REUNIÃO DO CONSELHO DE CLASSE
A Unidade Operacional (Filial) deve regulamentar a composição do Conselho de Classe de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Unidade Operacional e DR/SENAI CETIQT
A Reunião do Conselho de Classe objetiva analisar o desempenho escolar dos alunos, baseando-se nos registros do Diário de Classe e demais registros escolares da vida acadêmica dos alunos.
Este evento acadêmico deve estar previsto no calendário escolar e deve ser realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Unidade Operacional (Filial). Além disso, é necessário elaborar a pauta da reunião e providenciar os recursos necessários à sua realização, além da convocação prévia dos participantes
Após reunião, o coordenador pedagógico deverá registrar o seu resultado na Ata de Reunião Final e, após, anexá-la conforme a estrutura de pastas, definida por cada Departamento Regional, ao TOTVS Educacional (SGE), a partir dos Anexos l Integração GED (Gestão Eletrônica de Documentos).
Para reprogramações ou reuniões extraordinárias, as novas atas deverão ser anexadas com a devida identificação de versão e atualização.
O processo é realizado através do acesso ao Módulo TOTVS Educacional l Educacional.
O acesso para realizar o vínculo da da Ata de Reunião Final e demais documentações relacionadas à Reunião do Conselho de Classe (se necessário), está disponível em: Currículo e Oferta l Turmas l Anexos l GED l Integração GED
Clique em: "Incluir"
Configure a descrição do arquivo, e, após, clique em: Localizar e Enviar
Vincule o documento desejado
Após o vinculo da(s) Ata(s) no GED, se necessário, o responsável ou mesmo o professor da Turma/Disciplina, deverá aplicar as alterações de notas via TOTVS Educacional (SGE) l Educacional ou Portal Educacional.
A inclusão de notas pode ser realizada a partir dos seguintes filtros:
- Por Aluno (Registro do Aluno - RA)
- Por Turma
- Por Unidade Curricular (Disciplina)
INCLUSÃO DE NOTAS APÓS RENIÃO DO CONSELHO DE CLASSE
Finalizada a Reunião do Conselho de Classe e armazenada a Ata de Reunião Final (via GED), quando da necessidade de realizar a Inclusão de Notas, o processo deverá ser realizado através do caminho: Matrícula e Avaliação l Mais l Digitação por Aluno l Notas e Faltas de Etapas
Após selecionar e buscar o "Aluno", clique sobre a "Disciplina" e, na "Etapa de nota numérica", selecione a etapa correspondente ao "Conselho de Classe" e insira o valor correspondente a nota deferida. Em seguida, selecione "Salvar"
Nota
A nota do "Conselho de Classe" não elimina a nota anterior registrada e aplicada à etapa Conselho de Classe é contabilizada juntamente às demais notas já registradas para o aluno no cálculo do resultado final
APURAÇÃO DE RESULTADOS APÓS REUNIÃO DO CONSELHO DE CLASSE
Realizada a inclusão de nota do Conselho de Classe, é necessário realizar o processo de Apuração de Resultados, para que a nota aplicada à etapa do Conselho de Classe seja contabilizada no cálculo de notas.
Para executar a Apuração de Resultados, em: Matrícula e Avaliação, selecione o item: Apuração de Resultados.
Na primeira etapa do processo de Apuração de Resultados, na tela de Apuração de Disciplinas/Etapas, informe os dados necessários para execução do processo, tais como:
- Cálculo de média das provas por etapa
- Seleção de alunos por filtro
- Cálculo de médias finais por disciplina (Nota/frequência)
Vinculadas as informações, clique em: Adicionar Alunos e, após, Avançar
Selecione os alunos aptos ao processo de apuração de resultados e, após, clique em: Avançar até a execução
Após, considerando a fórmula de conclusão de curso específica da instituição, execute novamente o processo de Apuração de Resultados.
Novamente, a partir do menu: Matrícula e Avaliação, selecione o item: Apuração de Resultados
Clique em: Avançar até a tela de Apuração de Resultados Finais.
Selecione o parâmetro correspondente ao formato de Apuração de Resultado Final e, em seguida, vincule a fórmula e a consulta SQL, bem como os parâmetros (quando houver) necessários ao processo.
Após, clique em: Adicionar Alunos e Avançar
Selecione os alunos aptos ao processo de apuração de resultados e, após, clique em: Avançar até a execução
Finalizado o processo de Apuração de Resultados, deve-se observar o resultado da execução, a fim de garantir a validade do processo.
Caso apresente algum resultado negativo e/ou com erro, o usuário deve refazer o procedimento.
Após, a partir da Matrícula em Disciplinas, deve-se observar a aplicação/atualização das notas e resultados da disciplina alvo da etapa/recurso pedagógico de Conselho de Classe.
Importante:
A inserção da nota do Conselho de Classe pode ser também por turma e disciplina.
Ficará a critério de cada Departamento Regional e SENAI CETIQT parametrizar o Sistema para permitir a alteração/inclusão de notas/conceitos pelo docente após o período estabelecido, através do Portal Educacional.
A execução do processo de Apuração de Resultados se dá da mesma forma entre as instituições, o que difere entre as instituições é a regra de negócios, discutida no processo de implantação do TOTVS Educacional (SGE).