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Objetivo

Permitir a aprovação da solicitação de cancelamento de pedidos de venda pelo Portal de Pedidos, este workflow de aprovação é criado automaticamente quando o usuário solicita o cancelamento do pedido no Portal.

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança.

Ambiente de Negócio

Segmento

Manufatura

Áreas de Negócios

Vendas e Faturamento

Processo Workflow

 

     

    Detalhamento do Processo

    O workflow de aprovação de cancelamento de pedidos do portal, está disponível para as empresas que utilizam o Portal de Vendas do Datasul.

    Quando um Cliente ou Representante de Vendas libera um pedido no Portal de Vendas e após isso deseja cancelar o pedido, o cancelamento de pedido deve ser aprovado pelo Analista de Pedido de Vendas através deste workflow.

    O primeiro passo será a solicitação de cancelamento do pedido no Portal de Vendas pelo Representante ou Cliente.

    Após a solicitação de cancelamento, será aberta uma solicitação de aprovação de cancelamento para o grupo Analista de Pedidos.

    Um usuário do Fluig que esteja no grupo de Analista de Pedido deve assumir a atividade de aprovação do cancelamento.

    Depois de assumir a atividade, o Analista de Pedidos pode visualizar os dados do pedido no formulário do workflow.

    Visualizando os dados do pedido, o Analista de Pedidos decidirá se irá aprovar ou reprovar a solicitação de cancelamento.

    Se aprovado, o pedido será cancelado no Datasul.

    Atividades do Processo


    Atividade: Início.

    Descrição: Início no Portal de Vendas.

    Instruções: ATENÇÃO: Este processo é iniciado exclusivamente a partir do Porta de Vendas.

     

    Atividade: Aprovação.

    Descrição: Análise do pedido para cancelamento.

    Instruções: O usuário solicitou o cancelamento de um pedido de venda pelo portal, analise o pedido e aprove ou reprove o cancelamento.

     

    Como Utilizar

    Aprovação de Pedidos do Portal

     

       

      • Solicite o cancelamento do pedido por intermédio do portal de vendas.

       

       

      • Selecione a tarefa de cancelamento de pedido do portal na Central de Tarefas do Fluig.

       

      • Analista de Pedidos de Vendas aprova ou reprova o cancelamento do pedido do portal.

      Configuração no ERP Datasul

      As configurações do workflow serão realizadas na interface Parâmetros do Portal.

      Como Instalar

      Fluig

      Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

      Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: Guia de instalação fluig Studio.

       

      Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

      O nome do arquivo para instalação do processo BPM é: wfccp.zip. Ele se encontra dentro do diretório de expedição dos arquivos progress.

      Na seguinte estrutura: ems2/fluig/process


      Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

      No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

      Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.

       

      Componentes dos Processos BPM

      Processo BPM

       Cancelamento de Pedidos no Portal de Vendas

      Tipo Arquivo

      Nome do Arquivo

      Descrição

      Formulário

       WFCPP.html

      Formulário principal, necessário para liberação da tarefa de solicitação de cancelamento de pedido do portal.

      Anexo Formulário

       

      WFCPP.process

      Diagrama do Processo.
      DiagramadisplayFields.js

      Desabilita os campos em tela.

      Envio do Processo BPM para o Fluig

      Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.  

      ERP

      A seguir são apresentados links para as configurações necessárias para a integração do ERP com o Fluig. Uma vez feita essa configuração, não há necessidade de efetuar novamente a mesma.

      Criação do aplicativo Datasul no Identity

      Efetuar a parametrização do aplicativo Datasul para utilizar o Fluig Identity, conforme descrito no documento Itentity - Criação de Aplicativo.

      Sincronizar os dados com Identity

      Efetuar a sincronização dos dados conforme descrito no documento Itentity - Linha Datasul.

      Configuração no Datasul para Integração com o Fluig

      Integrar rotinas da linha Datasul com o Fluig para criação de processos permitindo ao cliente trabalhar com a rotina como uma solicitação com atribuição de responsáveis por atividade utilizando o workflow do Fluig para controle de prazo de conclusão, acompanhamento e notificação de responsável e requisitante, sendo as informações enviadas no final do processo para a linha de produtos Datasul para persistência. Veja no neste link como Configurar.

      Considerações 

      Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

      Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

      Acesse esse link para mais informações sobre a Instalação de Workflow.

      • Sem rótulos