existam registros cadastrados por aquele usuário, a imagem abaixo será exibida:
Para cadastrar um novo comunicado clique em 'Novo Comunicado', e informe um título e um texto para o comunicado, pode selecionar caso deseje uma imagem, podendo escolher entre os formatos vertical ou Horizontal, caso opte por não escolher como prefere a imagem, esta será exibida por default como Horizontal. Poderá inserir apenas formatos .png, .jpg, .gif, com as seguintes especificações:
Caso a imagem não atenda essas especificações poderá ser redimensionada manualmente.
Caso insira um formato inválido irá apresentar a mensagem abaixo:
Poderá clicar em 'Visualizar Comunicado' para verificar a exibição do comunicado antes de finalizar o cadastro:
Clique em 'Avançar' para seguir com o processo:
Preencha o título e subtítulo que será enviado na notificação:
Clique em 'Avançar' para selecionar os filtros de envio:
Será obrigatório selecionar ao menos a coligada para envio. Apenas a coligada do contexto do usuário que está realizando o cadastro será exibida para a seleção.
Ao selecionar a coligada os campos de 'Função' e 'Filial' serão habilitados para seleção, porém não são obrigatórios;
Caso selecione uma filial, será habilitado o campo 'Departamento' que não será obrigatório.
Caso selecione o departamento é obrigatório ter uma Filial selecionada.
A partir da versão: 12.1.2402.111 também estará disponível os campos 'Fórmula' e 'Matrícula'. Estes campos serão habilitados ao selecionar a 'Empresa', porém não são obrigatórios. Estes campos seguem as seguintes regras:
OBS: Esta opção deve ser utilizada com cautela, pois pode onerar o funcionamento do processo.
É obrigatório selecionar uma data e hora de publicação (deve ser maior que a data e hora atual) ou deve marcar a flag 'Enviar agora?'.
Se desejar enviar o comunicado para os externos deve marcar a flag 'Enviar para externos?';
É exibida uma mensagem de alerta informando que se estiver em um ambiente local, as notificações serão enviadas imediatamente, esta mensagem é apenas informativa e não impede de seguir com o processo.
Obs: Caso esteja utilizando o ambiente em 'N - Camadas' será apresentado também o botão: 'Programar recorrência de envio'. Esta opção está detalhada no próximo tópico (03 - Recorrência no cadastro de comunicados), deste documento.
Clique em 'Criar Comunicado' e confirmar em 'Sim, estou ciente'.
Aguarde enquanto é processado (esta ação pode levar um tempo a depender da quantidade de funcionários do filtro selecionado).
O comunicado será salvo com o status 'Aguardando', após o envio da notificação o status será alterado para 'Enviado'.
É possível que o cadastro seja realizado com uma data e hora de publicação e ao ser enviado esta data e hora ser modificada, isso ocorre em caso de utilizar ambiente local, onde a notificação é enviada de forma imediata, desta forma é alterada para a data e hora que ocorreu o envio do Job.
Caso deseje atualizar a tela do 'Gestão de Comunicados', deve clicar com botão direito do mouse em algum local da tela e clicar na opção 'Atualizar' como mostra a imagem abaixo:
Observação:
Para que a notificação seja enviada corretamente para os colaboradores em seu dispositivo é necessário observar as seguintes regras:
Exemplo do Job criado:
Exemplo da notificação:
O objetivo é permitir que sejam realizados agendamentos para o processo de envio de comunicados e notificações, durante o cadastro do comunicado.
Observações gerais:
Seguem prints ilustrando a funcionalidade:
A mesma data e hora da publicação informada na recorrência se repete na data e hora da publicação na tela de escolha dos destinatários.
Caso marque a opção 'Enviar agora?':
Caso preencha primeiro os campos de data e hora da publicação da tela de escolha dos destinatários, estes dados vão ser repetidos dentro da tela de recorrência:
Caso selecione a opção de repetição por semana:
Caso selecione a opção por mês:
Exemplo de Job criado com recorrência mensal:
Exemplo de Job criado com recorrência semanal:
Esta opção tem como objetivo de reenviar um comunicado para os colaboradores, com a opção de alterar os dados que serão enviados.
Observações gerais:
Seguem prints ilustrando a funcionalidade:
Com comunicado com status 'Enviado':
Com comunicado com status diferente de 'Enviado':
O objetivo é filtrar os comunicados por código, título, data de criação, status e/ou responsável.
Para realizar a busca avançada após acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar em 'Busca Avançada':
Para visualizar os detalhes dos comunicados, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Visualizar':
Horizontal
Vertical
Somente comunicados que estejam com o status 'Aguardando' ou 'Rascunho' podem ser excluídos.
