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  • DT Fato Gerador Contrato Empréstimo (Rotinas 2100 e 2129)

 

FATO GERADOR CONTRATO EMPRÉSTIMO

 Informações Gerais

 

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:D&L

Módulo:

Contábil

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

2100

Atualização de Banco de Dados

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

2129

Cadastro de Regras de Contabilização

Chamado/Ticket:

4190.053551.2016 (HIS.02824.2016)

País:

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colômbia   (  ) Outro _____________.

Outros:

28.03

Objetivo

 

Criado novo fato gerador para contabilizar os lançamentos de contrato FINIMP e FINAME realizados pela rotina 772 - Cadastrar Contrato de Câmbio.

Definição da Regra de Negócio

 

  • Deverá criar um fato gerador para a Contabilização dos empréstimo de FINIMP e FINAME;
  • Na rotina 2129 deverá apresentar o novo fato gerador denominado ‘Contrato de Empréstimo FINIMP e FINAME);
  • Para a criação das regras com este fato gerador deverá apresentar os seguintes critérios;
  • Aba de ‘Dados Cadastrais’ Os campos descritos abaixo são os que terá alteração os na mencionados segue o comportamento normal;
    - Documento: (Numero do contrato, tipo do contrato, data do lançamentos);
    - Agrupado: Desabilitado;
    - Dia para contabilização: desabilitado;
    - Data para contabilização: Desabilitado;
    - Buscar dados pela: desabilitado;
    - Tipo do custo do estoque: desabilitado;
    - Parâmetros: mostrar apenas a opção regra ativa;
    - Considerar: Desabilitado;
  • Aba ‘Filtros da Regra’;
    - Código do Fornecedor;
    - Código do Fornecedor do Empréstimo;
    - Moeda; (rotina 527);
    - Código do Projeto;
    - Tipo Contrato: (Finimp e Finame);
  • Aba ‘Contas para contabilização’;
    Opções de Contas para contabilização:
    - Conta do fornecedor; (pré-definida);
    - Conta do fornecedor do empréstimo. (pré-definida) (criar essa nova conta pré-definida);
    - Conta gerencial; ( Pré-definida, busca sempre dos lançamentos gerador para o empréstimo);
    -Conta do plano de contas;

    Histórico complementar:
    - Tipo do contrato;
    - Fornecedor; (razão social e codigo de cadastro)
    - Fornecedor do empréstimo; (razão social e codigo de cadastro)
    - Numero do contrato;
    - Numero de sequencial do contrato;
    - Numero da nota; (titulos quitados)

    Variável de Formula;
    - Valor do titulo;
    - Valor pago;
    - Valor do desconto;
    - Valor de Juros;
    - Valor da variação cambial positiva; (mesma tratativa do fato 3)_;
    - Valor da variação cambial negativa; (mesma tratativa do fato 3)_;

    Observação: no caso de contratos FINIMP e FINAME, o processo é de quitação de títulos já existente no sistema com um empréstimo de uma banco e gerar novos títulos para o fornecedor banco que cedeu o empréstimo, junto a isso gerando as devidas provisões das taxas e juros envolvidas nos contratos para os devidos fornecedores. Não existe movimentação entre bancos, assim não há movimentação de numerários nesta operação. Sendo assim o necessário apenas um desdobramento de contas a pagar, onde serão trocadas as dívidas já existentes por uma nova dívida com esse fornecedor do empréstimo. A Busca e a contabilização dos lançamentos deverá ser feita com base na data do movimento que grava na tabela PCCONTRATOEMPRESTIMO. 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

2100 - Atualização de Banco de Dados

Alteração

Menu Winthor > 2100

2129 - Cadastro de Regras de ContabilizaçãoEnvolvidasMenu Winthor > 2129

 

Procedimento para Configuração

 

 

Procedimento para Utilização

Rotina 2100

  1. Acesse a rotina 2100 e acesse a aba Menu, Tabelas, Permissões e Fórmulas;
  2. Selecione a opção Criar Fatos Geradores;
  3. Clique o botão Confirmar;
  4. Atualize também as opções: 
    -Package para integração contábil (PKG_INTEGRACAOCONTABIL);
    -Procedure para integração contábil (P_CTINTEGRACAOCONTABIL).

Rotina 2129

  1. Acesse a rotina 2129 e clique o botão Incluir;


  2. Selecione o novo fato gerador Contrato de empréstimo Finimp e Finame;
  3. Clique o botão Avançar;


  4. Na aba Dados cadastrais, preencha os campos disponibilizados na caixa Dados Cadastrais;


  5. Informe a filial e insira conforme necessidade;
  6. Clique o botão Inserir;
  7. Na aba Filtros da regra, selecione um ou mais filtros conforme necessidade e clique o botão Incluir;


  8. Na aba Contas para contabilização informe o campo Contabilização da filial e em sequência a filial;


  9. Informe o campo Contabilização por e em sequência informe a conta ou a conta pré-definida;


  10. Informe o campo Natureza Lançamento e em sequência o campo Histórico;


    Observação: após informar um histórico, clique com o cursor do mouse sobre o campo e tecle Insert para informar um histórico complementar.