Disponível a partir das versões 12.1.27.25112.1.28.15912.1.29, essa documentação pode ser utilizada para Ensino superior e Ensino básico

Para que o ocorra o funcionamento adequado do sistema na hora que o usuário for realizar a assinatura do contrato, é necessário que o contrato esteja cadastrado com o tipo "Plano" e que haja somente um contrato válido com esse tipo, para a matriz aplicada a qual o aluno está realizando a matrícula online.

Se for necessário para a instituição fazer o cadastro de outros contratos para atender outras demandas é importante que o tipo seja diferente de "Plano".


Assinatura de contrato financeiro

O responsável ou aluno, ao finalizarem a matrícula, após ler e aceitar o contrato financeiro, será realizado a matrícula como de costume, porém será salvo agora os dados da assinatura desse aceite que ficará disponível na tabela  SASSINATURACONTRATO, onde se encontrado dados como data e hora da assinatura, contexto da matrícula, o arquivo/Texto que foi lido, dentre outros dados importantes.


Assinatura de contrato financeiro com token/chave de segurança

Foi disponibilizado um nível de segurança a mais na matrícula, agora a instituição tem a possibilidade de ativar a opção de assinatura do contrato financeiro com token. Com esse parâmetro marcado, será exibido para os alunos/responsáveis uma opção de assinatura do contrato informando um token que chegará no e-mail cadastrado no aluno ou no responsável.

Esse token/chave de segurança é salvo criptografado na base de dados para maior segurança e ele é válido até que seja utilizado para a assinatura do contrato para o qual ele foi gerado.

Ao chegar na etapa de contrato, o aluno/responsável deve ler o contrato financeiro, clicar no botão "Li e aceito os termos do contrato" e em seguida, só será possível finalizar a matrícula, após clicar em "assinar", assim será enviado um e-mail para a pessoa que está lendo o contrato e o mesmo terá que informar o número do token recebido no e-mail no campo específico. Com o token correto, será possível finalizar a matrícula.

Será salvo na tabela referente a assinatura, a data hora do envio do e-mail e para qual e-mail foi enviado.

Para realizar a parametrização, marque a opção "Utilizar assinatura com token/chave de segurança":


Para que o contrato seja corretamente exibido no portal durante o processo de matrícula, é necessário que a configuração "Disponível para impressão" esteja habilitada:


Caso esta configuração não esteja habilitada e a configuração "Utilizar assinatura com token/chave de segurança" esteja habilitada, durante o processo de matrícula o portal emitirá mensagem requerendo a assinatura do contrato mas o contrato não será exibido para ser lido e realizado o aceite:



No campo acima é possível informar qual o texto que será enviado no e-mail para os alunos/responsáveis, tendo a possibilidade de utilizar duas tags:

  • [NOME USUARIO] - Nome do usuário que está logado no portal, realizando a assinatura do contrato.
  • [TOKEN] - Token/Chave de segurança gerado para assinatura do contrato financeiro.
A partir das versões 12.1.2205.217, 12.1.2209.163 e 12.1.2302 este token passa a ser apenas numérico e de 6 dígitos. 

Funcionamento no novo portal do aluno:


Após realizar os passos acima, o aluno pode finalizar a matrícula, salvando na tabela referente a assinatura, os dados dessa assinatura realizada.

Disponível somente na versão 12.1.29

Para consultar as assinaturas do contrato basta acessar nos anexos do contrato a opção de visualizar assinaturas.



Importante

Para que o envio do e-mail seja realizado com sucesso, a parametrização de envio de e-mail deve estar configurada corretamente e no cadastro do aluno, responsável acadêmico ou responsável financeiro deve existir cadastrado um e-mail válido.

  • Sem rótulos