Caso exclua um comunicado cujo o Job vinculado a ele já esteja em execução, os usuários ainda receberão as notificações, caso o Job não tenha iniciado os usuários não receberão as notificações.
Deletar o comunicado não deleta a notificação.
Para excluir, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Apagar':
Caso o status seja diferente do permitido será apresentada uma mensagem de erro:
Se o status permitir apagar:
Esta opção tem como objetivo de inativar um comunicado para que os colaboradores não tenham mais o acesso, por algum motivo de expiração da informação ou um comunicado enviado incorretamente.
Somente comunicados que estejam com o status 'Enviado' podem ser inativados.
Caso inative um comunicado cujo o Job vinculado a ele já esteja em execução, os usuários ainda receberão as notificações, caso o Job não tenha iniciado os usuários não receberão as notificações.
Inativar o comunicado não inativa a notificação, porém não terá acesso ao conteúdo, somente a mensagem que foi personalizada para disparar a notificação.
Para inativar, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Inativar':
Se o status não permitir inativar, será apresentado uma mensagem de erro:
O usuário do Meu RH poderá apagar as notificações através do sino de notificações, porém o comunicado correspondentes não será apagado, a não ser que o RH inative o comunicado.
Poderá apagar em lote.
Deve selecionar as notificações que deseja apagar e clicar em 'Apagar Notificações':
Os usuários do Meu RH poderão visualizar os comunicados publicados pelo RH, independente de terem recebido a notificação em seus dispositivos.
Serão exibidos dez comunicados por página.
Os comunicados são ordenadas pela data de publicação decrescente.
É necessário que se tenha uma data de publicação cadastrada no comunicado e que esta seja menor ou igual a data atual, para que o comunicado seja visualizado.
Apenas comunicados com status 'Aguardando' ou 'Enviado' são exibidos.
Poderá realizar uma busca pelos comunicados através da data de publicação.
Serão exibidos os comunicados daquele colaborador de acordo com o contexto selecionado.
Para acessar ir na aba 'Comunica RH'. Esta aba somente será exibida se estiver utilizando o parâmetro de push notification.
Caso não possua registros será apresentado a imagem abaixo:
Caso possua resultados:
Caso clique na opção de 'Visualizar'
Caso não possua imagem:
Caso busque comunicados por data, deve selecionar uma data de inicio e fim e clicar em 'Filtrar'. Somente após preencher as datas será habilitado o botão de 'Filtrar'. Para limpar os filtros poderá clicar em 'Limpar Filtros'.
Os usuários do Meu RH poderão apagar os comunicados que foram enviados pelo RH, porém não será possível visualizá-los novamente. Para visualizá-los novamente o RH terá
que enviar o comunicado novamente.
Para apagar os comunicados basta clicar no ícone abaixo:
OBS: Esse processo exclui apenas o registro da tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR.
Será possível visualizar os comunicados dos usuários através do menu 'Configurações >> Comunicados do Colaborador', conforme demonstra o print abaixo:
Também será possível excluir os registros selecionados.
1. O que acontece caso não execute o RM-Atualizador?
2. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao clicar em 'Gestão de Comunicados'?
Verifique se o Host do servidor foi iniciado corretamente como administrador;
Verifique se foi realizada a configuração das portas corretamente no Host como indicado no item 2 deste documento.
3. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao tentar visualizar ou inserir um novo comunicado?
Verifique se o usuário que está acessando está vinculado a um funcionário ou externo, caso não esteja é necessário realizar este vínculo.
4. O que fazer se ao reiniciar um Job aparecer o erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação acontece quando um Job do mesmo tipo é reiniciado mais de uma vez e esta reinicialização foi feita antes do Job anterior finalizar a execução, sendo o mesmo Job ele utiliza os mesmos arquivos de logs e desta forma é necessário que sejam executados um por vez.
5. O que fazer se executar um Job com filtro por fórmula e aparecer o erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação acontece quando está utilizando uma fórmula inválida para a geração do comunicado, desta forma é necessário construir uma fórmula que seja válida (A fórmula deve retornar booleanos válidos). Neste cenário o status do comunicado não será alterado.
6- O que fazer se na tela de 'Gestão de Comunicados' ocorra um erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação ocorre devido ao tempo de expiração do token. Como solução poderá realizar o aumento do tempo de expiração do token, poderá utilizar o documento abaixo como orientação, porém esta alteração deve ser realizada com cautela, uma vez que se o host for compartilhado a configuração ficará única para as soluções que compartilham este token: Autorização/Autenticação em API'S.