Projeto: Processo Seletivo

Nome do Cliente: Confederação Nacional da Indústria 


Objetivo


Prezados Senhores, 

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa. Todas as funcionalidades descritas neste manual têm como base do que está descrito nos documentos:

  • Especificação - Detalhamento Funcional - FS008015 (918970 - 982021)
  • Análise de impacto I -  FS008015 (918970 - 982021) Processo para Criação de Áreas de Interesse - PS


Esse manual tem a função de detalhar, de forma operacional, como ocorrerá o processo seletivo customizado.


Pré-Requisitos / Parametrizações

Não se aplica.

  • Descrição do Processo


O usuário deverá acessar o menu “Totvs Processo Seletivo | Customização | Processo Seletivo | Parâmetros” para configurar as informações sobre o funcionamento da customização.


  • Detalhamento do Processo

Dias para cancelamento de pré-matrícula: Neste parâmetro deverá ser informado a quantidade de dias a serem consideradas para cancelamento de matrículas não efetivadas. Serão considerados os candidatos que estiverem com situação de pré-matrícula e que a data de inscrição/matrícula seja anterior a X dias a contar da data atual.


Motivo de alteração de matrícula para cancelado: Informe o motivo que será gravado no registro de alteração de situação de matrícula para os casos de cancelamento de matrícula.


Situação de matrícula cancelado: Informe a situação de matrícula que indicará cancelamento.


Situação de matrícula de pré-matriculado: Informe as situações de matrícula que indicam pré-matrícula pelo processo seletivo. 



  • Pré-Requisitos / Parametrizações

Como premissa para execução deste processo, os cadastros de processos seletivos deverão estar criados no módulo de processo seletivo e as datas do calendário definido no processo seletivo deverão estar vigentes.

  • Descrição do Processo

Processo para criação de áreas de interesse (Matrizes aplicadas) no módulo de processo seletivo. O processo está disponibilizado no TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares |Matriz Aplicada | Processos | Criação de áreas de interesse - Processo seletivo .

  • Detalhamento do Processo

O  processo permitir ao usuário criar áreas de interesse em determinados processos seletivos a partir dos registros de matrizes aplicadas existentes no SGE.

Após inserir um registro de matriz aplicada e/ou utilizar registros já existentes no TOTVS Educacional, é possível que o usuário utilize o cadastro de matriz aplicada para vincular a um ou mais processos seletivos, criando assim, as áreas de interesse daqueles determinados processos seletivos.

  • Processos Seletivos: Lista para seleção com todos os processos seletivos existentes no contexto em que o usuário está logado e também, aqueles processos seletivos que estejam parametrizados como “Visível para todas as filiais”. O usuário deverá selecionar um ou mais registros.
  • Áreas de Interesse: Dados necessários existentes no produto padrão para o cadastro de uma área de interesse.O único campo obrigatório será o “Número de Vagas”, a obrigatoriedade do campo é de origem do produto padrão.  Somente os dados abaixo terão interferência customizada:
  • Nome da Área de Interesse: O processo cria a área de interesse no processo seletivo vinculando a matriz aplicada selecionada. O nome da área de interesse será criado com o nome do curso vinculado a matriz aplicada e poderá ser modificado pelo usuário após a execução do processo.
  • Campo ‘Idiomas Oferecidos’: O campo “Idiomas Oferecidos” é preenchido default com o valor “0”, podendo ser modificado pelo usuário, caso necessário.


Importante!

As demais informações existentes no cadastro de área de interesse ofertada terão o comportamento conforme produto padrão e o preenchimento será de responsabilidade do usuário.  

Após inserir todas as informações necessárias para o cadastro da área de interesse, o usuário deverá clicar em “Executar”. O processo irá criar as áreas interesse referentes ao Curso/ Habilitação/ Matriz Curricular e Matriz Aplicada nos processos seletivos selecionados. Será exibido uma tela de  log com o resultado da execução do processo.



  • Pré-Requisitos / Parametrizações

Esse processo não possui pré-requisitos.

  • Descrição do Processo

No cadastro da Turma do Totvs Educacional, será verificado se o campo “Disponível para divulgação está marcado”. Caso ele esteja marcado, essa turma será disponibilizada na área de interesse de acordo com a habilitação filial na qual a turma foi criada.

  • Detalhamento do Processo

Ao acessar uma área de interesse ofertada, será possível visualizar as turmas de interesse associadas à essa área.


