Árvore de páginas

Importante!

O Mensagem de Reserva de Item será realizado no sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o TOTVS Protheus através de comunicação de Mensagem Única (ItemReserve).

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Categoria, acesse  https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem ItemReserve.

ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusRecebeSíncrona1.000JSON
TOTVS OMNIEnviaSíncrona1.000

JSON

Dica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (ItemReserve) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.

Cadastro do adapter ItemReserve

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Auxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
LOJA704ItemReserveReserva de ProdutoNãoSimSíncronoTodas


PAD.APP1.000

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de ITEM, estamos utilizando a função LjxjCsCoPr():


 Integrando uma reserva de Produto

Dica!

Como funciona a integração de uma reserva entre o TOTVS OMNI e o TOTVS Protheus ?

A reserva de Produtos é enviada ao TOTVS Protheus, informando o a filia, armazém, código e quantidade dos produtos a serem reservados, com isso a mensagem é processada pelo Protheus realiza a reserva dos Produtos informados.


Qual o procedimento quando utilizo Controle de Lote/Sublote/Endereçamento/Serie?

  • Caso na mensagem Padronizada ItemReserve não seja informado as tags referente à Lote, SubLote, Endereçamento e Serie, mencionadas a baixo:
    • "LotNumber" - Lote
    • "SubLotNumber" - SubLote
    • "AddressingItem" - Endereçamento
    • "SeriesItem" - Serie

O sistema vai identificar o Lote com a data de validade mais próxima e fará a reserva do produto para esse lote.
Caso a quantidade do produto seja superior ao do primeiro lote, o sistema identifica se tem outros lotes do mesmo produto, caso tenha será reservado 100 unidades do lote com a validade mais próxima e 2 unidades para o segundo lote com a validade mais próxima. Com isso gerando duas linhas do mesmo produto na tabela SC0, para lotes diferentes, como mostra o exemplo abaixo:

    • (informação) Importante : Endereçamento e Serie o tratamento é o mesmo.
    • Para reservas integradas via MP - ItemReserve o cancelamento automático de reserva com a validade expirada (C0_VALIDA) está desabilitado.
    • O cancelamento de Reserva só será realizado via Mensagem Padronizada com o evento delete que se encontra dentro do Content no Json EVENT = DELETE
    • O cancelamento de reserva também poderá ser realizado via tela na rotina Controle de Reservas - MATA430. 


Abaixo exemplo da mensagem ItemReserve:

Json
Inserir json de ItemReserve


Demais informações

Fluxo da integração de Reserva de Produto

Quando recepcionado e processada a mensagem ItemReserve pelo TOTVS Protheus, o mesmo retorna uma mensagem para o TOTVS OMNI informando sucesso ou falha na integração.

Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de reserva, com o código da reserva no TOTVS OMNI relacionando com o código da reserva gerada no Protheus.

Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem.

Legendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Aguardando execução

Executando

Finalizada

Falhou

Bloqueado

Não entregue

Recusada

Entregue


Próximo passo

Vamos lá!

Após configurar e entender funcionamento de Reserva de Produto, vamos para o próximo passo, Clientes.

  • Sem rótulos