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Produto: TOTVS Gestão Contábil                                                                                            Versão: 11.40

Processo: Integração com sistema LALUR AUTOMÁTICO

Subprocesso:

 

Introdução

O LALUR, nome originário do Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo Imposto de Renda, nos moldes do Lucro Real. Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos base futuros e não constem da escrituração comercial.

O TOTVS Gestão Contábil não gera o Livro LALUR, o mesmo possui uma integração com o sistema LALUR AUTOMÁTICO da empresa – LALUR INFORMÁTICA. Os dados são exportados do TOTVS Gestão Contábil para posterior importação no programa LALUR AUTOMÁTICO.

Citaremos a seguir os passos a serem feitos no TOTVS Gestão Contábil para exportação dos dados necessários para importação no programa LALUR AUTOMÁTICO.

 

Desenvolvimento/Procedimento

Para exportação dos dados para importação no SISTEMA LALUR AUTOMÁTICO, o usuário deverá:

1 - Cadastrar uma tabela dinâmica, obrigatoriamente com o código LALUR. Para isto deve-se acessar o menu Cadastros/Tabelas Dinâmicas.

2 – No campo “Código”deve ser informado "LALUR”.

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3 – Após definir o código da tabela, deve-se cadastrar os itens da mesma. Para cadastrar os itens, acesse a pasta “Item de Tabela Dinâmica” e clique no botão “Novo”. Os itens da tabela deverão conter os seguintes códigos e descrições:

Código

Descrição

1

Adição da Contribuição Social

2

Adição do Lucro Real (IRPJ)

3

Adição da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

4

Exclusão da Contribuição Social

5

Exclusão do Lucro Real (IRPJ)

6

Exclusão da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

7

Adição e Exclusão da C.Social

8

Adição e Exclusão do Lucro Real

9

Adição e Exclusão da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

10

Receita para o Lucro da Exploração

11

Adição do Lucro da Exploração

12

Exclusão do Lucro da Exploração

13

Adição da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

14

Exclusão da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

15

Adição e Exclusão da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

Selecione a aba “Item de Tabela Dinâmica”

Clique no  ícone “Incluir”.

Os itens deverão possuir o código e descrição conforme citado acima.

Nota: No livro LALUR a parte A deve conter as adições e exclusões ao Lucro Líquido. No TOTVS Gestão Contábil, o que define se uma conta é de adição ou exclusão é a tabela “CTIPOLALUR” que será explicada a seguir. Em nossa integração, o controle da parte B do livro LALUR não é feita. O controle da parte B do LALUR deverá ser realizado diretamente no programa LALUR AUTOMÁTICO da empresa LALUR INFORMÁTICA.

3 – Após cadastrar a tabela de código “LALUR”, deve-se cadastrar mais uma tabela dinâmica que deverá possuir obrigatoriamente o código “CTIPOLALUR”.

4 - Para cadastrar os itens da tabela acesse a pasta “Item de Tabela Dinâmica” e clique no botão “Novo”. Os itens da tabela deverão conter os seguintes códigos e descrições:

Código

Descrição

A

Contas da parte A

B

Contas da parte B

AB

Contas da parte A e B

 

OBS: Os códigos das tabelas dinâmicas deverão obrigatoriamente respeitar os valores informados. O campo “Descrição” das tabelas Dinâmicas fica a critério do usuário.

Já os itens de tabela dinâmica devem possuir os códigos e descrições citados acima.

5 - Cadastrar um campo complementar de conta contábil que deve ter obrigatoriamente o nome da coluna como LALUR, o tipo deve ser alfanumérico, o tamanho 10 e a tabela dinâmica que deve ser amarrada ao campo complementar será aquela cadastrada para a integração com o Lalur, tabela que foi cadastrada no item 2 acima de código “LALUR”.

6 – Cadastrar outro campo complementar de conta contábil, que deve ter obrigatoriamente, o nome da coluna como TIPOLALUR, o tipo deve ser alfanumérico, o tamanho 10 e a tabela dinâmica que será amarrada com o campo complementar será aquela cadastrada para o tipo da conta no Lalur, a CTIPOLALUR, tabela criada no item 3 citado acima.

OBS: A descrição dos campos complementares fica a critério do usuário

7 - O usuário deverá entrar no cadastro de Plano de Contas Contábil menu Cadastros/Plano de Contas Contábil, editar cada conta contábil que será utilizada na integração com o Sistema Lalur Automático e na pasta "Campos Complementares" realizar o vínculo dos campos complementares que foram cadastrados para integração.

 Lembrando que os campos complementares devem estar amarrados às respectivas tabelas dinâmicas conforme explicado acima.

