Toda execução do REST é protegida pela camada do tlppCore, evitando falta de retorno ou outros efeitos colaterais quando houver erros de runtime.
Embora haja um tratamento padrão para os erros, é possível customizar esse tratamento através da chamada de uma função configurada no onError. Sendo assim, o usuário pode, por exemplo, enviar por e-mail o erro, gerar eventos de monitoramento, ou seja, conforme a necessidade de cada um.
Parâmetros
A função customizada de tratamento de erro recebe o objeto oError, para mais detalhes sobre esse objeto, consulte sua documentação no .
Retorno
Não há retorno.
Exemplo
Nesse exemplo, padronizamos o retorno de mensagem com um código de rastro e deixamos para uma função de Tratamento de erro u_TrataErro(), essa função estaria registrando o erro em local de fácil localização posterior para que o administrador de sistema tome as devidas providências.
function U_onError( oError as object ) local cCodeTrace := U_getCodeTrace() as character local cFault := '' as character U_TrataErro( cCodeTrace, oError:genCode, oError:description ) cFault += '{' cFault += '"code":"' + cCodeTrace + '",' cFault += '"message":"um erro interno ocorreu, procure o administrador do sistema"' cFault += '}' if ( type('oRest') == 'O' ) oRest:SetFault( cFault ) endif return Nil
Observações:
- Se o onError for implementado, a mensagem de erro só será exibida em console caso o desenvolvedor implemente sua impressão (através do conout por exemplo)