Árvore de páginas

Importante!

O cadastro de Clientes será realizado no sistema TOTVS OMNI, e será integrado com o sistema TOTVS Protheus através de comunicação de Mensagem Única (CUSTOMERVENDOR).

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Clientes, acesse  https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de Serviços e busque a mensagem CustomerVendor.

Produto

Fluxo

Tipo da Mensagem

Versão MSU

Formato

TOTVS OMNIEnviaSíncrona2.005

JSON

TOTVS ProtheusRecebeSíncrona2.005JSON

Dica!

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (CustomerVendor) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.


Cadastro do adapter CUSTOMERVENDOR

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:


Auxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA030CustomerVendorClienteNãoSimSíncronoTodas


PAD.APP2.005

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de cliente.


Integrando um cliente no Protheus


Dica!

Como é realizada a integração de cliente entre o TOTVS OMNI e o TOTVS Protheus?

Na camada do TOTVS OMNI, ao recepcionar um pedido e os dados do cliente, o mesmo realiza alguns procedimentos internos e em seguida envia ao Protheus a mensagem CustomerVendor, responsável pelos dados de cadastro do cliente no Protheus.

Recepcionamos e processamos esta mensagem e o cliente é cadastrado no Protheus de forma automática. 

Caso já tenha cadastrado o cliente no Protheus o que vai acontecer?

A mensagem CustomerVendor, é processada normalmente e é verificado se o cliente de mesmo CPF/CNPJ já existe no Protheus e se o endereço de entrega e os demais dados são os mesmos. Se sim o cadastro do cliente é mantido o mesmo.

Caso o endereço de entrega seja diferente, o cadastro do cliente no Protheus mantido e em seguida é gerado um novo cadastro para o cliente com o mesmo CÓDIGO(A1_COD), alterando o numero da LOJA(A1_LOJA) e preenchendo o novo endereço do cliente.

Importante: Para o funcionamento do cenário mencionado acima é de extrema importância que os parâmetros  MV_VALCNPJ e MV_VALCPF, estejam preenchidos com 1, como informado na documentação.


Abaixo exemplo da mensagem CustomerVendor:

Json
Inserir json de CustomerVendor


Demais informações

Fluxo da integração de Reserva de Produto

Quando recepcionado e processada a mensagem CustoemerVendor pelo TOTVS Protheus, o mesmo retorna uma mensagem para o TOTVS OMNI informando sucesso ou falha na integração.

Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de cliente, com o código da reserva no TOTVS OMNI relacionando com o código do cliente gerado no Protheus.

Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem.


Legendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Aguardando execução

Executando

Finalizada

Falhou

Bloqueado

Não entregue

Recusada

Entregue

Próximo passo

Vamos lá!

Após configurar e entender funcionamento de integração de Cliente, vamos para o próximo passo, Vendas.

  • Sem rótulos