Importante!
O Mensagem de Reserva de Item será realizado no sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o TOTVS Protheus através de comunicação de Mensagem Única (ItemReserve).
Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Categoria, acesse https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em Lista de Serviços e busque a mensagem ItemReserve.
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|---|---|---|---|
TOTVS Protheus | Recebe | Síncrona | 1.000 | JSON |
TOTVS OMNI | Envia | Síncrona | 1.000 | JSON |
Dica!
Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).
- Mas afinal o que é um Adapter?
O Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (ItemReserve) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.
- Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.
Cadastro do adapter ItemReserve
- No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:
Auxilio no preenchimento dos campos
Rotina Protheus | Mensagem | Descrição | Envia | Recebe | Método Protheus | Operação | Condição de envio | Canal de Envio | Versão | Alias | Rota | Formato |
LOJA704 | ItemReserve | Reserva de Produto | Não | Sim | Síncrono | Todas | PAD.APP | 1.000 | SUA_ROTA | JSON |
Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de ITEM, estamos utilizando a função LjxjCsCoPr():
Integrando uma reserva de Produto
Dica!
Como funciona a integração de uma reserva entre o TOTVS OMNI e o TOTVS Protheus ?
A reserva de Produtos é enviada ao TOTVS Protheus, informando o a filia, armazém, código e quantidade dos produtos a serem reservados, com isso a mensagem é processada pelo Protheus realiza a reserva dos Produtos informados.
Qual o procedimento quando utilizo Controle de Lote/Sublote/Endereçamento/Serie?
- Caso na mensagem Padronizada ItemReserve não seja informado as tags referente à Lote, SubLote, Endereçamento e Serie, mencionadas a baixo:
- "LotNumber" - Lote
- "SubLotNumber" - SubLote
- "AddressingItem" - Endereçamento
- "SeriesItem" - Serie
O sistema vai identificar o Lote com a data de validade mais próxima e fará a reserva do produto para esse lote.
Caso a quantidade do produto seja superior ao do primeiro lote, o sistema identifica se tem outros lotes do mesmo produto, caso tenha será reservado 100 unidades do lote com a validade mais próxima e 2 unidades para o segundo lote com a validade mais próxima. Com isso gerando duas linhas do mesmo produto na tabela SC0, para lotes diferentes, como mostra o exemplo abaixo:
- Importante : Endereçamento e Serie o tratamento é o mesmo.
- Para reservas integradas via MP - ItemReserve o cancelamento automático de reserva com a validade expirada (C0_VALIDA) está desabilitado.
- O cancelamento de Reserva só será realizado via Mensagem Padronizada com o evento delete que se encontra dentro do Content no Json EVENT = DELETE
- O cancelamento de reserva também poderá ser realizado via tela na rotina Controle de Reservas - MATA430.
Abaixo exemplo da mensagem ItemReserve:
Demais informações
Fluxo da integração de Reserva de Produto
Quando recepcionado e processada a mensagem ItemReserve pelo TOTVS Protheus, o mesmo retorna uma mensagem para o TOTVS OMNI informando sucesso ou falha na integração.
Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de reserva, com o código da reserva no TOTVS OMNI relacionando com o código da reserva gerada no Protheus.
Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem.
Legendas de status da mensagem
A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:
Aguardando execução
Executando
Finalizada
Falhou
Bloqueado
Não entregue
Recusada
Entregue
Próximo passo
Vamos lá!
Após configurar e entender funcionamento de Reserva de Produto, vamos para o próximo passo, Clientes.