Árvore de páginas

Produto:

 Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Página centralizadora com as informações sobre o Portal do Vendedor

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Temas abordados neste documento:

Configuração de acesso  e funcionamento das rotinas do Portal do Vendedor


O Microsiga Protheus® disponibiliza através do Portal do Vendedor a possibilidade do auto-serviço focado ao Vendedor, por meio de uma interface Web.

 


    Para que se possa navegar no Portal do Vendedor é necessário:

    • Configurar os Web Services e deixar os serviços ativos;
    • Carregar os serviços de Web Services via módulo de Faturamento, Portal, Web Services;
    • Certificar que o menu do Portal do Vendedor esteja carregado após ativar os Web Services;
    • Criar um usuário de portal.

    A configuração completa poderá ser seguida através da FAQ: PPVD0003_Configuração_completa_do_Portal_do_Vendedor

           

    Observação

    Em caso de dúvidas no processo de configuração dos Web Services, contate a equipe de atendimento Framework.

    No caso do acesso de serviços de integração do SmartERP, é possível o uso do portal, porém é preciso adquirir a licença para o uso deste serviço, conforme documentação: 6. SmartERP Protheus - Acesso aos Serviços de Integração


    O agrupamento de Representante Comercial disponibiliza informações voltadas ao CRM de Faturamento, contendo as seguintes rotinas:


    • Contatos - Demonstra o contato associado a um cliente, e todo o seu cadastro.

    A pesquisa pode ser efetuada por Razão Social (Nome) ou por Nome Fantasia e por ordem de:

    Caso tenha alguma informação para alterar do contato ou mesmo complementar, é possível digitar e salvar a informação.


    • Prospects - Inclui um novo prospect ou demonstra um prospect já cadastrado pelo Vendedor.

    Assim como a opção contato, a opção prospect também pode ser pesquisada por Razão Social (Nome) ou por Nome Fantasia e por ordem de:

    Caso tenha alguma informação para alterar do prospect ou mesmo complementar, é possível digitar e salvar a informação durante a consulta.


    • Apontamento de Visita -  Inclui ou demonstra o apontamentos de visita cadastrados pelo Vendedor.

    A consulta é efetuada por data de/até.

    Além de incluir , pode -se alterar um apontamento , visualizar e excluir.


    • Agenda - Inclui ou demonstra os compromissos que o Vendedor possui na Agenda.

    A consulta é efetuada por data de/até.

    Além de incluir, pode -se alterar um agendamento efetuado, visualizar (detalhes) e excluir.


    • Tarefa - Inclui ou demonstra as tarefas que o Vendedor possui na Agenda.

    A consulta é efetuada por data de/até.

    Além de incluir, pode -se alterar uma tarefa incluída , visualizar  e excluir.

    Importante

    Para inclusão da Agenda pelo Portal do Vendedor é necessário que o Grupo de Representantes e a Estrutura de Vendas estejam cadastradas no ERP.

    • Dados Cadastrais - Demonstram as informações relacionadas ao Representante Comercial (Vendedor) logado no portal.

    As informações demonstradas em tela, são as mesmas informações cadastradas no ERP no cadastro do Vendedor, podendo ser alteradas ou complementadas, via portal.


    • Comissões - Demonstram as informações das comissões geradas para o Vendedor logado.

    A consulta é efetuada por data de/até ou vencimento da comissão de/até.


    • Oportunidades - Inclui ou demonstra as Oportunidades de Vendas do Vendedor .

    A consulta é efetuada por data de/até.

    Além de incluir, pode -se alterar uma oportunidade incluída , onde é possível alterar as informações do cabeçalho, time de vendas , parceiros, concorrentes, incluir contato, além de  visualizar (detalhes) da oportunidade e efetuar a exclusão.      



    O agrupamento CRM disponibiliza as informações de :


    • Catálogo de Produtos - Demonstra a consulta de produtos do cadastro de produtos, as tabelas de preços em qual o produto está inserido e seus preços praticados, além do saldo disponível em estoque .

    O produto pode ser consultado por código, grupo ou tipo de produto, podendo ser ordenado por: 


    • Gerenciamento de Informações - Demonstra a consulta de clientes do Cadastro de Clientes, podendo alterar ou complementar informações do cadastro, e posteriormente salvar essas alterações, via portal.


    O agrupamento de Vendas e Distribuição possibilita a inclusão de Pedidos e Orçamentos de Vendas, além do acompanhamento dos pedidos e a estatísticas das vendas realizadas: 


    • Pedido de Vendas - Inclui ou Demonstra os pedidos incluídos pelo Vendedor.

    Data de/até: Este parâmetro buscará as informações do campo Data Emissão (C5_EMISSAO).

