Importante!
O cadastro de Clientes será realizado no sistema TOTVS OMNI, e será integrado com o sistema TOTVS Protheus através de comunicação de Mensagem Única (CUSTOMERVENDOR).
Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Clientes, acesse https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em Lista de Serviços e busque a mensagem CustomerVendor.
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|---|---|---|---|
TOTVS OMNI | Envia | Síncrona | 2.005 | JSON |
TOTVS Protheus | Recebe | Síncrona | 2.005 | JSON |
Dica!
Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).
- Mas afinal o que é um Adapter?
O Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (CustomerVendor) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.
- Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.
Cadastro do adapter CUSTOMERVENDOR
- No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:
Auxilio no preenchimento dos campos
Rotina Protheus | Mensagem | Descrição | Envia | Recebe | Método Protheus | Operação | Condição de envio | Canal de Envio | Versão | Alias | Rota | Formato |
MATA030 | CustomerVendor | Cliente | Não | Sim | Síncrono | Todas | PAD.APP | 2.005 | SUA_ROTA | JSON |
Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de cliente.
Integrando um cliente no Protheus
Dica!
Como é realizada a integração de cliente entre o TOTVS OMNI e o TOTVS Protheus?
Na camada do TOTVS OMNI, ao recepcionar um pedido e os dados do cliente, o mesmo realiza alguns procedimentos internos e em seguida envia ao Protheus a mensagem CustomerVendor, responsável pelos dados de cadastro do cliente no Protheus.
Recepcionamos e processamos esta mensagem e o cliente é cadastrado no Protheus de forma automática.
Caso já tenha cadastrado o cliente no Protheus o que vai acontecer?
A mensagem CustomerVendor, é processada normalmente e é verificado se o cliente de mesmo CPF/CNPJ já existe no Protheus e se o endereço de entrega e os demais dados são os mesmos. Se sim o cadastro do cliente é mantido o mesmo.
Caso o endereço de entrega seja diferente, o cadastro do cliente no Protheus mantido e em seguida é gerado um novo cadastro para o cliente com o mesmo CÓDIGO(A1_COD), alterando o numero da LOJA(A1_LOJA) e preenchendo o novo endereço do cliente.
Importante: Para o funcionamento do cenário mencionado acima é de extrema importância que os parâmetros MV_VALCNPJ e MV_VALCPF, estejam preenchidos com 1, como informado na documentação.
Abaixo exemplo da mensagem CustomerVendor:
Demais informações
Fluxo da integração de Reserva de Produto
Quando recepcionado e processada a mensagem CustoemerVendor pelo TOTVS Protheus, o mesmo retorna uma mensagem para o TOTVS OMNI informando sucesso ou falha na integração.
Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de cliente, com o código da reserva no TOTVS OMNI relacionando com o código do cliente gerado no Protheus.
Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem.
Legendas de status da mensagem
A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:
Aguardando execução
Executando
Finalizada
Falhou
Bloqueado
Não entregue
Recusada
Entregue
Próximo passo
Vamos lá!
Após configurar e entender funcionamento de integração de Cliente, vamos para o próximo passo, Vendas.