Árvore de páginas

Objetivo

Efetuar a Unitização de Carga no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de unitizações de mercadorias em contêineres (estufagem) destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

NOTA: Para a realização desta integração, o serviço EAIService deverá estar instalado e configurado conforme o Manual de instalação do EAIService e Manual de Instalação da Integração com o CCT.

Para mais informações sobre a Unitização de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Unitização de Carga: https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/#unitizar-carga

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de unitização, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências (fila) em dois momentos:
    1. Fechamento da OS de OVA pós desembaraço.
    2. Liberação do documento de saída (DU-E).
  2. Se a unitização for realizada antes do registro do documento de saída, a geração da pendência para envio ao CCT ocorrerá somente após o registro do desembaraço da DU-E. Se a DU-E estiver unitizada em mais de um contêiner, o sistema deverá gerar as pendências somente quando for realizada a última estufagem. 
  3. Se a unitização ocorrer após o desembaraço, a geração da pendência para o envio ao CCT ocorrerá após o fechamento da OS de OVA pós desembaraço. Em caso de mais de um contêiner para estufagem, a pendência será gerada somente após o fechamento da última OS.
  4. A chave para a geração da pendência será uma DU-E.
  5. Para o CCT, devemos enviar apenas um arquivo contendo o número da DU-E e os contêineres estufados.
  6. Para que o CCT efetue a unitização de forma correta, as notas fiscais (NF-e) vinculadas a DU-E,  deverão estar recepcionadas no CCT.
  • Sem rótulos