Árvore de páginas

Configurando a contabilização TXT

Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Como configurar a contabilização TXT?

Passo a passo:

A contabilização TXT parte de um lançamento contábil, portanto a numeração dos lançamentos padronizados utilizados nesta rotina devem estar entre 001 e 499. Os números acima de 499 são referentes aos lançamentos automáticos de outros módulos e, portanto, não são utilizados.

O arquivo TXT deve ter o tamanho do registro configurado nos parâmetros da rotina, sendo que não é necessário haver posições fixas na linha de detalhe. A única exceção se refere ao código do Lançamento Padrão associado que deve estar obrigatoriamente gravado nas 3 primeiras posições de cada linha.

Para acessar uma determinada informação, é necessário utilizar nos lançamentos padronizados as funções LerStr e LerVal que são responsáveis pela leitura no arquivo TXT, retornando dados de tipo caracter e numérico, respectivamente.

Sintaxe:

LerStr( ExpN1, ExpN2 ) -> Lê uma expressão do arquivo texto e grava no arquivo de contabilização como uma expressão do tipo caracter.
LerVal( ExpN1, ExpN2 ) -> Lê uma expressão do arquivo texto e grava no arquivo de contabilização como uma expressão do tipo numérico.
LerData( ExpN1, ExpN2 ) -> Lê uma expressão do arquivo texto e permite alterar a data do lançamento contábil. Esta função poderá ser colocada em qualquer campo do LP, pois sua função é somente alterar a Data do Lançamento Contábil, a partir de uma data gravada no arquivo texto.

O parâmetro ExpN1 se refere a posição inicial do campo dentro do registro e o ExpN2, ao tamanho do campo.

Configurando
·    Crie o seguinte LP no cadastro Lançamentos Padronizados:

 

Campo

Conteúdo

Cod Lanc Pad

001

Sequencial

001

Descrição

Lançamento TXT

Tipo Lcto

Partida Dobrada

Cta Débito

LERSTR(10,20)

Cta Crédito

LERSTR(50,20)

Vlr Moeda 1

LERVAL(80,17)

Histórico

LERSTR(100,40)

Origem Lcto

LERDATA(140,10)

 

 

 
  
·    Configure o arquivo Texto para que:
·    O Código do LP 001 esteja nas primeiras 3 posições de cada linha do arquivo.
·    As Contas Débito iniciem na coluna 10 de cada linha.
·    As Contas Crédito iniciem na coluna 50 de cada linha.
·    O Valor do lançamento inicie na coluna 80.
·    O Histórico do Lançamento inicie na coluna 100.
·    Neste caso, a Data do Lançamento Contábil é manipulada pela função LERDATA, que lê uma data válida iniciando na coluna 140. Observe que o campo Origem Lcto não tem ligação alguma com este comando.