Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | RM | Módulo | TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento |
Segmento Executor | Construção e Projetos | ||
Projeto1 | R_CP_MOV 2016/2017 | IRM1 | CPMOV001-4 |
Requisito1 | CPMOV001-12 | Subtarefa1 | CPMOV001-368 |
Chamado2 |
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País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
Objetivo
Permitir que o usuário possa cadastrar marcas para um determinando produto, e no momento da cotação ter a possibilidade de utilizar escolher/trocar a marca do produto.
Definição da Regra de Negócio
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Copiar Marca entre Coligadas | Inclusão | BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Cadastros \ Mais \ Tabelas Auxiliares \ Marca \ Processos \ Copiar Marca entre Coligadas. | |
Marca | Envolvida | BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Cadastros \ Mais \ Tabelas Auxiliares \ Marca. | |
Cotação | Envolvida | BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Ambiente \ Parâmetros \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Gestão de Compras \ Cotação | - |
Parâmetros de Tipo de Movimento | Alteração | BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Parâmetros do Tipo de Movimento. | |
Movimento | Envolvida | BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Ambiente \ Parâmetros \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Gestão de Compras \ Solicitação de Compras e Ordem de Compra | - |
Copiar Marca entre Coligadas
Será criado um processo para que seja permitido realizar a Cópia de Marca entre Coligadas. Este processo ficará disponível no cadastro de Marca quando o perfil do usuário possuir permissão para Incluir Marca.
Ao realizar a Cópia será validado se a máscara de origem e destino são iguais.
Substituição de Marca na Cotação
Substituição para Todos Fornecedores
Na grid de orçamentos da tela de edição da cotação, será exibido um botão Alterar Marca do(s) Produto(s). Este botão irá respeitar as seguintes regras:
- Visível: perfil do usuário possuir permissão para trocar marca na cotação e cotação estiver configurada para Usar Marca na Cotação (Parâmetros de Cotação).
- Habilitado: quando status da cotação for Composição, Aguardando Resposta Fornecedores ou Negociação da Melhor Oferta.
- Será necessário selecionar pelo menos um fornecedor na grid de Orçamentos.
Ao clicar no botão será aberto a janela do processo de Alterar Marca do Produto para que o usuário escolha a nova marca e selecione quais os itens que esta nova marca será aplicada.
Regras da Interface:
Lookup de Marca: campo para que seja selecionado o novo valor para marca do produto. As marcas exibidas pelo lookup irá respeitar os itens de orçamento selecionados. Caso não selecione registros, serão retornadas todas as marcas iguais referente a todos os produtos do item de orçamento.
Botão Alterar: preenche a coluna Nova Marca para todos os registros selecionados no grid. Caso a marca informada não esteja vinculada ao produto, ela não será preenchida.
Grid Itens de orçamento irá exibir os campos:
- Código do Produto: irá respeitar a configuração definida no campo Código do Produto (Parâmetros de Cotação \ Etapa Definições Gerais 3/5).
- Descrição do Produto: irá respeitar a configuração definida no campo Descrição do Produto (Parâmetros Gerais \ Tabelas \ Produtos \ Etapa Definições de Produto 1/3).
- Marca Orçada: sempre será apresentado.
- Marca Negociada: ficará disponível somente quando status da cotação for Negociação da Melhor Oferta.
- Nova Marca: campo poderá ser editável no grid e seu nome será alterado conforme o status da Cotação. Valores de texto para o campo: Nova Marca Orçada ou Nova Marca Negociada.
Após aplicar a alteração e clicar em Executar será feita a troca de cada item da cotação que foi selecionado, para cada fornecedor selecionado, conforme o status da cotação:
- Se o status da cotação for Composição ou Aguardando Resposta Fornecedores, o comportamento será o mesmo definido para a alteração de marca por fornecedor no orçamento, ou seja, serão alterados a Marca Orçada e Marca Negociada.
- Se o status da cotação for Negociação da Melhor Oferta, o comportamento será o mesmo definido para a alteração de marca por fornecedor na negociação, ou seja, será alterado a Marca Negociada.
- Deve constar no log do processo todas as alterações de marcas realizadas para cada produto.
Protótipo da janela:
Permitir Substituição na Exportação do Orçamento/Negociação
Será criado no assistente de inclusão da cotação, na tela de escolha de produtos para a cotação, uma opção (“Permite Fornecedor Troca Marca”) por produto para que o usuário possa definir se o fornecedor poderá fazer a troca de marca daquele produto na cotação. Para isso será criado um campo na tabela TCCOTACAOITMMOV para gravar essa informação (TROCAMARCA).
Essa opção virá marcada por padrão quando a cotação usar marca e o perfil do usuário comprador possuir permissão para trocar marca do produto e servirá para os casos em que o orçamento/negociação será enviado para o fornecedor através de planilha de exportação. Esta informação não será exibida no Portal.
Caso seja desmarcada, não será permitido ao fornecedor alterar a marca de um produto que está sendo solicitado no orçamento ou negociação.
