Árvore de páginas

Objetivo
Este documento visa apresentar alguns conceitos do fluxo de um caminhão canavieiro a partir do momento em que ele volta do campo e começa seu ciclo dentro da unidade industrial. Será abordado também, assuntos como Atualização de Etapas e as integrações do Logística de Transporte com o módulo SPA.


Esboço do Fluxo dentro da Unidade Industrial
O fluxo das cargas de matéria prima variam de acordo com cada usina de cana de açúcar, nas imagens abaixo serão apresentados alguns modelos utilizados por nossos clientes.




1. Chegada na Unidade Industrial

Os eventos que irão ocorrer na chegada dependerão do modus operandi de cada unidade, sendo assim em cada etapa serão listados todos os eventos possíveis afim de abordar todas as formas de operação.


Caso a unidade utilize Guarita de Chegada:


Se a unidade utiliza telemetria(georreferenciamento) para mapear a chegada das cargas na unidade:
Para mapear a chegada de cargas do campo utilizando georreferenciamento, a usina juntamente com a empresa responsável pela telemetria dos equipamentos, mapeiam uma cerca eletrônica através de coordenadas geográficas referentes ao espaço real de chegada dos caminhões. Quando o caminhão adentra a essa cerca eletrônica então o sistema de telemetria notifica o sistema de pesagem SPA informando os dados e a identificação do caminhão e de seus reboques.


Exemplo de mapeamento da área de chegada utilizando georreferenciamento.


Se a unidade utiliza um ponto de coleta das informações através de etiquetas:
Neste caso a usina utilizará um local físico para extração das informações através da leitura de etiquetas. Para entrar na unidade industrial o caminhão terá que passar pelo local de extração, que normalmente é denominado de "guarita", esta edificação possuirá funcionários operando o sistema de pesagem.

Quando o caminhão chega neste local o motorista desce do caminhão e entrega ao operador da guarita uma etiqueta que será lida pelo sistema de pesagem. Quando o sistema de pesagem ler a etiqueta, serão coletados dados e também a identificação do caminhão e de seus reboques, atualizando assim o sistema de pesagem.


Após as informações da frota serem informadas ao sistema de pesagem:
Depois que o sistema de pesagem atualiza suas informações através de telemetria ou etiqueta, o mesmo irá enviar uma requisição para o LogTra(sistema de logística) perguntando qual é o número do despacho atrelado ao caminhão da frota que chegou na unidade, esta rotina se chama Valida Despacho e só será chamada pelo SPA caso o parâmetro FG_VALIDA_DESPACHO_LOGTRAWEB possua valor "S". O LogTra irá buscar na base de dados um despacho que esteja em status ABERTO e que esteja vinculado ao código do caminhão informado pelo SPA. Se houver algum despacho enquadrado nas condições anteriores o sistema de logística irá enviar o código deste despacho para o SPA.

Quando o SPA receber o ID do Despacho então o mesmo será gravado na base para integrações futuras entre os dois sistemas.

Após os processos anteriores, se a Guarita em questão for do tipo CTE, ou seja, se ela realiza o Controle de Tráfego de Entrada, e o parâmetro FG_INTEGRA_LOGTRAWEB possuir valor "S" então o SPA irá realizar uma chamada ao LogTra para fechar a etapa do parâmetro CD_ETAPA_LOGTRAWEB, consequentemente atualizando a etapa do despacho do caminhão.


Fluxo sistêmico:


Informações técnicas

Rotinas utilizadas no processo:
- Validar Despacho:  http://tdn.totvs.com/x/eRZnF
- Atualizar Etapa:  http://tdn.totvs.com/x/PBZnF


Parâmetros utilizados no processo: 

Seção

Entrada

Objetivo
RCMP_CARCD_ETAPA_LOGTRAWEBCódigo da etapa que será fechada na atualização de etapa feita na Guarita de Chegada. Esta etapa é enviada pelo SPA ao LogTra
RCMP_CARFG_INTEGRA_LOGTRAWEBFlag para habilitar integração com LogTraWeb
RCMP_CARFG_VALIDA_DESPACHO_LOGTRAWEBHabilita validação do despacho no LOGTRAWEB (Local e Recursos)

Caso a unidade não utilize Guarita de Chegada:

Se a unidade não utilizar guarita para controle antecipado das informações, o primeiro ponto de interação da frota com os sistemas TOTVS será a Pesagem de Carga Bruta. Para continuar o fluxo pule para o tópico 3.


