Produto | : | TOTVS Folha de pagamento |
Processo | : | Metadados |
Subprocesso | : | Incluir um anexo em funcionário |
Versão | : | 12.1.3 |
Este documento possui o objetivo de auxiliar o usuário no processo de criação de um anexo em funcionários, que tem a finalidade de armazenar
informações relativas a funções gratificadas e cargos comissionados, gerando um histórico por período de datas.
Possibilitando ainda informar um nível de carreira para estes funcionários.
O documento será dividido em 2 Partes, sendo a primeira a criação de um Metadados com o nome de Nível que servirá de "Lookup" para o segundo Metadados.
Processo de Criação - Parte 1 - Tabela de Nível (Lookup)
Passo 1 – Criação da Tabela
Para acessar a criação de tabelas, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Tabela
Foto 1-1
- Coloque o nome da tabela de "NIVEL" e o rótulo de "Nível".
- A aplicação da tabela será no "RM LABORE".
- Execute os seguintes passos:
- Crie as colunas "CODIGO" e "DESCRICAO".
- Coloque "CODIGO" como chave primária.
- No campo "DESCRICAO" marque a opção "Descrição para Lookup?".
- Para as colunas "CODIGO" e "DESCRICAO" informe respectivamente no campo "Tamanho" 10 e 20.
Passo 2 – Criação do Modelo de Negócio
Para acessar a criação do Modelo de Negócio, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Modelo de Negócio
Criação do Modelo de Negócio - Parte 1-1.
Foto 1-2
- Dê um nome e rótulo para o Modelo de Negócio.
- A aplicação do "Modelo de Negócio" será no "RM LABORE".
- Clique na aba “Estrutura de Dados”.
- Acesse a opção Novo > Tabela. (Foto 1-3)
- Selecione a tabela criada no passo 1. (Foto 1-4)
- Clique na aba “Controles” e clique em salvar para liberar o acesso aos campos. (Foto 1-3)
Foto 1-3
Foto 1-4
Criação do Modelo de Negócio - Parte 1-2 – Configurando os campos.
Foto 1-5
1. Modifique o campo “Rótulo”, para alterar a informação que fica em cima do mesmo
- Exemplo:
- Realize esta operação para todas as colunas, conforme demostra a imagem acima. (Foto 1-5)
- Exemplo:
Passo 3 – Criação de Formulários.
Para acessar a criação de Formulários, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) >Formulários
- Dê um nome e rótulo para o Formulário.
- Escolha onde o Formulário será aplicado.
- Selecione o “Modelo de Negócio” criado no passo anterior.
- Clique na aba “Apresentação” e em seguida clique em “Salvar”. Revise o que foi feita na "Criação do Modelo de Negócio - Parte 1-2 – Configurando os campos" e faça as correções necessárias.
Passo 4 – Criação do Projeto.
Para acessar a criação de Projeto, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Projeto
Foto 1-6
- Dê um nome para o Projeto.
- Informe a versão.
- Escolha onde o Metadados será aplicado.
- Selecione o formulário criado no passo 3
- Selecione o Segmento.
- Gere um ID de Segurança.
- Selecione onde este Metadados será disponibilizado.
- Marque a checkbox do projeto criado e vá em Processos -> Gerar Projeto de Metadados para finalizar a criação
Processo de Criação - Parte 2 - Tabela Principal (Cargo Comissionado e Função Gratificada)
Passo 1 – Criação da Tabela
Para acessar a criação de tabelas, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Tabela
Foto 2-1
- Dê um nome e rótulo para a tabela.
- Escolha onde esta tabela será aplicada.
- Execute os seguintes passos:
- Crie as colunas: CODCOLIGADA, CHAPA, CODIGO, NIVEL, OPCAO, DATAINICIO, DATAFIM conforme a "Foto 2-1".
- Coloque as colunas CODCOLIGADA, CHAPA, CODIGO como chave primária.
- Para as colunas NIVEL E OPCAO informe no campo “Tamanho” 50.
- Deixe as colunas CODCOLIGADA e CHAPA invisíveis, ou seja, desmarque as seguintes checkboxes:
- Visível na Visão?
- Visível na Edição?
Passo 2 – Criação do Modelo de Negócio
Para acessar a criação do Modelo de Negócio, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Modelo de Negócio
Criação do Modelo de Negócio - Parte 2-1.