Ex: Vamos editar a conta de código “3.1.1.1.505”. Na aba “Campos Complementares” desta conta vamos informar que se trata de uma conta de “Adição do Lucro Real (IRPJ)” e definir o tipo da mesma como “Contas da Parte A”.

 

8 - Depois de criadas as tabelas dinâmicas/campos complementares  e feito o relacionamento dos campos complementares com as contas contábeis que serão utilizadas na integração com o Sistema Lalur Automático, o usuário deverá acessar Utilitários/Integração com o Sistema Lalur Automático e preencher os campos com as informações necessárias para a geração dos arquivos.

9 – Primeiramente, deve ser gerado o arquivo “Contas (Contas.txt)”. Na pasta “Contas a serem enviadas” iremos informar as contas que serão exportadas para o programa LALUR AUTOMÁTICO. Em nosso exemplo, vamos informar a conta contábil “3.1.1.1.505”.

OBS: Selecionando o tipo "Gerar/Contas" será habilitado o campo "Saldo", esta opção é muito importante.

- Se for marcada a opção gerar "Com Saldo" será exportado a conta contábil com seus respectivos valores.

- Se for marcada a opção gerar "Sem Saldo" será exportado somente o nome da conta contábil, portanto, o sistema irá desconsiderar os valores existentes na mesma.

Informe no campo "Período para Geração", a data limite para cálculo de Saldo Anterior para as contas anteriormente selecionadas. O TOTVS Gestão Contábil enviará as contas acompanhadas de seus saldos acumulados até a data escolhida.

10 – Após definições das opções, clique em “Gerar” e informe o caminho onde será gerado o arquivo.

Posteriormente este arquivo de Contas (Contas.txt) deverá ser importado no programa LALUR AUTOMÁTICO.

11 – Após Gerar o arquivo de “Contas” devemos exportar o arquivo de Lucro Real (Lalur.txt). O sistema possui também a opção de exportar o arquivo do Lucro Estimado (Estimado.txt) ou Lucro Real Trimestral (Lalur.txt).

 

Em nosso exemplo vamos exportar o arquivo Lucro Real (“Lalur.txt”).

12 – Após selecionar a opção “Lucro Real (Lalur.txt), deve ser informado o período para Geração do arquivo. Em nosso exemplo vamos informar o ano de 2011. Deve-se informar também as contas para apuração do Lucro Real. Em nosso exemplos informamos a conta “3.1.1.1.505”.

 

Posteriormente este arquivo Lalur.txt deverá ser importado no programa LALUR AUTOMÁTICO.

OBS: Selecionando o tipo "Gerar/Lucro Estimado" serão habilitadas as opções: "Percentual de Determinação de Lucro Estimado", onde o usuário deverá informar o percentual que será aplicado sobre a receita bruta para fins de cálculo do lucro estimado, "Conta Contábil para identificação do Lucro Estimado" e será aberta a pasta "Demais contas a apurar".

 

Após realizar todos os procedimentos para exportação dos arquivos, conforme já informado, o usuário deverá acessar o programa “LALUR AUTOMÁTICO” da empresa LALUR INFORMÁTICA para realizar a importação dos arquivos no respectivo programa.

A empresa LALUR INFORMÁTICA disponibiliza em seu site uma licença para demonstração do programa LALUR AUTOMÁTICO (licença DEMO) para que os usuários possam realizar os testes e esclarecer qualquer dúvida sobre o sistema. Além da licença DEMO, a empresa disponibiliza manuais sobre configuração e utilização do programa “LALUR AUTOMÁTICO”.

Para mais informações favor acessar o site da empresa LALUR INFORMÁTICA pelo link http://www.lalur.com.br/ ou entrar em contato no telefone (51) 3541 3334.

Dúvidas sobre algum procedimento para exportação dos dados dentro do TOTVS Gestão Contábil, favor entrar em contato com nosso help Desk.

 

Informações Adicionais

Segue abaixo uma lista para facilitar o entendimento da definição dos campos complementares no cadastro da conta contábil:

 

Códigos que pertencem a parte A:

Código

Descrição

1

Adição da Contribuição Social

2

Adição do Lucro Real (IRPJ)

3

Adição da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

11

Adição do Lucro da Exploração

13

Adição da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

Códigos que pertencem a parte B:

Código

Descrição

4

Exclusão da Contribuição Social

5

Exclusão do Lucro Real (IRPJ)

6

Exclusão da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

10

Receita para o Lucro da Exploração

12

Exclusão do Lucro da Exploração

14

Exclusão da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

Códigos que pertencem a parte A e B:

Código

Descrição

7

Adição e Exclusão da C.Social

8

Adição e Exclusão do Lucro Real

9

Adição e Exclusão da C.Social e do Lucro Real (IRPJ)

15

Adição e Exclusão da C.Social, Lucro Exploração e Lucro Real

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