Na edição da cotação no grid de Itens de Movimento, será exibida por produto a informação que estiver gravada no campo TCCOTACAOITMMOV.TROCAMARCA. Este campo ficará visível e editável quando perfil do usuário possuir permissão para trocar marca na cotação e cotação estiver configurada para Usar Marca na Cotação (Parâmetros de Cotação).
Será criado um botão no grid Itens de Movimentos para alterar a informação de Permitir Fornecedor Trocar Marca. As regras que serão consideradas para que este campo seja alterado são:
- Deve-se selecionar pelo menos um registro.
- Não tenha sido gerado ordem de compra para o item.
- A Situação do item for igual a Ativo.
- Tipo do Movimento de Compras for igual a Ativo (TIPOMOVCOMPRAS = 1).
- Se o parâmetro "Agrupar Não Agrupar Itens Iguais na Cotação" estiver desmarcado é obrigatório marcar os produtos iguais da Cotação.
A ação que será executada por este botão será atualizar a informação do campo TROCAMARCA da tabela TCCOTACAOITMMOV.
Agrupamento de Itens de Orçamento
Caso a cotação esteja trabalhando com agrupamento de itens iguais não será permitido alterar as marcas do orçamento ou negociação, sendo necessário utilizar o botão Aplicar em Selecionados através da seleção da Marca no Lookup. Os itens que possuem a mesma marca no orçamento ou negociação serão agrupados, ou seja, marcas diferentes não podem ser agrupadas.
A troca da marca será realizada buscando as marcas dos itens de orçamento selecionados ou, caso não selecione registros, serão retornadas todas as marcas iguais referente a todos os produtos do item de orçamento, porém ao aplica-las apenas serão permitidas aquelas associadas aos Produtos. Após a alteração das marcas no orçamento ou negociação será realizado o agrupamento dos itens de orçamento.
O agrupamento também deverá ser tratado ao Importar/Exportar Planilha na Cotação.
Geração de Ordem de Compra
Na geração da ordem de compra a partir da cotação, deverá ser observado se houve a troca da marca do produto na cotação. Caso isso tenha ocorrido, se o tipo de movimento usar marca, a marca do item da ordem de compra deverá corresponder à marca que foi negociada na cotação. Para o agrupamento de itens na Ordem de Compra será respeitada a regra abaixo:
Cotação utiliza marca e OC utiliza marca
- Itens de Cotação iguais com marcas iguais: A Ordem de Compra irá agrupar pela marca negociada na cotação.
- Itens de Cotação iguais com marcas distintas: A Ordem de Compra não irá agrupar os produtos que ficaram com as marcas negociadas distintas na cotação.
Cotação utiliza marca e OC não utiliza marca
- Itens de Cotação iguais com marcas iguais: A Ordem de Compra é gerada agrupando pelos produtos iguais, pois não é considerada a Marca na negociação devido o movimento destino não utilizar Marca.
- Itens de Cotação iguais com marcas distintas: A Ordem de Compra é gerada agrupando pelos produtos iguais, pois não é considerada a Marca na negociação devido o movimento destino não utilizar Marca.
Cotação não utiliza marca e OC utiliza marca
- Como o agrupamento na cotação considerará apenas se o item está repetido, a ordem de compra é gerada agrupando os itens repetidos, pois não há marca na cotação.
Cotação não utiliza marca e OC não utiliza marca
- Como o agrupamento na cotação considerará apenas se o item está repetido, a ordem de compra é gerada agrupando os itens repetidos, pois não há marca na cotação.
Quadro Comparativo de Preços
O campo Marca Negociada será adicionado à coluna que representa os dados da Solicitação de Compra e também aos dados exibidos por Fornecedor.
Exibir a informação de descrição da marca negociada (TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG ). Hint para o campo: “Marca Negociada”.
Ao utilizar a opção CTRL + clique, será apresentada a tela Itens Detalhados onde serão exibidos os campos Marca Solicitada e Marca Negociada na pasta Identificação. Na pasta Últimas Compras será exibida a marca das movimentações do tipo 1.2.XX.
As demais informações do quadro comparativo não terão o seu comportamento alterado.
Esse dado será meramente informativo e não influenciará no cálculo do QCP.
Interferência
No processo de interferência não será permitido realizar a troca de marca de produto. Será adicionado à grid a informação de Marca Negociada logo após a descrição do produto. Este campo não poderá ser alterado na grid, ou seja, será meramente informativo. Caso o comprador deseje alterar a marca do produto ele deverá utilizar o Registro de Negociação.
Relatórios da Cotação e QCP em Excel
Deverão ser tratados todos os relatórios de cotação e QCP em Excel para apresentar a informação da marca solicitada e marca negociada no(s) respectivo(s) fornecedor(es), quando houver a troca de marca.
NUCREL0007 - Relatório de Cotação Simples: este relatório não será alterado.
NUCREL0006 - Relatório de Cotação Detalhada: editar relatório para apresentar por fornecedor, a descrição da marca do produto negociado. Considerar o campo TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG quando for diferente de TCITMORCAMENTO.IDMARCA. Atentar para a atualização da legenda da planilha.
