Configurações

Gerais

Para acessar o T-Pesag, utilize os usuários previamente cadastrados no PIMS-Web ou o usuário presente no arquivo config-agro.properties. Vale lembrar que, para realizar o primeiro login, a instância configurada no arquivo config-agro.properties, propriedade auth.unid.adm.pattern, deve ser a mesma que foi cadastrada no PIMS-Web.

O computador denominado convergência, deve ser o primeiro a configurar. Ao acessar o T-Pesag, navegue até o menu Configurações -> Gerais, e informe os dados do computador, como mostra a figura 1.


Figura 1.1 - Configurações Gerais


  • Se o cliente utilizar o T-Pesag sem integração com algum produto, o modo Standalone deve permanecer ativado, ao contrário, deve ser desativado.
  • Informar o diretório do computador que estão presentes as DLLs para comunicação com os dispositivos.
  • Nos computadores que serão balanças/clientes, é importante habilitar a opção Integrar Após Pesagem, para que as pesagens sejam integradas com o convergência e demais computadores.
  • Se o cliente trabalha com Guarita para coleta de informações antes da pesagem, o computador que estiver nesta, deve estar com a flag Identificação de Guarita Ativado.



    Gerais - Limpeza de Notificações

    Para limpar as notificações o TotvsPesagem, hablite a opção Limpar Notificações e informar a quantidade de dias que poderá ser excluidas as notificações.

    É verificado a coluna DT_REGISTRO da tabela PESAG_COMPOSICAO, se é menor ou igual a data/hora atual menos a quantidade de dias informada no campo "Dias para limpeza das notificações".

    Data/Hora Atual = 14/06/2021 16:00:00 - 2 = 12/06/2021 16:00:00
    Data/Hora de registro da Carga = 03/06/2021 15:00:00 <= 12/06/2021 16:00:00.

    Obs.: Para o funcionamento automático, é necessário que a schedule "sincronização de Pesagens Inconsistentes" esteja habilitada.

                                                                                                                                                Figura 1.2 - Limpeza de Notificações


    Gerais - Sincronizar pesagem pelo nome computador

Para realizar o filtro das pesagens pelo nome do computador, no momento da sincronização da pesagens, habilitar a opção "Sincronizar pesagem pelo nome computador". Essa opção deve ser habilitada na Balança. Com ela habilitada, quando for realizado o processo de integração/sincronização da pesagem com o convergência, através da schedule Sincronizar Pesagens, a pesagem que será recuperada do convergência para balança, será filtra, além da instância, o nome do computador também. Usando a imagem abaixo como exemplo, apenas as pesagens que foram realizadas no computador BALANCA01, que seram sincronizadas para essa máquina.

OBS.: O mesmo acontece com as notificações de erro. Seram sincronizadas do convergencia apenas as notificações que forem referenteas as pesagens realizadas na BALANCA01, por exemplo. 


Figura 1.3 - Sincronizar pesagem pelo nome computador

Servidor


No computador Convergência, aba Servidor, habilite a flag Identificação de Convergência e configure de acordo com o cenário do cliente, se ele utilizar algum integração com outra linha de produto, deve ser informado o endereço do serviço e seu contexto, como mostra a figura 2.


Figura 2- Configuração Servidor


  • Caso não possua integração, os campos de integração podem ficar vazios.
  • Nos computadores balança/clientes, a flag Identificação de Convergência deve ser desativado, e informado o endereço e contexto do computador Convergência em Uri Integração e Contexto Integração, para que as informações sejam sincronizadas.


IMPORTANTE: Caso o T-Pesag trabalhe no modo Standalone, todos os cadastros devem ser feitos de forma manualmente no computador de convergência, e em seguida sincronizados com as balanças. Se houver integração com outro produto, alguns cadastros devem ser sincronizados no convergência, não sendo necessário realizar manualmente, e em seguida sincronizados com as balanças também.

T-Reports

O TOTVS Pesagem possui integração com o T-Reports, na aba T-Reports, habilite a flag Integrar com T-Reports e configure os campos para o funcionamento da integração.

Deve ser informado o endereço do serviço, seus contextos, usuário e senha, como mostra a figura 3.


Figura 3- Configuração T-Reports



Sincronização

Na aba de Sincronização do TOTVS Pesagem, existem alguns cadastros, que por padrão vem com a opção de Sincronizar desabilitada, mesmo com o modo standalone desabilitado. Para sincronizar esses registros basta habilitar a opção nos cadastros desejados.

Figura 4 - Configuração Sincronização

License Server

Por padrão a configuração já esta marcada como Produção, será feito uma comunicação com o endereço https://lscloud.totvs.app/  do cloud da Totvs.