2. Próximo evento depois da chegada na unidade industrial.


Neste ponto vamos levar em consideração algumas situações que podem ocorrer na unidade.


Se a o caminhão realizar o Fluxo Bate e Volta antes da Pesagem:


Caso o caminhão for realizar o fluxo de Bate e Volta Antes da Pesagem o mesmo irá sair da Guarita de Chegada e irá se deslocar para o Pátio Externo onde as cargas/reboques irão ser deixadas.

Quando o caminhão chega no Pátio Externo as cargas cheias são desengatadas e deixadas no pátio para que posteriormente um equipamento venha buscar estas cargas para serem pesadas na balança. 

Após realizado o desengate dos reboques, o caminhão irá engatar em julietas vazias para novamente possa realizar a busca da cana, normalmente estas julietas vazias ficam no Pátio Externo para que o caminhão não precise percorrer um caminho muito longo para buscá-las. Em seguida o caminhão poderá seguir para a Guarita de Despacho, que normalmente está no mesmo local físico da Guarita de Chegada. Após chegar na guarita o operador do sistema de Logística irá abrir um novo despacho para o caminhão, informando que o mesmo está realizando um fluxo bate e volta.


Exemplo com imagens de satélite:


Quando o caminhão realiza o fluxo de bate e volta e vai para a guarita para ser despachado novamente, ao tentar abrir um novo despacho o sistema irá perguntar se o equipamento está ou não realizando bate e volta, como exemplificado na imagem abaixo:



Se o operador informar o bate e volta então o sistema irá abrir um novo despacho para o caminhão e mantendo o despacho anterior em aberto. O despacho anterior do caminhão só será fechado quando as cargas que ele deixou no pátio terminarem o fluxo necessário, ou seja, depois de realizarem a Pesagem Bruto, Descarregamento e Pesagem Tara.


Se o operador clicar em excluir despacho anterior, então o despacho anterior será excluído para a inclusão de um novo, pois um caminhão não pode "estar" em dois despachos ou mais, somente em caso de Bate e Volta.


Se o caminhão não for realizar Bate e Volta, mas sim o fluxo completo dentro da unidade Industrial:


Neste caso o caminhão irá se deslocar para o ponto de Pesagem Bruto, que será explanado no próximo tópico.


3. Etapa de Pesagem Bruto


Caso o caminhão já realizou Bate e Volta antes de chegar nesta etapa.


Se o caminhão realizou Bate e Volta então é necessário que um equipamento(na maioria das vezes um trator) pegue as cargas no Pátio Externo e se desloque até a balança.

Ao chegar na balança será realizado a pesagem bruta das cargas, ou seja, o peso total em cima da balança(peso trator + peso das julietas + peso da cana).

Todos os dados analisados serão atrelados as julietas e consequentemente ao despacho que as cargas pertencem. Neste ponto o SPA já tem os dados básicos da frota pois elas foram recuperadas na Guarita de Chegada.

Depois de realizar as rotinas de sistema o SPA irá fazer uma chamada ao sistema LogTra informando os dados da Pesagem Bruto para aquela frota.


Quando o LogTra recebe a chamada então serão executadas algumas ações internas:

- Atualização da base de dados com as informações que vieram na chamada(SPA). Campos que são atualizados atualizados:

Tabela

Campo

Descrição

LT_DESPACHOS

CD_UNID_IND_RET

Código da unidade industrial de retorno


CD_FREN_TRAN_RET

Código da frente de transporte de retorno


CD_UPNIVEL1_RET

Código da UpNivel1 de retorno


CD_UPNIVEL2_RET

Código da UpNivel2 de retorno


CD_UPNIVEL3_RET

Código da UpNivel3 de retorno


ID_VIAGEM

Id da Viagem que foi gravado na APT_CARGAS via integração


LAST_UPDATE

Data hora atual em que se realizou a atualização na tabela


FG_BATEVOLTA

Flag que indica se o caminhão do despacho está realizando o fluxo de Bate e Volta. Valores: "S" ou "N"


- Desativa todos os recursos do despacho e depois ativa somente aqueles que vieram na chamada via integração(SPA).

