Definições de orçamento
Controle orçamentário
- Não utilizar
Sistema não fará controle orçamentário.
- Utilizar nova versão
Sistema fará controle orçamentário utilizando o orçamento antigo.
Descrição do tipo de orçamento
Define nome dado aos campos do orçamento.
- Orçado
- Real
- Opcional 1
- Opcional 2
Usa tabela de grupo orçamentário
Define obrigatoriedade do grupo orçamentário.
Integração Financeira
Integrado ao controle orçamentário
Sistema fará controle orçamentário utilizando a nova versão integrada com o TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.
Data default orçamento no lançamento financeiro
Define qual data será utilizada para afetar o orçamento no lançamento financeiro.
Ação sobre orçamento ao exceder orçamento
- Barra
Ao inserir um lançamento ou extrato que exceda o valor do orçamento, o sistema não permitirá a inclusão do mesmo.
- Avisa
Ao inserir um lançamento ou extrato que exceda o valor do orçamento, o sistema avisará sobre o excedente e permitirá a inclusão do mesmo.
- Bloqueia
Ao inserir um lançamento ou extrato que exceda o valor do orçamento, o sistema deixará o mesmo bloqueado até que o usuário faça uma realocação.
Observação:
Ao marcar o parâmetro 'Bloqueia' será habilitado em Controle Gerencial | Controle Orçamentário os processos de realocação de lançamentos e extratos.
Centro de custo
Máscara do centro de custo
Define a máscara do centro de custo.
Exibir centro de custo que não permitem lançamentos
Exibe centros de custo que não permite lançamentos na lista de seleção.
Usa código reduzido
Permite utilizar um código reduzido para o centro de custo.
Tabelas opcionais
Usar tabelas opcionais
Define as características gerais das tabelas opcionais e sua obrigatoriedade nos lançamentos e extratos.
Visualizar tabela opcional que não permita lançamento
Os itens das tabelas opcionais que não permitam lançamentos serão listados na pesquisa.
Orçamento
Usa orçamento
Define se será utilizado o orçamento financeiro.
Atualiza valor do orçamento automaticamente
Define que valor realizado do orçamento será atualizado automaticamente através dos lançamentos financeiros.
Usa orçamento hierárquico
Define que o orçamento atualizará os níveis ascendentes automaticamente.
Considera rateio por centro de custo/departamento
Define que o orçamento será atualizado pelo rateio por centro de custo ou departamento.
Atualiza lançamento apenas em orçamento de mesma natureza (pagar/receber)
Define que apenas os lançamentos de mesma natureza (a pagar ou receber) serão atualizados.
Modo de atualização
Define quando a atualização do orçamento ocorrerá (baixa ou inclusão).
Ação nos orçamentos excedidos
Define o procedimento do sistema quando o orçamento exceder (conferir, avisar, barrar ou liberar com senha).
Níveis do orçamento
Número de níveis
Define o número de níveis do orçamento (um ou dois).
- Tabela do nível 1
Define a tabela que será utilizada no primeiro nível (departamento ou centro de custo).
- Tabela do nível 2
Define a tabela que será utilizada no segundo nível (nenhuma, seção, portador, centro de despesa, natureza de gasto ou contratos vendor).