Planilha de Cotação Detalhada: criar mnemônicos para exibir a descrição da marca negociada do produto, que deverá considerar o campo TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG. Editar as planilhas para exibir a informação da marca negociada (descrição) disposta da mesma forma que for inserida no quadro comparativo, utilizando-se os mnemônicos criados.
04.002 - Relatório de Pedido de Orçamento: editar o relatório para que no produto seja considerado a descrição da Marca Negociada (TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG).
04.007 - Relatório de Pedido de Cotação - EMAIL: editar o relatório para que no produto seja considerado a descrição da Marca Negociada (TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG).
Qualificação
Quando o sistema estiver parametrizado para utilizar a qualificação “Por Produto” ou “Ambos”, ao realizar a troca de marca de produtos, o usuário poderá criar uma fórmula com a TABPRD para que seja considerado a marca no fornecedor que estiver sendo qualificado.
Planilha de Orçamento/Negociação
Caso a cotação esteja parametrizada para permitir a troca de marca do produto e a troca de marca de produto pelo fornecedor estiver habilitada, para os itens que estiverem com a opção “Trocar Marca” marcada, na geração da planilha de orçamento/negociação deverá ser criada uma coluna para que o fornecedor possa informar uma marca substituta ao(s) produto(s) solicitado(s).
Esse campo deverá ser tratado por produto, pois nem todos os produtos poderão ter a marca substituída e deve considerar a tratativa de qualificação.
Essa coluna deverá ter a opção de lista suspensa para apresentar as demais marcas associadas aos produto da solicitação. Essa lista suspensa deverá apresentar a opção “em branco” para os casos em que o fornecedor tiver informado uma marca erroneamente e quiser corrigir antes de enviar a planilha para o comprador.
Na importação da planilha de orçamento, se esse campo da planilha estiver em branco, o sistema deverá considera-lo, caso contrário o sistema deverá fazer internamente o processo de alteração da marca do produto e gravar o identificador da marca negociada nos campos TCITMORCAMENTO.IDMARCADORC e TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG do fornecedor que está sendo importado. Os demais campos permanecem com o comportamento anterior.
Na importação da planilha de negociação, se esse campo da planilha estiver em branco, o sistema deverá considera-lo, caso contrário o sistema deverá fazer internamente o processo de alteração da marca do produto e gravar o identificador da marca negociada no campo TCITMORCAMENTO.IDMARCANEG do fornecedor que está sendo importado. Os demais campos permanecem com o comportamento anterior.
Objetos Gerenciais
- Planilha: está sendo disponibilizado uma planilha com as informações de Marca Orçada e Marca Negociada. Para utilizar este recurso será necessário importar a planilha que encontra-se disponível na pasta Planilha, interna à pasta ObjetosGerenciais no ambiente instalado do sistema (“../CorporeRM/ObjetosGerenciais/Planilha”).
- Conceito: também está sendo disponibilizado um novo layout de Conceito com as informações de Marca Orçada e Marca Negociada. Para utilizar este recurso será necessário importar este layout que encontra-se disponível na pasta Layout, interna à pasta ObjetosGerenciais no ambiente instalado do sistema (“../CorporeRM/ObjetosGerenciais/Layout”).
Ponto de Atenção: caso você tenha gerado a Planilha de Orçamento/Negociação que não possui os dados de marca, você deverá utilizar o Layout de Conceito que também não possui os dados de marca. Os cenários permitidos de Importação de Planilha via Layout do Conceito são:
- Planilha Modelo Antigo (sem marca) para Layout Conceito Antigo (sem marca);
- Planilha Modelo Novo (com marca) para Layout Conceito Antigo (sem marca);
- Planilha Modelo Novo (com marca) para Layout Conceito Novo (com marca).
Histórico de Substituição na Cotação
Não faz parte do escopo dessa funcionalidade o histórico de alteração de marca de produtos na cotação, mas será feita análise para liberar essa funcionalidade junto com a funcionalidade de histórico de negociação da cotação.
Tabelas Utilizadas
- TCITMORCAMENTO – Itens de Orçamento
- TCCOTACAOITMMOV – Itens de Movimento Cotados
Restrições e Pontos de Atenção
- Não será considerado na Cotação Web e impacto no Julgamento da Melhor Oferta no quadro comparativo.
- Não será implementado estoque de Produtos por Marca.
- Não será implementado o vínculo entre Marca x Fornecedor.
- Não será implementado Marca na Importação e Exportação de Movimentos.
Integração com PROTHEUS:
O BackOffice RM é integrado aos seguintes módulos do Protheus: Manutenção de Ativos, Gestão de Frotas e PDV Protheus (SigaLOJA). A utilização de marca não será considerada neste momento, pois os processos que são utilizados pelas integrações não serão impactados.
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: NU.2016.08_10
Atualizar a tabela de Itens de Movimento Cotados (TCCOTACAOITMMOV) com o seguinte campo:
Campo | TROCAMARCA |
Tipo | SMALLINT |
Tamanho | 2 |
Mandatório | Sim ( ) Não ( x ) |
Descrição | Permite fornecedor trocar marca. |
Help de Campo | Informar se o fornecedor poderá realizar a troca de marca na Planilha de Orçamento/Negociação. |
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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