- Atualiza a etapa atual do caminhão, ou seja, se o caminhão acabou de realizar a Pesagem Bruto então o sistema deve finalizar a etapa correspondente a este processo. O código da etapa referente a Pesagem Bruto pode ser configurado através do parâmetro LOGTRAWEB / CD_ETAPA_BRUTO. Sendo assim, quando o sistema fechar esta etapa do despacho, o caminhão irá para a etapa seguinte refletindo na disposição do equipamento no Widget de Despachos.


Fluxo Sistêmico:


Exemplo com imagens de satélite:


Informações técnicas

Rotinas utilizadas no processo:
- Receber Dados Pesagem Bruto: http://tdn.totvs.com/x/rRZnF 

Parâmetros utilizados no processo:

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

CD_ETAPA_BRUTO

Código da etapa que será FECHADA pelo sistema de logística no momento em que for realizada a pesagem bruto das cargas

Caso o caminhão não realizou Bate e Volta e irá realizar a pesagem bruto.


Caso o caminhão não realize o fluxo Bate e Volta então significa que ele irá realizar a pesagem do bruto e não um trator. Sendo assim teremos duas possibilidades neste ponto:

- Se a Unidade Industrial não utiliza Guarita de Chegada: neste caso a Pesagem Bruto será o primeiro contato do caminhão com os sistemas depois de ter retornado do campo. Quando o caminhão se direcionar para a balança de pesagem bruto então o será feito a coleta de informações via Etiqueta como foi explicado no tópico 1. Logo depois das informações terem sido coletadas, então o SPA irá realizar o processo de pesagem bruto como foi explicado mais acima. Por fim, o sistema SPA irá fazer uma chamada ao LogTra para notificar que o caminhão terminou a etapa de pesagem bruto, essa chamada se refere a mesma tratada anteriormente(Receber Dados Pesagem Bruto).



- Se a Unidade Industrial utiliza Guarita de Chegada: neste caso a operação irá ser similar, porém não será preciso informar os dados básicos da carga no momento da pesagem pois estes já foram informados na Guarita de Chegada. Vale lembra que se o caminhão passou pela guarita de chegada a etapa de seu despacho pode ter sido atualizada, geralmente para Pátio Externo.



4. Próximo evento depois da Pesagem Bruto.

Caso o caminhão for realizar Bate e Volta depois da Pesagem Bruto


Se o caminhão for realizar o fluxo Bate e Volta depois da pesagem então ele irá desengatar as cargas cheias e deixa-las no Pátio Interno para posteriormente serem levadas ao local de descarregamento por um trator escravo. Depois de deixar as cargas no pátio, o caminhão irá engatar julietas vazias em seu cavalo para então se dirigir até a balança de Pesagem Tara.


Fluxo:


Basicamente o caminhão estará pulando a etapa de Descarregamento, partindo diretamente para a Pesagem Tara(explicado no tópico 5).

Caso o caminhão realize o fluxo normal


Após o caminhão ter realizado a Pesagem Bruto ele irá se deslocar para o local de Descarregamento para que então toda a cana seja despejada no Hílo. Ao adentrar a zona de Descarregamento se a unidade utiliza serviços de telemetria, será enviada uma notificação ao LogTra informando que o caminhão está na Etapa de Descarregamento, consequentemente atualizando a etapa do caminhão no Widget de Despacho de Caminhões.



Se a unidade não utiliza serviços de telemetria então normalmente é configurado que a etapa de descarregamento seja fechada depois de um tempo pre-definido, podendo ser alterado no cadastro de Etapas de Controle.



Depois que é realizado o tombamento de todas as cargas no Hílo o caminhão segue em direção a balança para Pesagem da Tara.


Fluxo:

Informações Técnicas:

Neste momento do processo as seguintes funções do LogTra podem ser usadas:

- Atualizar Etapa(momento em que o caminhão entra na zona de Descarregamento): http://tdn.totvs.com/x/PBZnF

5. Pesagem Tara


Esta etapa é responsável por realizar a pesagem do caminhão e suas julietas vazias a fim de aferir o Peso Tara total do conjunto. A Pesagem Tara é considerada a última etapa do despacho marcando assim o ponto final do processo.

Depois que o caminhão ou trator escravo levar as cargas para serem descarregadas no Hílo haverão algumas situações que poderão ocorrer:


-As julietas são deixadas no Pátio Interno para que posteriormente algum equipamento possa leva-las para a Pesagem Tara.