    Pedido de licitação de /até: Este parâmetro buscará as informações do campo Licitação (C5_COTACAO). Sendo assim, ao clicar na lupa de consulta, o portal carregará somente os pedidos que tiverem este campo preenchido.

    Cliente e loja de/até: Este parâmetro buscará as informações dos campos Cliente (C5_CLIENTE) e Loja (C5_LOJACLI).

    As consultas realizadas neste item precisam do preenchimento do campo Data de/até sempre que forem executadas, caso contrário, a consulta não será realizada ou retornará vazia devido a obrigatoriedade do preenchimento do campo. Isto se faz necessário devido à necessidade de ganho de performance e uma busca mais precisa, via requisição web.

    É possível consultar o pedido por Data de/até, por Data de/até + Pedido de licitação de /até ou por Data de/até + Cliente e loja de/até.

    É possível visualizar um pedido incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    Para a inclusão do pedido de venda e mais informações sobre a sua composição, acesse a FAQ: PPVD0005_Inclusão_de_Pedido_no_Portal_do Vendedor


    • Orçamentos e cotações - Inclui ou Demonstra os Orçamentos incluídos pelo Vendedor.

    É possível consultar o orçamento por Data de/até, Cliente e loja de/até.

    É possível visualizar um orçamento incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    Para a inclusão do Orçamento e mais informações sobre a sua composição, acesse a FAQ: PPVD0004_Inclusão_de_Orçamento_no_Portal_do Vendedor


    • Acompanhamento de pedidos - Demonstra o status em que o pedido se encontra. Em principio, a consulta é a mesma efetuada na opção Pedido de Vendas, onde podemos efetuar a

    busca por pedido por Data de/até, por Pedido de licitação de /até, Cliente e loja de/até.

    Após a exibição da consulta, ao selecionar um dos pedidos para visualizar os detalhes , o sistema demonstrará o pedido completo e a opção liberações.

    Na opção liberações poderá ser visto o status do pedido: vazio(sem liberação), liberado, blq. de crédito, blq. de estoque e faturado.


    • Estatística de Vendas - Demonstra toda a movimentação de venda relacionada a um produto ou cliente.

    A consulta pode ser efetuada pelo código do produto parametrizando por Data de/até ou por código de cliente, que por sua vez é parametrizado por Data de/até para estabelecer um período de vendas.

    Quando consultado por produto:

    A ordem da consulta  pode ser demonstrada por:

    Após confirmar a busca, o sistema exibe os dados do produto. e ao clicar sobre o código do produto são exibidos os parâmetros de  Data de/até para estabelecer o período da consulta.

    Ao clicar em buscar, o sistema mostrará: as estatísticas de vendas e o  faturamento bonificado no período, vendas e faturamentos bonificados por produtos no período, devoluções por produto no período, vendas e faturamento por produto no período, devoluções por período, vendas e faturamento por período (mostrando informações como valor líquido e bruto, volume vendido e em saldo de produtos).


    Quando demonstrado por cliente:

    A ordem da consulta  é a mesma demonstrada por produto.

    Após confirmar a busca, o sistema exibe os dados de todos os produtos relacionados ao cliente e ao clicar sobre o código de um dos produto são exibidos os parâmetros de  Data de/até para estabelecer o período da consulta.

    Ao clicar em buscar, o sistema mostrará: os dados de estatísticas de vendas e o  faturamento bonificado no período, vendas e faturamentos bonificados por produtos no período, devoluções por produto no período, vendas e faturamento por produto no período, devoluções por período, vendas e faturamento por período (mostrando informações como valor líquido e bruto, volume vendido e em saldo do produto selecionado para àquele Cliente).



    O agrupamento Financeira possibilita uma visão das informações financeiras vinculadas às vendas do usuário do portal :


    • Títulos em Aberto - Títulos abertos que contém o Vendedor  usuário do portal.
    • Título Baixados - Títulos baixados que contém o Vendedor  usuário do portal.
    • Notas de Crédito - Notas de crédito geradas a partir de devoluções de vendas em aberto, que contém o Vendedor  usuário do portal.
    • Ficha Cadastral - Ficha de Cadastro dos Clientes associados para o Vendedor  usuário do portal.


    O agrupamento de Manutenção de usuário  auxilia na troca de senha do usuário e permite deslogar do portal .


    • Alteração de senha -  Altera a senha atual do usuário de portal onde é solicitada a digitação da senha atual (Digitação da nova senha e confirmação da nova senha).


    • Logoff - Finaliza a tela do portal e retorna a tela de Login. 





    • invalid class _ARRAYOFUSERFIELD on GRIDLINESEX(PWSXFUN.PRW) 17/07/2015 15:22:56 line : 368 - Para solução basta alterar o parâmetro MV_WSUSRFI = .T.  no configurador.