Páginas filhas
  • DT DVAFIN-3163 Ajuste na leitura e processamento de arquivos de extrato eletrônico CooperCred.


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:FCRFP169 - Baixa de Cartão por Extrato Eletrônico
Ticket:#6101205
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIN-3163


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Se fez necessário a realização de ajustes na leitura e processamento de arquivos de extrato eletrônico da operadora "CooperCred".

03. SOLUÇÃO

Foi realizado a refatoração do processo de leitura dos arquivos CooperCred, para interpretação dos registros novos e tratamento para estornos, também foi realização alteração para efetivação de pagamentos, geração de liquidação e movimentação corretamente. 


Imagem 1 -  Na imagem acima, como podemos observar após os ajustes efetuados, conseguimos efetuar a leitura de um arquivo "CooperCred" normalmente sem erros.

Imagem 2 - Na imagem acima, após confirmar na janela anterior, vemos que o sistema gerou duas sequências de arquivos, um para "Venda" e outro para "Pagamentos", isto porque no arquivo 141 lido existiam registros de pagamento, e desta forma o sistema gera a informação de pagamento para ser conciliada e processada.

Os arquivos da CooperCred são únicos unificando venda e pagamento. Então no momento da leitura de arquivos da cooper, caso existam registros de pagamento o sistema fará este mesmo procedimento de criação. 

Imagem 3 -  Na imagem acima, após a leitura do arquivo, vemos que o sistema conseguiu efetuar conciliações automáticas corretamente.  No exemplo exibido acima, temos a fatura 5852417/3 que foi conciliada automaticamente.

Imagem 4 - Na imagem acima, veja que a fatura conciliada automaticamente ficou corretamente gravada com a informação da conciliação no arquivo de venda da coopercred.

Imagem 5 - Na imagem acima, neste mesmo arquivo 141 efetuamos conciliações manuais de faturas que estavam com algumas informações diferentes da fatura da operadora, mas este procedimento é normal, pois quando a venda é efetuada o usuário pode informar algum campo com valor incorreto. Desta maneira, veja que conseguimos de forma simples, conciliar os movimentos que estava pendentes. No frame direito inferior, vemos que o arquivo ficou todo conciliado sem diferenças. 


ARQUIVO DE VENDA COM ESTORNO 

Imagem 6 - Na imagem acima, temos um exemplo de um arquivo, que antes dos ajustes apresentava problema na leitura; Isto porque este arquivo como podemos observar, veio com informações de ajuste a débito e estornos dentro de um mesmo resumo e no sistema no momento da leitura, estava sendo efetuado a tentativa de lançamento de dois registros, quando na verdade se tratam apenas de um estorno enviado no arquivo de venda. Desta maneira depois da leitura os valores ficavam duplicados gerando diferenças e era apresentado erro ao usuário.

Imagem 7 - Na imagem acima, antes das modificações, quando efetuávamos a leitura do arquivo 119 contendo aquela informação de estorno citada acima, veja que estava sendo gerado diferença no total do arquivo de venda. Ao tentar navegar sobre o arquivo dentro do componente FCRFP169, o sistema apresentava o erro acima, por não conseguir demonstrar a informação enviada no arquivo de venda.

Imagem 8 - Na imagem acima, após modificações e tratamentos efetuados, conseguimos efetuar normalmente a leitura do arquivo de venda 119 e observe que agora já não constam mais diferenças na leitura do aquivo, pois o sistema compreende agora que existe uma informação de ajuste a débito somente e não duplica a informação, gerando diferença. Veja que no registro de estorno que o sistema encontrou, foi gerado uma observação contendo ao que se refere este estorno e qual o resumo que ele pertence.

No momento da leitura do arquivo de pagamento deste resumo 492 o sistema conseguirá efetuar o processamento corretamente do ajuste gerando o débito deste estorno.

Imagem 1-  Na imagem acima estamos demonstrando a leitura de um arquivo de pagamento após as novas alterações para o extrato eletrônico do cartão "CooperCred".

Veja que o arquivo foi lido corretamente e foi realizado a conciliação automática de títulos, não gerando diferença de Ro's e Cv's. 

Imagem 2 - Na imagem acima, como podemos observar haviam títulos já conciliados no arquivo de venda, que ficaram conciliados normalmente no arquivo de pagamento.

Imagem 3 - Na imagem acima como podemos observar, neste arquivo de pagamento foi enviado um registro de "Ajuste a débito", que neste processamento, irá gerar a movimentação na conta e irá gerar a duplicata de ajuste para ser pago a operadora.

Imagem 4 - Na imagem acima como podemos observar, foi efetuado processamento do arquivo, veja que a partir de agora, ao clicar em processar o sistema apresentará uma barra de processamento do processo.

Imagem 5 -  Na imagem acima ao término do processamento, foi efetuado o processamento do arquivo com sucesso.

Imagem 7 - Na imagem acima após processamento do arquivo de pagamento, o sistema gerou as liquidações normalmente e informações de tarifa juntamente com a baixa das faturas conciliadas.

Imagem 8 -  Na imagem acima, depois do processamento do arquivo como podemos observar foi gerado liquidações das baixas efetuadas e ja vinculadas dentro do componente ao registro conciliado.

Imagem 9 - Na imagem acima, ao detalharmos a fatura, vemos que ela foi baixada corretamente por extrato eletrônico.

Imagem 10 -  Na imagem acima, como podemos observar após a baixa, foi gerado a liquidação 80780 normalmente, vinculando também a ela, os títulos que foram inclusos nesta baixa. Foi gerada a duplicata no valor de 6,60 das taxas para serem pagas a operadora de cartão e a conta movimentada foi a conta 223. Tudo que veio como crédito pro dia 22/05 ficou vinculado a esta liquidação.

Imagem 11 -  Na imagem acima, como podemos observar na movimentação da conta 223 foi efetuado lançamento do movimento corretamente. Veja que o sistema gravou o movimento de 157,65 conforme valores de baixa na liquidação que mostramos na imagem anterior.

Imagem 12 - Na imagem acima, detalhamos no arquivo anteriormente processado o movimento de ajuste a débito enviado neste arquivo no valor de 4,60, este movimento ao término do processamento deverá gerar uma duplicata de acordo com a ação informada e movimentar a conta com um débito.

Imagem 13 -  Na imagem acima, para a conta 223 vemos que foi efetuado o lançamento do débito no valor de 4,60, referente ao ajuste enviado pela operadora.

Imagem 14 - Na imagem acima, vemos que foi gerada a duplicata no valor de 4,60 e já foi descontada/paga no processamento do arquivo de extrato eletrônico.