Caso desmarque a opção, será feito a comunicação com o ambiente de teste da Totvs https://lscloud.staging.totvs.app/.

Observação.: Quando feito a alteração é necessário reiniciar o serviço do TotvsPesagem.

É obrigatório informar o CNPJ ou TCode do cliente.


Figura 5 - Configuração do License

A comunicação com LS trata-se apenas de envio das métricas adicionais com a finalidade de estudos/melhorias do produto, sendo:

  • Quantidade de balanças habilitadas
  • Quantidade de pesagens
  • Tempo total por balança referente à captura do peso

Para realizar o envio é necessário a ativação das Schedules abaixo:


Figura 6 - Schedules de Telemetria

Para encontrar a Listagem de Schedules, acessar o menu Configurações → Schedules

Filtro por Instância

Outra configuração possível é habilitar o Filtro por Instância, no caso, da balança, os registros sincronizados do convergência serão filtrados pela instância da balança. Por padrão, essa opção vão desabilitado. Para habilitar acessar Mais → Filtro por Instância, habilitar os cadastros que serão filtrados.

Figura 7 - Configuração Sincronização 

OCR

Para utilizar a detecção e leitura de placa dos veículos, é necessário informar o host e porta onde ele está localizado.

Figura 8 - Configuração do OCR 


API de dispositivo - TOTVS Dispositivos

Para utilizar a API de dispositivos é necessário informar:

  • Debug - Ativa o log de entrada e saída de dados das requisições do TOTVS Dispositivos
  • IP API Dispositivo - IP onde o TOTVS Dispositivo está hospedado, sendo localmente ou em outro IP caso não seja este TOTVS Pesagem que inicia o mesmo.
  • Porta API Dispositivo - Porta onde o TOTVS Dispositivo será hospedado. Será nesta porta que o TOTVS Dispositivo subirá.
  • Localização java 8-32bits - Localização do JAVA utilizado para iniciar o JAR do TOTVS Dispositivo.
  • Tempo máximo para conclusão da operação na DLL (Segundos): Tempo máximo da execução do processo da DLL dentro do TOTVS Dispositivos (Prevenção de travamento da thread).
  • Tempo máximo para conclusão da requisição (Segundos): Tempo máximo da execução da requisição para o TOTVS Dispositivos (Prevenção da requisição ser infinita).
  • LMP Toledo - Caso ativo, permitirá informar os dados para fazer a validação no LMP da TOLEDO.
  • IP LMP Toledo - IP onde o LMP da TOLEDO esta hospedado para fazer a validação de licença.
  • Porta LMP Toledo - Porta onde o LMP da TOLEDO esta hospedado para fazer a validação da licença.
  • Chave criptografia LMP Toledo - Chave de criptografia utilizada na comunicação com o LMP da TOLEDO.
  • MCA Toledo - Caso ativo, permitirá informar os dados para conexão com o MCA da TOLEDO. Configuração da TBR.PCLINK7.dll
  • Porta MCA's Toledo - Porta padrão que será utilizada para a comunicação com os MCA's.
  • Debug JACOB - Ativa o log da biblioteca JACOB ao interagir com uma DLL .NET com tecnologia COM/COM+.
  • Parar API dispositivo - Para o TOTVS Dispositivos. 

Caso for utilizar outras DLLs, deve-se apontar o caminho da DLL em Gerais, como na sessão gerais, em Caminho da DLL.

Figura 9 - Configuração de API de dispositivo

Para manter a API sempre ativa, deve-se ativar a schedule de Monitoramento de API de Dispositivos.

Figura 10 - Schedule de Monitoramento de API de dispositivo


O JAR responsável pela API deve ficar na raiz do TOMCAT no diretorio pims/lib, junto com as DLLs necessárias para o funcionamento da biblioteca JACOB. As DLLs do JACOB podem ser encontradas no projeto do TOTVS Dispositivos no diretório lib/jacob-1.20

Figura 11 - Local onde o JAR deve estar por padrão

Os logs serão direcionados ao diretório pims/log/totvs-dispositivos.

Figura 12 - Local onde os logs do JAR deve estar por padrão

Painel de ocorrências

Para utilizar a API de Painel de ocorrências informe a url, contexto e ative as opções que geram a ocorrência. Atualmente existe a opção para criar ocorrências quando o fluxo de dispositivo apresentar um erro.

Figura 13 - Configuração de API de Painel de Ocorrências

Backup de imagens

Para utilizar o backup de imagens acesse a pagina de Backup de imagens.

image-2024-10-25_19-41-37.png

Figura 14 - Configuração de Backup de imagens