Quando uma turma for desativada no anexo da área de interesse, a mesma não será exibida no portal do processo seletivo para seleção do usuário. Somente serão apresentadas turmas que estejam ativas.


Observação:
1 - O campo nativo Código da turma só deve ser preenchido caso o processo seletivo não esteja com os parâmetros marcados "Utiliza oferta online de cursos" e "Utiliza Oferta MarketPlace", e informar a turma em Venda online de de Cursos | Acadêmico, ao salvar será apresentada uma mensagem impedindo com que a turma seja cadastrada, informando o local correto para que a turma seja informada. 


2-  Será apresentado a mensagem de validação na tela para o usuário apenas uma vez a cada edição de tela caso a Área de Interesse Ofertada esteja desativada ou possua a turma de interesse inativa  ou inexistente.


  • Pré-Requisitos / Parametrizações

Habilitar o campo complementar AUTOLOADTURMAPS para que possa ser exibido na tela de Processo Seletivo.

  • Descrição do Processo

Após selecionar o campo complementar da Turma "Disponível para Divulgação", caso o Campo complementar do Processo Seletivo "Carregar as turmas de área de interesse" esteja selecionado, as turmas serão criadas na Área de Interesse Ofertada

  • Detalhamento do Processo

Quando o usuário selecionar o campo complementar "Disponível para Divulgação" na Turma, a customização irá verificar o novo campo complementar "Carregar as turmas de área de interesse" disponível no Processo Seletivo.

Caso o campo complementar "Carregar as turmas de área de interesse" esteja marcado e a turma já esteja criada, será realizado o processo de Ativar/Inativar a Turma na Área de Interesse Ofertada, caso o campo não esteja marcado nenhum processo automático será realizado.


Importante

O Processo só realizará a criação das turmas na área de interesse caso o campo complementar da turma “disponível para divulgação” seja marcado após o campo complementar "Criar automaticamente as turmas na área de interesse" do processo seletivo, ter sido marcado. Ao marcar o novo campo complementar, nenhuma turma será carregada imediatamente.

[Novo!]

Será possível informar os tipos de financiamento (condição do aluno), de cada área de interesse de um Processo Seletivo. Desta forma, ao se inscrever, essa informação será replicada para a matrícula do aluno no SGE.

O anexo está disponível em: 

Processo Seletivo | Área de Interesse | Anexo | Tipos de Financiamento - Oferta Online.

A tela apresenta todos os tipos de financiamentos, já cadastrados na base,  para que o usuário selecione:

Será possível a inclusão de apenas 1 tipo de financiamento por área de interesse.

Ao salvar o registro, todas a inscrições/matriculas, realizadas para essa aérea de interesse, terão a condição do aluno baseadas na informação do anexo.

Após a inclusão do tipo de financiamento no anexo, a edição/exclusão será permitida e seguirá as regras:

  • Matrículas/inscrições já realizadas, não serão atualizadas com o novo tipo de financiamento cadastrado.
  • As novas inscrições/matrículas serão vinculados ao tipo de financiamento que está no anexo no momento da execução.
  • Não haverá um histórico das alterações.


  • O anexo estará habilitado apenas para os Processos Seletivos que utilizam a Oferta Online de cursos. Desta forma, ele será exibido somente quando a flag “utiliza venda online de cursos” do cadastro do Processo Seletivo estiver marcada.
  • Todos os alunos matriculados via Processo Seletivo - Venda online de Cursos, terão o campo complementar “Condição do aluno” do Curso/Habilitação e da Matrícula no Período Letivo, preenchido com o valor informado no anexo, conforme modelo abaixo:



  • Pré-Requisitos / Parametrizações

Só será possível escolher uma turma de interesse no portal caso a área de interesse selecionada tenha alguma turma disponível.

  • Descrição do Processo

Após selecionar a área de interesse no Portal do Processo Seletivo o aluno deverá selecionar qual é a sua turma de interesse.

  • Detalhamento do Processo

Quando o candidato acessar a tela de inscrição de um processo seletivo, preencher os dados e clicar em finalizar a inscrição o usuário terá sua matrícula realizada no educacional. Estando o processo seletivo configurado é a area de interesse conter Turma de Área de interesse disponiveis, será habilitada uma opção de seção de Turma na área “Opção de Interesse”, onde o usuário deverá selecionar uma turma disponível.

Importante!