- As julietas saem direto do Descarregamento para a balança de Pesagem Tara e são deixadas no Pátio Externo para que algum caminhão possa posteriormente usá-las para buscar matéria prima.


- As julietas saem direto do Descarregamento para a balança de Pesagem Tara e já estão engatadas em um caminhão. Sendo assim o caminhão irá iniciar um novo despacho se direcionando para o campo.


Independentemente do fluxo que as julietas irão realizar, essas cargas terão que passar pela balança para Pesagem Tara. Ao adentrar a balança o SPA irá realizar o processo de pesagem de tara, que consiste em aferir o peso total do conjunto vazio, ou seja, peso do caminhão + peso de cada julieta. Em seguida o SPA irá gravar os dados na base para então fazer uma chamada ao LogTra informando os dados da pesagem.

A rotina a ser chamada no LogTra se chama Informar Dados Pesagem Tara e ela basicamente irá receber o código das julietas e do equipamento principal bem como o peso líquido aferido na pesagem de tara. Após o sistema de Logística receber esta chamada, serão executadas algumas tarefas.

- Atualização da base com os dados que vieram no JSON:

Tabela

Campo

Descrição

LT_DESPACHOS

QT_CANA_REALIZ

Peso líquido da carga


CD_BOCA_DES

Código do Ponto de Desembarque


LAST_UPDATE

Data hora atual em que se realizou a atualização na tabela


- Desativação de cada recurso que foi pesado.
- Se o reboque for o último recurso do despacho então este despacho será fechado.
- Se a unidade utiliza Despacho Automático então o sistema irá inserir os dados na tabela LT_AGUARDANDO_DESPACHO, para que então a tela de despacho automático seja aberta automaticamente.


Informações Técnicas

Funções utilizadas neste processo:
- Informar Pesagem Tara(chamado logo após o SPA realiza a pesagem de tara): http://tdn.totvs.com/x/lRdnF

Parâmetros utilizados no processo:

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

CD_ETAPA_TARA

Código da etapa que será FECHADA pelo sistema de logística no momento em que for realizada a pesagem tara do conjunto.

6. Novo despacho após a Pesagem de Tara.

Caso a unidade utilize Despacho Automático

Se a unidade utiliza o Despacho Automático, após um determinado conjunto realizar a Pesagem de Tara, o SPA irá realizar uma chamada ao LogTra informando os dados dessa pesagem. A rotina do sistema de logística irá validar os dados, em seguida se o parâmetro FG_UTILIZA_DESP_AUT estiver com valor igual a "S" o sistema irá automaticamente exibir a tela de Despachos com os dados advindos da integração com SPA. Por fim basta que o operador cliquem Salvar para que seja inserido um novo despacho.




Este tipo de configuração é muito utilizado quando o Controle de Logística é fisicamente muito próximo as balanças de pesagens. Sendo assim, tem-se a necessidade de que ao realizar a Pesagem Tara já se inicie um novo despacho automaticamente sem que o operador precise digitar os dados manualmente.



Informações Técnicas:

Inserir Despacho Automático: esta rotina é chamada internamente pela rotina Informar Pesagem Tara. Para que seja inserido um aguarde de despacho, ou seja, um despacho automático, as seguintes condições devem ser satisfeitas.

- O parâmetro FG_UTILIZA_DESP_AUT deve ter valor "S"
- O atributo fgOffLine que é enviado no JSON pelo SPA deve ter valor N
- O atributo fgPreSaida que é enviado no JSON pelo SPA deve ter valor N
- O parâmetro FG_DESP_PESAGEM deve ter valor "N" ou deve estar nulo

Parâmetros utilizados no processo:

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

FG_UTILIZA_DESP_AUT

Flag que indica se a unidade utiliza ou não despacho automático

LOGTRAWEB

FG_DESP_PESAGEM

Flag que indica se controla o despacho na primeira pesagem


Caso a unidade não utilize Despacho Automático


Neste caso teremos algumas variações para abertura de um novo despacho. Após a frota realizar a Pesagem Tara teremos duas possibilidades:

- Após a frota realizar a pesagem, as julietas são deixadas em um pátio externo para que em algum momento um caminhão as engáteas e assim passe por uma Guarita aonde será feito a abertura de um despacho.
- Após a frota realizar a pesagem, o caminhão segue diretamente para uma Guarita aonde se encontra o Controle da Logística para que então seja aberto um novo despacho.