Foto 2-2
- Dê um nome e rótulo para o Modelo de Negócio.
- Escolha onde o Modelo de Negócio será aplicado.
- Clique na aba “Estrutura de Dados”.
- Acesse o menu Novo -> Tabela. (Foto 2-3)
- Selecione a tabela criada no passo 1. (Foto 2-4)
- Clique na aba “Controles” e clique em salvar para liberar o acesso aos campos. (Foto 2-3)
Foto 2-3
Foto 2-4
Criação do Modelo de Negócio - Parte 2-2 – Configurando os campos.
Foto 2-5
1. Modifique o campo “Rótulo”, para alterar a informação que fica em cima do mesmo
- Exemplo:
- Realize esta operação para todas as colunas, conforme demostra a imagem acima. (Foto 2-5)
- Exemplo:
2. No campo “Tipo de Controle” realize as seguintes modificações.
- Coloque o tipo “Data” para as colunas DATAFIM E DATAINICIO, com essa modificação o usuário terá a opção de abrir o calendário e selecionar a data.
- Em OPCAO coloque o tipo "Caixa de opção" e coloque as seguintes informações:
- Na coluna NIVEL vamos realizar a seguinte operação:
Em “Action fonte de dados” pesquise e selecione a tabela de Nível criada no início do documento.
> Faça o relacionamento, igual é demonstrado na Foto 2-6.
> Informe que a “descrição da fonte de dados” será o campo Descrição.
Passo 3 – Criação de Formulários
Para acessar a criação de Formulários, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Formulários
- Dê um nome e rótulo para o Formulário.
- Escolha onde o Formulário será aplicado.
- Selecione o “Modelo de Negócio” criado no passo anterior.
- Clique na aba “Apresentação” e em seguida clique em “Salvar”. Revise o que foi feita na "Criação do Modelo de Negócio - Parte 2-2 – Configurando os campos" e faça as correções necessárias.
Passo 4 – Criação do Projeto.
Para acessar a criação de Projeto, siga o seguinte caminho: Serviços Globais > Metadados (Beta) > Projeto
- Dê um nome para o Projeto.
- Informe a versão.
- Escolha onde o Metadados será aplicado.
- Selecione o formulário criado no passo 3
- Selecione o Segmento.
- Gere um ID de Segurança.
- Selecione onde este Metadados será disponibilizado.
- Marque a checkbox do projeto criado e vá em Processos -> Gerar Projeto de Metadados para finalizar a criação.
Passo 5
Após a criação do Metadados, recrie o ".broker” e então vá em Serviços Globais -> Serviços -> Actions do sistema -> Processos -> Atualização de actions cadastradas.
Lembre-se de dar permissão aos perfis desejados, para que os mesmos tenham acesso aos Metadados criados.
Passo 6 – Configurando o anexo.
Acesse RH -> Folha de pagamento -> Funcionários -> Anexo -> Configurar Anexo.
- Selecione o último campo da treeview "Folha de Pagamento", como demonstra a foto abaixo e então clique em adicionar Action (+Action).
- Procure o Metadados criado e selecione o mesmo.
- Selecione a action adicionada.
- Faça o relacionamento da tabela criada com a tabela de Funcionários.
- Entre novamente em "Funcionários" para atualizar.
Pronto ! O anexo já está disponível no cadastro do funcionário conforme imagem abaixo.
Agora precisamos melhorar a visualização do formulário, pois alguns campos ficam com tamanhos desproporcionais aos valores.
Siga o passo 7 para configurar os campos.
Passo 7 – Configurando o Leiaute do formulário
- Acesse o anexo criado Funcionários -> Anexo -> Folha de pagamento -> .
- Crie um novo filtro e em seguida clique em “INCLUIR”.
- Clique em "definir Leiaute".
- Utilizaremos o recurso “Item Vazio” como demostra a foto a baixo para customizar o formulário.
- Arraste o “item vazio” para o lado do campo "Código".
- Agora terá liberdade de aumentar ou diminuir o tamanho do campo.
Agora que compreendeu um pouco melhor o assunto, personalize os formulários criados pelo metadados do jeito que melhor lhe convém.
Exemplo de Leiaute da tabela principal:
Exemplo de Leiaute da tabela de Nível:
O formulário está pronto para ser utilizado.