Caso exista alguma turma disponível o aluno, obrigatoriamente, deverá informa a sua escolha para continuar com a sua inscrição.

Pode ocorrer de que a configuração da área de interesse esteja correta, porém por algum motivo a matrícula não veja a ser realizada no Totvs Educacional, ocorrendo erro no processamento. Caso isso ocorra nem o cadastro do candidato do processo seletivo e no Totvs Educacional não serão efetuados. E a mensagem de erro com a causa do erro será exibida ao usuário.


Matrícula via RM.exe

Ao efetuar uma inscrição do candidato em um processo seletivo de oferta online de cursos, será habilitado o botão de matrícula, ao clicar neste botão o sistema irá validar se o candidato possui algum documento obrigatório pendente (se for definido no processo seletivo e na área ofertada). Essa opção normalmente será utilizada quando houver validação manual de documentos exigidos.


Se o candidato não possuir nenhuma pendência de documento ou o processo seletivo não tiver validação de obrigatoriedade de documentos, o sistema irá montar todo o ambiente da matrícula e irá efetuar o processo em segundo plano.

Importante!

Ao realizar a inscrição e matrícula via RM.exe, o aluno não será enturmado em uma turma que foi incluída no anexo Turmas da Área de interesse no cadastro da Área de interesse ofertada, pois não há seleção de turmas nesse modo de inscrição.


Assim que o processo é concluído o candidato já possui uma matrícula no TOTVS Gestão Educacional e sua situação na opção da área de interesse escolhida será de compareceu à chamada, exatamente o status definido quando o processo de matrícula é feito através do TOTVS Gestão Educacional. 

  • Pré-Requisitos / Parametrizações

Para que o processo execute de forma correta você deve informa os valores para os parâmetros: Situação de matrícula de “pré-matriculado”, Dias para cancelamento de pré-matrícula, Motivo de alteração de matrícula para cancelado e Situação de matrícula cancelado.

  • Descrição do Processo

Ao ser executado o processo listara todos os alunos, de acordo com os parâmetros informados, que devem ter suas pré-matrículas canceladas executando o processo nativo do produto de alteração de situação de matricula.

  • Detalhamento do Processo

 

Através do menu “Totvs Processo Seletivo | Customização | Processo Seletivo | Cancelamento de pré-matrícula” será possível realizar o cancelamento de matrículas não efetivadas a X dias, conforme parâmetro de dias para cancelamento.



Se um candidato de inscreveu no dia 01/02/2019 e sua matrícula se encontra com o status de pré-matrícula até a data atual (16/02/2019) e o número de dias parametrizado for 15 dias, ao executar o processo sua situação de matrícula será alterada para o status parametrizado como situação de matrícula que indica cancelamento.

Ao cancelar uma pré-matrícula através desse processo não serão realizadas alterações na lista de espera do processo seletivo.


Agendamento de job

Esse processo deve ser agendado, utilizando o agendamento de job, para que seja executado na periodicidade que a federação desejar, dessa forma não será necessário a interação manual para execução do processo de cancelamento de pré-matrícula.

Desmatricular alunos matriculados via Processo Seletivo RM (nativo)

Será possível realizar o processo de desmatricular alunos que foram matriculados via processo seletivo. Será possível filtrar apenas alunos com pendência financeira, como o não pagamento do boleto da matrícula. Nesse processo não é possível filtrar por quantidade de dias.

O acesso ao processo é realizado através do sistema TOTVS Educacional | Matrícula e Avaliação | Processo Seletivo RM | Desmatricular.

Foram desenvolvidas consultas SQLs que deverão ser importadas no sistema TOTVS Educacional. Essas consultas permitirão a consulta de dados através de WebService disponibilizado na API do FrameHTML.

Configurações da FrameHTML e forma de acesso

No diretório de instalação da FrameHTML deverá ser editado o arquivo Web.Config e alterado o parâmetro owin:AutomaticAppStartup para True.

Exemplo:

<add key="owin:AutomaticAppStartup" value="true" />


Para consumir o WebService deverá ser enviada a autenticação de usuário e senha no cabeçalho da requisição.


Exemplo de consumo via Postman:


Exemplo de URL de requisição:


Para realizar a consulta serão necessários identificar os dados que permitirão a localização da consulta SQL importada no sistema TOTVS Educacional e também os parâmetros necessário para execução do filtro.


