Grupo de Cliente


O grupo de cliente serve para agrupar clientes que possuam características semelhantes ou que sigam algum critério de seleção previamente definido. Como por exemplo:  sexo feminino, estado civil casado, que possua filhos, que pertença a operadora celular x ou que resida na cidade de Belo Horizonte. A criação dos grupos é uma classificação que auxilia no momento de categorizar os clientes, sendo que todas as informações devem ser avaliadas para que a associação seja realizada de forma coerente e concisa. Esses grupos de clientes serão utilizados na Campanha de Relacionamento.
Dividir os clientes em grupos é de grande importância para campanhas de relacionamento com o cliente, porque direciona a campanha para o público que a organização quer atingir.
Os métodos para selecionar os clientes serão realizados através de filtros e consultas SQL na forma de processo. O resultado retornado são os dados das pessoas que atenderão aos requisitos estipulados e devem ser gravados no grupo em questão.
Ao executar o processo, os clientes selecionados serão apresentados com algumas informações na tela de visão. O segmento que o grupo se relaciona pode ser vinculado para agregar valor ao cadastro e classificar o grupo em algum segmento, ramo ou atividade.
Exemplo de possíveis divisões para grupos de clientes:

Faixa Etária: Cada produto ou serviço tem uma idade certa.  As pessoas, em seu próprio ciclo de vida, compram produto de acordo com o momento da vida, visando atender aos desejos e necessidades de cada faixa etária. Adultos, jovens e crianças não consomem as mesmas coisas, assim é fundamental escolher corretamente a faixa que se pretende atender plenamente.

Cultura: As diferenças culturais entre países são muito visíveis, mas dentro de um mesmo país pode-se perceber diversas culturas, então uma pesquisa aprofundada deve ser realizada para não ofertar um produto para um consumidor que não se sinta motivado a comprá-lo, especialmente quando a empresa sai de seu mercado tradicional.

Comportamento: Cada grupo de consumidores tem um comportamento específico. A mesma faixa etária pode apresentar comportamentos distintos, já o público mais jovem apresenta diversos fatores que influenciam no comportamento e devem ser levados ao conhecimento de toda a organização.

Classe Social: A escolha do produto certo para a classe correta é fundamental, não são todas as pessoas que podem comprar carros de luxo ou desejam produtos comuns. Neste ponto o poder aquisitivo pode ser um fator decisivo na escolha da estratégia correta.

Sexo: Os produtos ofertados, especificamente, para mulheres e homens são frutos pesquisas que visam conhecer os desejos e necessidades. Alguns produtos são direcionados para um dos sexos e envolvem também faixas etárias diferentes, então os dados obtidos devem ser estudados corretamente para que sua aplicação traga melhores resultados diante da concorrência.

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

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