A contabilização de mútuo é um processo que realiza a contabilização de extratos em uma coligada diferente da utilizada. Ou seja, da coligada "01" para coligada "02".
Este processo poderá ser originado a partir da visão de lançamentos, da emissão de cheques ou do processo de transferência, pelo cadastro de extrato de caixa.

Contabilização a partir de lançamentos (Baixa/Cheque)

Ao baixar um lançamento ou emitir cheque, usando a conta/caixa global que foi cadastrada a contabilização do lançamento será feita na coligada "01"  e a contabilização do extrato de caixa será feita na coligada "02". Se os defaults da conta caixa e os defaults contábeis de Mútuo estiverem preenchidos na conta caixa, o processo de geração/contabilização do extrato será realizado automaticamente.

Caso não estejam informados, será exibida uma tela para se atribuir os dados para a geração do extrato e sua respectiva contabilização.

Contabilização a partir do extrato (Saque Transferência)

Ao incluir um extrato manual utilizando a operação Transferência e a conta caixa de mútuo, o extrato de deposito e sua contabilização serão gerados na coligada de destino.

Veja Também

Procedimentos para realizar Contabilização do mútuo

  • Sem rótulos