Parametros:

  • CodColigada: indica a coligada da consulta SQL
  • codSentenca: código da sentença SQL importada no sistema;
  • codSistema: código do sistema da consulta. Por padrão deve ser informado “S”;
  • parameters: parâmetros para filtro da consulta. No exemplo abaixo estão sendo passados os filtros para CODCOLIGADA e CODFILIAL. O parâmetros deverão ser separados por ponto e vírgula “;” e seus valores  separados pelo sinal de igualdade “=”.


Exemplo: parameters=NomeDoParametro1=valor1;NomeDoParametro2=valor2


http://localhost:12117/RM/API/TOTVSCustomizacao/ConsultasSQL/ExecutaConsultaSQL?codColigada=0&codSentenca=FSW.CNI.001&codSistema=S&parameters=CODCOLIGADA=1;CODFILIAL=1


Parâmetros não obrigatórios

Caso o parâmetro do filtro não seja obrigatório o mesmo não precisa ser passado na URL. Exemplo em que o CODFILIAL não é obrigatório e serão consultados dados de todas as filiais:


http://localhost:12117/RM/API/TOTVSCustomizacao/ConsultasSQL/ExecutaConsultaSQL?codColigada=0&codSentenca=FSW.CNI.001&codSistema=S&parameters=CODCOLIGADA=1

Consultas disponibilizadas:

Consulta de Unidade (Filial)

Parâmetro: Coligada (obrigatório) e código da Filial (opcional).


Saída: serão retornadas todas as Filiais que tenham Processos Seletivos com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Curso (Modalidade e Segmento)

Parâmetro: Coligada (obrigatório) e código do Curso (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA e CODCURSO


Saída: serão retornados todos os Cursos vinculados à uma Área de Interesse Ofertada de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Turma

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código da Filial (opcional), código da Turma (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA, CODFILIAL e CODTURMA


Saída: serão retornadas todas as Turmas vinculadas à uma Área de Interesse Ofertada de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Matriz Curricular / Matriz Aplicada

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código do Curso (opcional), código da Habilitação/Série (opcional), código da Matriz Curricular (opcional), código da Matriz Aplicada (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA, CODCURSO, CODHABILITACAO, CODGRADE e IDHABILITACAOFILIAL.


Saída: serão retornadas todas as Matrizes Curriculares / Matrizes Aplicadas vinculadas à uma Área de Interesse Ofertada de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Disciplina

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código da Disciplina (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA e CODDISC.


Saída: serão retornadas todas as Disciplinas de Turmas/disciplinas vinculadas à uma Área de Interesse Ofertada de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de vagas disponíveis e inscrições

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código do Processo Seletivo (opcional), código da Área de Interesse Ofertada (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA, IDPS e IDAREAINTERESSE.


Saída: serão retornadas todas as vagas disponibilizadas e o número de inscritos por Área de Interesse Ofertada de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Processo Seletivo

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código do Processo Seletivo (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA e IDPS.


Saída: serão retornadas todos os Processos Seletivos com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.


Consulta de Área de Interesse

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código do Processo Seletivo (opcional), código da Área de Interesse Ofertada (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA, IDPS e IDAREAINTERESSE.


Saída: serão retornadas todas as Áreas de Interesse Ofertadas de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Aquelas registros que corresponderem à estes filtros terão seus dados retornados pela consulta.

Consulta de Turmas da Área de Interesse

Parâmetro: Coligada (obrigatório), código da Filial (opcional), código da Turma (opcional) código do Processo Seletivo (opcional), código da Área de Interesse Ofertada (opcional).


Nome dos parâmetros para filtro: CODCOLIGADA, CODFILIAL, CODTURMA, IDPS e IDAREAINTERESSE.


Saída: serão retornadas todas as Turmas vinculadas à Áreas de Interesse Ofertadas de algum Processo Seletivo com Publicação em Portais permitida.


Para identificar quais registros devem ser retornados a consulta deve extrair quais Processos Seletivos possuem os campos “Publica Portal Externo” ou “Publica Portal SESI/SENAI” igual a Sim (SPSPROCSELCOMPL.PUBPORTALEXT = S ou SPSPROCSELCOMPL. PUBPORTALSESISENAI = S).


Histórico de Atualização do Documento:

Autor

Versão

Data

Descrição das Alterações

Adilson José de Aquino

1.0

 

Criação do documento

Pedro Antonio Silva Barroso

2.0

 

Reformulação para os padrões da Fábrica