Definição
O módulo Controle de Contratos de Compras tem como função, atender as necessidades referentes ao tratamento de contratos de compra via sistema, envolvendo contratos de compra de materiais ou contrato de serviços.
O módulo Controle de Contratos de Compras faz parte do sistema de Suprimentos do aplicativo Materiais do DATASUL EMS Framework.
Características
As principais características do módulo são:
Controla contratos de compras de materiais e serviços.
Contempla itens codificados de estoque e itens de aplicação direta, com quantidade ou valores definidos ou em aberto.
Possibilita múltiplos contratos de um mesmo item com fornecedores diferentes, e vários itens contemplados em um contrato único.
Permite destinar compras a contratos pelo usuário, ou relacionar as mesmas automaticamente.
Controle de saldos em contratos referentes a empresas, por estabelecimento e item.
Efetua controle de reajustes em contratos, com base em variações de indicadores e moeda.
Fornecimento permanente e adequado de materiais e prestação de serviços.
Integrado com diversos módulos do Datasul-EMS.
Tratamento de indicadores econômicos.
Tratamento de centros de custo habilitados ao contrato.
Permite realizar reajustes em contratos, manualmente ou por intermédio de fórmulas.
Realiza o controle de compras por intermédio das ordens de compra, registros de medição e realização de eventos.
Descrição
O contrato pode ser definido como uma parceria entre cliente e fornecedor.
Estes devem dividir os riscos e investimentos, aplicando novas tecnologias e inovando nas práticas comerciais já estabelecidas, tendo como objetivo a redução de custos, o aprimoramento na entrega e garantia de qualidade.
Em parcerias, é muito importante o interesse das partes no sucesso do parceiro, pois deste sucesso depende a sua própria sobrevivência. A parceria é um processo de longo prazo, e não deve ser vista somente como um exercício momentâneo de redução de custos, e sim como um investimento onde o retorno, a médio e longo prazo, é possível.
O principal objetivo do Controle de Contratos de Compras é assegurar benefícios para ambas partes, como:
Contratante
Melhores condições de negociação, obtendo melhores preços.
Agilidade na compra, sendo que os procedimentos decorrentes de uma licitação são executados somente uma vez.
Flexibilidade no atendimento das necessidades dos usuários.
Liberação de espaço de estocagem.
Redução das operações de movimentação de material no Almoxarifado.
Diminuição de custos de posse e aquisição de materiais.
Contratado
Garantia de vendas substanciais e regulares durante a vigência do contrato.
Maiores lucros.
Rotatividade e renovação do estoque.
Planejamento definido.
Tipos de Contrato
Co-Contratação
O termo é utilizado para descrever alianças entre organizações que possuem um relacionamento a longo prazo, mas que por várias razões não se unificam, mesmo tendo em comum valores, como tecnologia, pessoas, informações, assim como bens e serviços. Estas alianças são comuns na indústria automobilística e aeronáutica, e não incluem o total da cadeia de suprimentos.
Na Co-Contratação, os elementos de troca são:
Coordenação
Este tipo de contrato envolve um contratante principal. Na contratação coordenada, o contratante normalmente fornece as especificações e instruções para a produção dos produtos e serviços a serem fornecidos. É possível, inclusive, fornecer materiais, e normalmente será responsável pelo planejamento e controle dos subcontratados. Esse tipo de relacionamento é encontrado geralmente em produções baseadas em projetos.
Na contratação coordenada, os elementos de troca são:
No Datasul-EMS, o contrato de compras de materiais tem como beneficio o acordo prévio entre cliente e fornecedor, onde por intermédio da execução do MRP poderão ser alteradas as necessidades de aquisição de matéria-prima. Assim, poderá ser criada uma programação de entregas (recebimento de matéria-prima), com base no contrato. Este processo poderá ser executado por intermédio do EDI (Electronic Data Interchange), empregando tecnologia de rede e comunicação de dados, para que as empresas possam intercambiar remotamente informações referente as transações realizadas entre as mesmas.
Desta forma, serão concentrados em um único módulo, os procedimentos referentes a transações recebidas ou enviadas via EDI, o qual poderá ser utilizado por vários módulos do Datasul-EMS.
A necessidade de troca de informações entre parceiros de negócios estende-se a diferentes áreas. Utilizando o conceito de contrato de fornecimento via EDI, poderão ser alcançados os seguintes benefícios:
Redução na emissão de papéis, pois será praticamente eliminada a troca de informações escritas.
Será diminuída a digitação de novas informações, sendo que as mesmas já estarão no sistema, provocando uma redução nos possíveis erros de digitação. Se for necessária a utilização das informações existentes, se procedera a importação das mesmas.
A totalidade do processo será On-Line, resultando em um melhor armazenamento das informações.
Caso seja necessário algum tipo de contato para realizar modificações no contrato, o mesmo será realizado via EDI (sempre que seja utilizado este conceito), provocando uma diminuição nas despesas telefônicas.
Maior produtividade, sem incremento de recursos humanos, aproveitando melhor os já existentes.
Intercâmbio de dados de forma mais inteligente.
Acontecerá uma redução de estoque, pois somente serão tratadas as quantidades a serem utilizadas e alteradas de acordo com a necessidade da produção. Toda vez que for modificada a programação de vendas, o planejamento detecta as necessidades da produção, realizando os ajustes para a compra de matéria-prima.
Padronização nos contatos com clientes, fornecedores, transportadoras e instituições financeiras.
Conceitos
Integração Com Outros Módulos
Módulo | Integração |
Recebimento | Atualiza e consiste saldos em Contratos. Verifica e atualiza informações, conforme controles e condições definidas no Controle de Contratos. |
Estoque | Geração automática de ordens de Compra: Envio automático de ordens de compra à Contratos, conforme definido na relação Item x Fornecedor (ver detalhes, manual de Referência Compras, Processo Movimento de Compras, função Manutenção de Itens x Fornecedores – CC0105). |
Compras | Permite o relacionamento automático de ordens de compra a Contratos. Desvincula as ordens do Contrato, retornando para Compras. É possível obter o histórico das compras realizadas, por intermédio das consultas e relatórios de Compras. |
Planejamento | Destina automaticamente as ordens de compra para Contratos, conforme definido na Relação Item x Fornecedor. |
Caixa e Bancos | Disponibiliza informações referentes ao montante de compras por período, para geração de fluxo de caixa. |
Gerencial | Informações referente ao total de compras e recebimento de Contratos. |
Considerar detalhes da Integração de contas da Manutenção Industrial com Materiais e Execução Orçamentária.